Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Sapucaia do Sul - RS - Estado do Rock
    Posts
    957

    Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    13 de fevereiro de 2008

    Seguro obrigatório tem prejuízo com motos
    Seguradoras afirmam que os acidentes que envolvem motociclistas são os maiores responsáveis pelo déficit de R$ 136,42 milhões do DPVAT em 2007Os acidentes com motos no ano passado foram responsáveis por 53% das indenizações do seguro obrigatório (DPVAT), embora esse tipo de veículo represente apenas 18% do total da frota brasileira que paga seguro.

    O resultado é que o DPVAT registrou um déficit operacional de R$ 136,42 milhões no ano passado, de acordo com balanço divulgado ontem pelas seguradoras que gerenciam o seguro. A maior parte da culpa por esse prejuízo estaria no elevado número de acidentes com motos, segundo informe publicado nos principais jornais brasileiros pela Seguradora Líder dos Consórcios de Seguro DPVAT, que reúne representantes de cerca de 60 seguradoras integradas pelo sistema.

    - O desequilíbrio entre receita e despesa do DPVAT é particularmente preocupante no caso das vítimas de acidentes de motocicletas - resume o documento.

    Conforme a Líder, a arrecadação bruta do DPVAT em 2007 foi de R$ 3,7 bilhões. Entre pagamentos de indenizações e destinações obrigatórias de partes do imposto para entidades governamentais (como o SUS e os Departamentos de Trânsito), o seguro gastou cerca de R$ 3,3 bilhões. Somadas às despesas de operação, o sistema registrou déficit operacional de R$ 136,42 milhões.

    Para cobrir o rombo, as seguradoras lançaram mão da Reserva de Sinistros não Avisados, uma espécie de fundo formado com recursos do DPVAT justamente para despesas imprevistas. No ano passado, esse fundo foi de R$ 180 milhões.

    - É o segundo ano consecutivo que temos déficit, em 2006 também foi de mais de R$ 100 milhões. E, infelizmente, os acidentes com moto são um fator decisivo para isso, embora não o único - pondera Geraldo Bolda, gerente de comunicação social da Seguradora Líder.

    Bolda assinala que, embora a arrecadação das motos corresponda a 29% do total do DPVAT, elas respondem por mais de 50% dos acidentes. Essa é uma das razões pela qual o DPVAT aumentou 38,25% para motocicletas neste ano, enquanto o valor não mudou nos automóveis. Foi o terceiro ano consecutivo em que o imposto obrigatório teve valor majorado para motos.

    Os números divulgados pelas seguradoras são vistos com desconfiança pela Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul (AMO), que afirma representar cerca de 20 mil motoqueiros. O presidente da entidade, Leandro Balardin, ressalta que as motos representam quase um terço da frota brasileira e pagam o DPVAT mais caro.

    - Por que, então, representam um prejuízo financeiro? Não existe lógica.

    A AMO ingressou na 4ª Vara Federal de Porto Alegre com ação cautelar para que o Ministério da Fazenda exiba documentos que justifiquem o aumento do DPVAT para motos. Balardin sugere que o DPVAT seja opcional e não obrigatório.

    ( [email protected] )

    HUMBERTO TREZZI
    [hr]
    Tentei postar no notícias mas não dá
    [red]Rocksul[/red]: †18/09/06 -28/12/07 + = [red]Rockerva[/red]: †25/01/08 - 06/12/2008+
    400CC fazendo 24Km/l?? 500CC fazendo 23Km/l? Clique aqui e saiba quem faz estas façanhas!!
    Campanha: Não compre uma 250, compre uma GS 500!!! Gaste muito menos e ande muito mais.
    Seja um motociclista feliz, seja um Super Motard Raider

  2. #2
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    pode ter certeza que estes números estão superfaturados enão correspondem a realidade.
    Eduardo

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    Pode até ser que tenha prejuízo mesmo, o imposto é caro, porém enquanto esses motoqueiros ficarem andando feito malucos como estão hoje vai ser desse jeito. Acho que deveriam tirar esse seguro e fazer cada um bancar com suas despesas de acidente. Aí vc vai ver como diminui o número de acidentes, quando um cara maluco desses cair e ter que pagar despesas de ambulância, plantonista, remédios etc ele vai aprender a ficar mais de boa.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  4. #4
    Super Piloto Avatar de Christian
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Videira - SC
    Idade
    36
    Posts
    5.776

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Pode até ser que tenha prejuízo mesmo, o imposto é caro, porém enquanto esses motoqueiros ficarem andando feito malucos como estão hoje vai ser desse jeito. Acho que deveriam tirar esse seguro e fazer cada um bancar com suas despesas de acidente. Aí vc vai ver como diminui o número de acidentes, quando um cara maluco desses cair e ter que pagar despesas de ambulância, plantonista, remédios etc ele vai aprender a ficar mais de boa.
    Onde eu assino?

    É justamente o que eu penso.
    Eu sei que o seguro obrigatório mais caro que estou pagando agora é culpa de um inconsequente maluco que só quer saber de acelerar igual um cachorro louco.
    Tem mais motos rodando do que no ano passado? Sim.
    Tem mais acidentes? Sim.
    por isso que o seguro aumenta.

    Quando ocorre uma batida de carro pode acontecer de só terem prejuizos materiais, mas quando é de moto geralmente o cara para no hospital.
    Temos o direito de reclamar sim, mas principalmente temos o dever de andar em paz em nossas motocicletas tentando não causar nem sofrer acidentes.
    Casamento é o processo de descobrir que tipo de homem a sua mulher teria preferido!
    Fotos da XTZ

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Posts
    3.562

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    cada um pagar sua despesa.. axo justo..

    ateh pq no caso do meu irmao por exemplo.. nao ganho nada de seguro obrigatorio.. entao? pq pago :NOOK:

    entaon q pague sempre agente mermo!!
    ....

  6. #6
    Lenda do Fórum
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Mineiro perdido em Araraquara - SP
    Idade
    40
    Posts
    13.657

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    mas e o seguro do carro? nao supre o deficit das motos nao?
    talves um equilibre o outro
    Bruno Dias - ML 88 vinho -> topico aqui




  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.328

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    Eu mal comecei anda de moto e ja tive um gasto de um pouco mais de 1000 reais, contando a Strada a Hunter a DT e a Fazer com o pagamento de 200que nao fiz ainda)..

    Mas poxa cara.. 1000 conto pra paga conta desses *** que morrendo dando coro...

    Pra eles deve se melhor ainda.. fica de molho tudo pago sendo pago o salario e eles descansando.. vsf.. | :NOOK:

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    Certo dia estava lendo o Blog do Luís Nasif onde ele explicava a malandragem que o governo faz para o INSS ter prejuízo......tudo traquinagem finnceira pois o INSS tem um superávit filé.......também li uma vez há poucos anos atrás o governo teve um lucro de 2,5 Bilhões com o DPVAT.......e o mesmo valor com os impostos cobrados do cigarro........o governo gastou 2,5 Bilhões em tratamento em decorrência das dodenças do tabagismo mas arrecadou 5 Bilhões em impostos desse setor........

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    SP a capital do ROCK!
    Posts
    26

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    prejuizo o caramba

    diminui a grana pra eles roubarem
    Alugo este espaco

    contatos por MP

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    246

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    Eu acho muito estranho essa noticia, eu faço trilha com amigos que tem motos, participo de uma moto clube, Guerreiros da Cachaça, e tenho vários amigos que andam de moto, todos pagam o seguro obrigatorio de +-250 pilas, só que ate hoje nunca conheci um motoqueiro que usou esse seguro. Calculando se o cara morrer a familia ganha uns 13 mil, então para cada motoqueiro que morre temos que ter outros 25 andando, sem usar seguro, para pagar a indenização do morto. Isso da uma proporção de 1/25, mas não morre 1 motoqueiro a cada 25 motoqueiros por ano. A outras indenizações menores que não coloquei no calculo. Ou seja, tem coisa errada.

    Mas agora faço uma pergunta para os colegas, será que 100% do valor que pagamos de seguro vai para esse fundo para indenizar os acidentados, aposto que mais de 50% vai para o governo gastar como quiser, talvez com cartão de credito.

    A minha opinião é a seguinte, as autoridades tinham que meter uma prensa nesses motoboys para terem que usar placa vermelha ou sei lá que cor, eles usam a motos para trabalhar, não deveriam pagar os mesmos impostos que nos motociclitas de fim de semana pagamos. Pensem assim, estamos pagando o tratamento medico desses caras, enquanto poderiamos estar gastando essa grana conosco, quem nunca se apertou para ir num medico ou dentista particular, SUS nem sempre dá, por ser muito caro???
    ::Jonabe Prezzi dos Passos

    Agralero ate a ultima rosca!!!

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    São Paulo - SP (Pirituba)
    Idade
    39
    Posts
    727

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    Quando cai no ano passado...só dei trabalho aos bombeiros que foram me resgatar...e ao policial que acompanhou tudo...pq graças a deus tenho convenio e bancou tudo (inclusive a fisioterapia) pq depender de hospital publico, ia ser punk...

    acho 250 pau mto..mas ué...tem acidente de moto todo dia...toda hora..tem mtos gastos pra isso...quem paga? nós ué!
    mas acho que devia ser dividido entre todos os veiculos....pois quando caí...foi culpa de um carro que estava errado...(e ele deve pagar 80 reais de DPVAT)...ae cai nas costas dos motoqueiros...

    Acho que teriam que dividir igualmente entre todos os veiculos automotores..é a saida mais justa..
    Suzuki Yes - 07/07 - 38.000km (Vendida)
    Yamaha Lander XTZ250x - 09/09 (Atual)

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Seguro obrigatório RS tem prejuízo com motos

    Eu trabalho em serviço público, o problema é o seguinte: Se vc precisa de uma caneta que custa 10 centavos, vc tem que fazer muitos papéis e assinaturas e manda pra um e vai pra outro e vai por malote pra capital e volta a requisição num sei pra onde e assim vai, 1 mês depois vem a caneta porém, vc gastou um absurdo em papéis e assinaturas e perdeu um tempo do cacete pra isso. É assim que funciona.

    Eu ainda sou a favor de num ter esses impostos e a pessoa culpada no acidente pagar tudo. E outra, façam mais barato, se a pessoa se acidentou, aumente o dela so, os outros continuam na mesma. Da mesma maneira que sou a favor do pedágio e a queda do valor do IPVA, se tem pedágio, num precisa pagar tanto IPVA.
    Parem o mundo que eu quero descer...

 

 

Tópicos Similares

  1. seguro obrigatorio
    Por gutu no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 17-03-11, 22:17
  2. Seguro obrigatorio 2009
    Por kylder no fórum Área de debate
    Respostas: 34
    Último Post: 03-12-08, 12:20
  3. Pagamento do seguro obrigatório
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 11-01-07, 05:12
  4. Seguro obrigatorio
    Por inaldosjr no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 15-09-05, 18:25

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •