Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    S.J.Campos
    Posts
    529

    duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    pessoal ja li alguns topicos aqui e fiquei com uma duvida... qdo taxa o cabeçote o espaço/volume da camara diminui e assim a compressão é maior.. sendo assim a moto ganha mais torque ou potencia? se ela ganha torque e eu colocar uma relação mais longa consequentemente eu ganho mais velocidade final ? ou naum?

    e se eu aumentasse o espaço da camara de combustão tipo com uma junta mais grossa e o cabeçote ficasse um poko mais alto algo entre 1 mm ou 2 acima do normal ) a taxa iria mudar mas o que aconteceria? a moto ia perder potencia? ou naum por estar entrando mais mistura ja que o espaço na camara aumentou? :0_0:
    Lim@
    Cbx 200 preta

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    eu acho que com uma taxa maior se ganha principalmente em torque

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio das Ostras - RJ
    Posts
    456

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    Torque e potencia são diferentes, mas estão interligadas...sempre que se melhora uma, melhora a outra...só não é proporcional...o inverso tambem é verdadeiro.
    Quanto mais taxado é o motor, melhor ele é....
    " ahhh...então por que já não vem de fabrica supertaxado?"
    Basicamente dois motivos...uma que não há garantia sobre a gasolina a ser usada...o "cabra" bota gasosa ruim na moto e depois vem aqui no forum esculhambar a moto e o fabricante.
    o segundo motivo é a durabilidade do motor que é sensivelmente diminuida...o "cabra" aprende a lição e só usa gasosa boa, pois mesmo malhando a moto, os colegas daqui do forum o aconselham a usar gasola da boa...ele fica super contente, mas...daqui a alguns anos ele volta aqui e torna a esculhambar de novo a moto e o fabrincante, dizendo que o motor é uma bosta, sem qualidade nenhuma, pois durou menos do que ele esperava!
    Então os fabricante se limitam, por causa desses "cabras"...e olhe que o que tem de cabra nesse país.... | | |

    [email protected] depende da moto em questão...
    Umas, pouco se tem a melhorar, outras da pra melhorar bastante!
    Alongue a relação da sua moto...no maximo 1 dente no pinhão. ponha ela na reta...se faltar pouco pra ela entrar no vermelho, uma taxada vai te dar mais final...se faltar muito, a taxada não vai te dar mas final, então não alongue a relação...porem o torque vai ficar muito melhor.
    De qualquer forma seu consumo melhora...e isso é bom né!?
    Se quem rouba, não tivesse pra quem vender...ele não roubaria e você não seria ROUBADO!!!

    Sandro
    GG97bm
    STX200

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    Citação Postado originalmente por lim@ Ver Post
    e se eu aumentasse o espaço da camara de combustão tipo com uma junta mais grossa e o cabeçote ficasse um poko mais alto algo entre 1 mm ou 2 acima do normal ) a taxa iria mudar mas o que aconteceria? a moto ia perder potencia? ou naum por estar entrando mais mistura ja que o espaço na camara aumentou? :0_0:
    Nesse caso, ACHO que a unica maneira de não perder potencia seria forçando a entrada de mais mistura, usando um turbo por exemplo.

    Ao menos o que já ouvi falar é que quando se vai turbinar um motor se diminui um pouco a taxa pra não estourar a motor, mas mesmo assim há um ganho considerado de potencia.

    O que estou tentando dizer é que só diminuir a taxa não vai adiantar nada, pois o motor não vai conseguir puxar mais mistura.

    Então, EU ACHO que ou vc deixa a taxa alta pra ter uma queima mais eficiente, ou abaixa a taxa e aumenta a quantidade de mistura que entra no motor.

    Ah, e que não adianta só aumentar o bura, pq vc pode colocar um bura maior, ele vai deixar passar mais mistura, mas como é o motor que puxa essa mistura pra dentro sempre havera um limite, ou seja, pode por um mega carburador, se o motor não tiver capacidade pra puxar mais mistura não vai mudar nada.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    S.J.Campos
    Posts
    529

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    Citação Postado originalmente por Volverine MF Ver Post
    Nesse caso, ACHO que a unica maneira de não perder potencia seria forçando a entrada de mais mistura, usando um turbo por exemplo.

    Ao menos o que já ouvi falar é que quando se vai turbinar um motor se diminui um pouco a taxa pra não estourar a motor, mas mesmo assim há um ganho considerado de potencia.

    O que estou tentando dizer é que só diminuir a taxa não vai adiantar nada, pois o motor não vai conseguir puxar mais mistura.

    Então, EU ACHO que ou vc deixa a taxa alta pra ter uma queima mais eficiente, ou abaixa a taxa e aumenta a quantidade de mistura que entra no motor.

    Ah, e que não adianta só aumentar o bura, pq vc pode colocar um bura maior, ele vai deixar passar mais mistura, mas como é o motor que puxa essa mistura pra dentro sempre havera um limite, ou seja, pode por um mega carburador, se o motor não tiver capacidade pra puxar mais mistura não vai mudar nada.
    nesse caso tbem não adiantaria um comando preparado que deixasse mais tempo a valvula aberta certo? pois ele não força a entrada da mistura , só deixa entrar mais.. :0_0:
    Lim@
    Cbx 200 preta

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    Citação Postado originalmente por lim@ Ver Post
    nesse caso tbem não adiantaria um comando preparado que deixasse mais tempo a valvula aberta certo? pois ele não força a entrada da mistura , só deixa entrar mais.. :0_0:
    Acho que o comando faz bastante diferença, mas acho que tem um limite.

    De qlqr fomra é melhor esperar o pessoal comentar
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    42
    Posts
    937

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    O que o sandro falou é a real mesmo!
    com aumento de taxa ganha-se torque e potencia em quase todas as faixas, variando um pouco de motor pra motor. Alguns motores aceitam bem maiores taxas, outros não. Com aumento de taxa é certo o aumento da temperatura no motor, daí o perigo da detonação. Notem que todo motor de taxa alta geralmete tem radiador. Que eu me lembre agora os únicos motores taxadões à ar que conheço são de kart, mas sua durabilidade é bem baixa(2, 3h em regime de competição).
    Outra que muitas vezes o aumento de taxa diminui a capacidade de alcançar rotações de um motor, simplesmente pq a mior taxa gera mais dificuldade em manter a inércia do motor. Se vc quer taxar e manter ou ainda aumentar o giro do seu motor vc vai ter que trabalhar muito na alimentação e cabeçote da moto.
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  8. #8
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    Citação Postado originalmente por lim@ Ver Post
    ...por estar entrando mais mistura ja que o espaço na camara aumentou? :0_0:
    O espaço da câmara aumenta mais não vai aumentar a quantidade de ar e combustível que entra, pois quem define a quantidade é diâmetro do pistão e seu deslocamento, volume que entra é igual a área do pistãoxdeslocamento, se aumentar o tamanho da câmara vai apenas diminuir a compressão e perder potência.
    Eduardo

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    S.J.Campos
    Posts
    529

    Re: duvidas sobre ganho de torque ou potencia na taxa de compressão

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    O espaço da câmara aumenta mais não vai aumentar a quantidade de ar e combustível que entra, pois quem define a quantidade é diâmetro do pistão e seu deslocamento, volume que entra é igual a área do pistãoxdeslocamento, se aumentar o tamanho da câmara vai apenas diminuir a compressão e perder potência.
    hum entendi so aumentando intaum o diametro do pistao pra ele puxar mais mistura..
    Lim@
    Cbx 200 preta

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •