Citação Postado originalmente por betocampana Ver Post
Acho que é a primeira vez que vou discordar contigo hahah enfim.
A moto, quando vem atrás pra ultrapassar o carro, deve ser vista no retrovisor pelo motorista, visualização essa amplificada pelo farol da moto aceso, obrigatoriamente (é lei e tal).
Isso é o que deve acontecer. Poréééém, nem sempre isso é o que acontece.

O carro, quando vai virar ou mudar de faixa, deveria sinalizar com seta. Poréééém, isso nem sempre ocorre.

Quando dirigimos carro e moto, como o andersonpg disse, a gente pega os pontos de um e outro. E de fato, tem vezes que eu nem sei de onde está vindo, mas sei que está vindo uma moto, atrás ou no cruzamento de esquinas, unicamente pelo barulho do escapamento.
Não tou doutrinando todos a colocarem um Roncar ou Gemoto estralador pra ter segurança no transito. Mas eu percebo no olhar do retrovisor do cara no carro que, quando estou com o escapamento esportivo, muitas vezes o motorista só me percebe pelo barulho. Até mesmo algumas conversões em esquinas são evitadas porque o sujeito não me viu, mas está me procurando no retrovisor - famoso ponto cego.

Tem também o caso de que o motorista que recebe uma buzina fica estressado (já notei isso) e parece que te fecha por birra. Outras vezes assusta com a buzina, se tornando imprevisível.
O barulho do escapamento é mais sutil e progressivo. "Assusta" menos o motorista, e o irrita menos.

O mesmo do Grilocolt .

Embora o som do escapamento saia para trás, ele é audível pelo motorista da frente, mesmo sendo um simples Fortuna, e não um cano direto. Não tenho como provar isso, mas é fácil de aferir quando se está em um carro, em uma rua comum (não uma marginal Tiête, barulhenta e caótica), a no máximo 50, 60km/h.

No fim, se for trocar o escapamento, tenha em mente que isso não será o fator que fará o motorista te ver, nem vai aumentar em 100% o desempenho da sua moto. Mas um pouco de cada um desses pontos vai acontecer.
Poxa, falou tudo. Muito bem, é exatamente isso.

E bem lembrado essa questão da buzina, muita gente interpreta como um xingamento, principalmente motorista de automóvel, ainda mais aqui no sul, que o pessoal é meio "estressado".

E a visibilidade no carro é diferente, sem contar os tiozinhos e tiazinhas que mal conseguem mover o pescoço para olhar no retrovisor e querem ficar trocando de faixa toda hora. Não sei como ainda tem cnh essa gente.
E tem ainda os que acham que moto não pode andar no corredor e que é ilegal, pois é ou éra ensinado errado que moto tem que ocupar o espaço de um carro.