Boa tarde, venho com mais uma dúvida . Procurei em tudo, manual, internet, aqui no fórum, e nada da resposta.


Enfim, precisei trocar o diafragma do carburador da Titan 150, em uma manutenção de rotina percebi o antigo completamente destruído.



Resumindo a história, após trocar a partida ficou difícil, tirei o diafragma pra ver se tinha montado certo, voltei a montar, e a moto pegou de primeira. Quando olhei para o chão, vi a mola que vai por cima do diafragma, esqueci de colocar ela. Como precisava sair, deixei sem a mola e usei a moto o dia inteiro. Não notei nenhuma diferença.




Cheguei em casa e coloquei a mola. Hoje, mesmo problema, partida difícil. Tirei a mola, pegou de primeira.


Coloquei a mola que estava no antigo diafragma (talvez a mola original), partida difícil. Tirei, pegou de primeira.




Ficou óbvio que o problema é a mola do diafragma, talvez esse diafragma paralelo não se dê bem com molas (). Não sei explicar, parece mágica.


Agora fica a dúvida: existe algum problema em ficar sem a mola? Qual a função dela?


A minha opinião é de que não devo ter grandes problemas, já que o antigo estava todo furado/estourado e a moto funcionava normalmente, troquei por pura prevenção. Só quero entender a função da mola/diafragma pra saber com o que estou lidando.