Prezados
Boa noite

Tenho lido muitos tópicos e aprendido muito aqui no fórum.

Gracas as dicas, já fiz algumas coisinhas aqui e estou aprendendo a mexer na minha DT 180 devagarinho.

Mas tem uma coisa que, mesmo sendo bem debatida em toda a internet, ainda me deixa na dúvida: - qual a melhor gasolina para usar num motor 2t tão velho, com baixa compressão.

(Me interessei especificamente pelas gasolinas ao meu alcance, fácil e rápido, entao avgas e metanol ficaram de fora da lista. TB deixei álcool de fora, pois não pretendo converter )

Segue o que li por aí:

1 Gasolina aditivada:
Alguns dizem q o detergente anularia a acao do óleo 2t.
Outros dizem que é muito pouco detergente para muito óleo é que a acao seria irrelevante.
Não costuma ser recomendada pelo risco de soltar pedaços de carvao q poderia riscar o pistão.
Além do que se for para trocar, as pessoas vão direto para a podium.

2 Gasolina podium
Tem uma discussão se é ou não é aditivada, no sentido de que teria os mesmo detergentes da gasolina aditivada e, portanto , seria capaz de fazer soltar as mesmas particulas capazes de riscar o pistão.
Há até frases das fábricas nesse sentido.
No geral, acabam não dando muita atenção ao fato de se tem detergente ou não.
Como teria uma queima mais pura, não sujaria tanto o motor por dentro, facilitando tambem a partida.
Duraria um pouco mais sem estragar que a gasolina comum.
Tem uma octanagem (resistência a compressão) maior e portanto os motores de baixa compressão como o da DT 180 não seriam capazes de extrair benefícios em termos de potência.
Exigem calibração especifica do carburador.
Recomendam que sua adoção seja gradual, para nao soltar nenhuma craca de vez, prejudicando o motor.
Os aditivos evitariam que o álcool enferruje muito o motor.


3 Gasolina comum:
Octanagem mais baixa, mais próxima da faixa operacional
que os motores de baixa compressão pode aproveitar.
Mais suja, gera mais resíduos e dificuldade para moto pegar.
Estraga mais rápido.
O álcool contribuiria enferrujar tudo.

4. Gasolina"" pura'
'cujo álcool foi removido de forma caseira, misturando água e depois separando.
Bem falada por uns , que ficam felizes ao ver quanto álcool sai da gasolina e por supostamente fazer o motor pegar mais fácil.
Mal falada por outros, que dizem que a retirada do álcool reduz a octanagem da gasolina, favorecendo sua detonacao antes do momento certo, o que levaria o motor a bater pino, algo capaz de estragar as peças.
Dizem também que não é bom colocar água na gasolina pois um pouco sempre ficaria para trás.


Bom, isso foi o que consegui reunir.
Também foi o que consegui entender.
Então qualquer erro é culpa minha.
Agradeco qualquer correção e acréscimo.

Agora as minhas conclusões (nada definitivo, pois nem sei a quantas anda a regulagem do carburador, que ainda não sei mexer)

-ainda não usei nem aditivada e nem podium.

- a gasolina comum funciona daquele jeito bem xoxo, a partida demora muito quando fica mais que 7 dias parada, faz fumaça, a moto engasga bastante, e o barulho do motor varia muito. Não aceita barbeiragem , se errar muito aqui e ali, o motor apaga.

-gasolina ""pura"""
cujo álcool foi removido com uso de água
Menos octanas que a gasolina usada para se fazer a mistura.
Barulho bem mais bonito.
Pega de 1 sempre.
Roda redondo, sem engasgar.
Bem mais gostoso de pilotar.
Aceita bem mais barbeiragem sem reclamar e sem morrer.
Não escutei nada parecido com batecao de pino.(acho!!!!!!!)

------

Bom, os engenheiros dizem que essa gasolina cujo álcool foi retirado com água deve causar danos, então isso precisa ser levado em consideração.

Mas pensei numa coisa: o motor da DT 180 tem uma taxa pequeníssima de compressão (coisa de 6 pra 1, longe dos motores mais modernos).

Assim, mesmo que a gasolina pura tenda a detonar antes da hora, penso (!!!!!!) que teríamos que considerar antes qual a taxa de compressao do motor de q estamos falando , certo?

Penso que talvez seja essa razão pela qual a DT funciona bem com essa gasolina "pura", imagino que a baixa compressão do motor case bem com a redução de octanas feita pela retirada do álcool. (Acho!!)

Nós próximos dias quero testar a gasolina podium, para ter uma opinião sobre os 3 tipos.

E os amigos?
Poderiam corrigir e aumentar esses dados?

Possuem mais algumas observações sobre os resultados de cada tipo de gasolina nos motores 2 t?

Acho que é uma boa oportunidade para reunir conteúdo em um só tópico, ajudando a quem chega.

Abs