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  1. #1
    Motociclista
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    Fluído de freio - DOT 5.1

    Pessoal,
    Coloquei o fluído de freio DOT 5.1 da Motul, e agora sim o freio a disco original tá violento. Até demais pro meu gosto e devido ao resultado bom, até vou adiar a compra de um aeroquip! :lol:

    Tá dada a sugestão, mudem o fluído que vai valer a pena.
    Sucupira, Renan
    ________________________
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  2. #2
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    To querendo trocar na falcon, mas já vo colocar o aeroquip também, o fluido tá bem velhinho, já tem 7 anos :P

  3. #3
    Motociclista
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Citação Postado originalmente por Luigi Ver Post
    To querendo trocar na falcon, mas já vo colocar o aeroquip também, o fluido tá bem velhinho, já tem 7 anos :P
    Quando você tirar ele, canta parabéns! :lol:
    Sucupira, Renan
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  4. #4
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    A grande diferença entre o fluido DOT 3, 4 ou 5 é o ponto de ebulição, e características anticorrosivas. Só se sentiriam diferenças em motos de grande performance, que atinjam 300km/h, aquecendo o freio (e o fluido ao máximo). O alto ponto de ebulição impedirá a formação de bolhas de vapor, e aquela sensação de freio "esponjoso". Numa pequena, o DOT 3 ou 4 (de acordo com o manual) já é mais do que suficiente ! Uso no meu carro o DOT3, onde desco a serra de Cunha, por exemplo, forçando os freios a ponto de cheirar a queimado e sair fumaça das rodas, sem perda de eficiência do fluido. Neste caso a maior limitação é o material das pastilhas, que por não conter mais amianto, perdeu resistência a alta temperatura (isto no meu carro antigo, modelo 1992, que viria de fábrica com amianto nos freios).

    O que acontece é que o fluido de freio é um fluido higroscópico, ou seja, um fluido que absorve umidade do meio. Com o passar do tempo, ele vai ficando com muita água misturada, baixando seu ponto de ebulição (que começa a se aproximar dos 100 graus). Com isto, toda vez que ele aquece, se enche de bolhas de vapor, reduzindo a eficiencia do freio, que passa a comprimir o vapor antes de comprimir as pastilhas.

    O importante mesmo é que seja feita a substituição do fluido e lavagem do sistema de acordo com o especificado no manual. Isto é extremamente importante para a durabilidade e segurança do sistema de freios.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  5. #5
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Com certeza a melhora foi causada pela troca do óleo velho por um novo e não por ser Dot5, esta diferença jamais seria notada numa moto pequena.
    Eduardo

  6. #6
    Piloto de moto
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Quanto tempo de validade tem o fluido ?
    Agora me preucupei!

    Na minha moto é original ainda, 00/01, mas tme apenas 13.000km rodados, pastilhas (traseira original, dianteira troquei faz 1 mes) e quando forço muito o freio traseiro, que chega a azular o disco (brincando de motard) tem hora que eu sinto o freio perder "potencia".
    Deve ser o fluido certo ?

  7. #7
    Super Piloto Avatar de agm2112
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Citação Postado originalmente por Luigi Ver Post
    Quanto tempo de validade tem o fluido ?
    Agora me preucupei!

    Na minha moto é original ainda, 00/01, mas tme apenas 13.000km rodados, pastilhas (traseira original, dianteira troquei faz 1 mes) e quando forço muito o freio traseiro, que chega a azular o disco (brincando de motard) tem hora que eu sinto o freio perder "potencia".
    Deve ser o fluido certo ?
    Normalmente se troca a cada 1 ano, independente da quilometragem ! Troque logo, antes que ele enferruje a pinça.
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  8. #8
    Piloto de moto
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Po, não tinha idéia disso, o fluido ainda está verdinho, mas vou trocar logo então!!

  9. #9
    Usuário de motoneta
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Conversei com um mecânico aqui da minha cidade, o cara tem nome, agora se tornou revendedor da Sundown e ele me diz que o certo é trocar a cada 12.000km

    Pode usar o dot 3 mesmo que nao vai fazer diferença. Procura em loja de autopeças que encontra barato.
    Watson Col.
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  10. #10
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Watsoncol esse mecânico é mui amigo, se vc rodar menos de 12.000 em 3 anos vai ficar com o óleo velho. Depois do tombo ele certamente vai trocar o fluido para vc. Outra coisa importante de lembrar é que o mangote do freio bem como todas as mangueiras da moto só duram 4anos e devem ser substituídas após esse prazo. Eu trabalhei na Aeroquip Vickers do Brasil em Vicente de Carvalho, Rio e as mangueiras fabricadas lá tb só duram 4anos! Além do que foi colocado pelo agm(André), que está certíssimo, o freio é composto de um conjunto e não de uma única peça, para nossa segurança vamos cuidar com o máximo de carinho desta parte da moto, dela depende a nossa VIDA. Um abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  11. #11
    Piloto de moto
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Ivan RJ: Entãio além de fluido velho, as mangueiras de freio da minha moto também estão "passadas" ?

    Hehe que melda!

    Vo ter que tirar o escorpião do bolso e comrpar aeroquips!

  12. #12
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Ótimo tópico... o problema é que qto mais eu leio, mais vejo que tenho que meter a mão no bolso... mas é isso aí, nossa vida vale mais...

    Abraços a todos
    “Só não erra nunca quem nunca faz nada”. (William Connor Magee)

  13. #13
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Galera como que eu troco o oleo do freio??

    Por onde que eu tiro o oleo?? E pra colocar de novo, é facil ou é bom levar em um mecânico pra trocar?

    O meu freio dianteiro nunca foi trocado o oleo, esta com 24500 km e esta marrom. Quando eu freio faz um barulho pequeno mais que encomoda, tipo um teq teq teq... alguem sabe o que pode ser? É apenas o freio dianteiro, a disco.

    Minha moto é uma titan 125 2003 com partida e freio.

    Seria bom eu trocar os cabos do freio?

    Valew.
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  14. #14
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Na pinça do freio deve existir o parafuso sangrador ... é um parafuso com uma tampinha de borracha. Tire ele e deixe todo o fluido escorrer. (se quiser trocar o mangote, a hora é esta). Coloque o fluido novo, deixando também escorrer um pouco, pra lavar o sistema. Feche o parafuso sangrador, encha de fluido até o máximo.

    Sangria (para retirar ar depois de colocado o fluido novo)
    Abra o parafuso, aperte o freio, feche o parafuso, solte o freio. Repita isto quantas vezes fôr necessário, até sair sair somente fluido novo pelo parafuso, sem nenhum sinal de bolhas de ar. Uma mangueira transparente ligada ao parafuso e num copo transparente irá ajudar a visualizar as bolhas de ar. Lembre-se de ir completando o fluido toda vez que chegar ao mínimo, pois senão entrará ar no sistema, reiniciando o processo de sangria.

    Lembrando que fluidos DOT3 e 4 mancham a pintura, logo cuidado.
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  15. #15
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    Re: Fluído de freio - DOT 5.1

    Desculpe minha ignorancia, mais eu nem sabia que precisava trocar o oleo do freio entao ja imagina o que eu sei.

    O que é mangote? To com a pulga atras da orelha rs.

    Pra colocar o oleo é la em cima, naquela caixa de ferro que fica ao lado do acelerador?

    Valew.
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