Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 48
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Senhoras e Senhores:
    Já conversamos algumas vezesem meio à outros tópicos sobre o assunto "pneus diferentes na mesma moto".
    Entendo q os pneus foram feitos para trabalhar em pares... por isso tb entendo q as motos q usam pneus de marca/modelo igual na frente e atrás devem ter maior estabilidade, afinal os pneus são perfeitos um para o outro, trabalham em perfeita sincronia.
    Não vale dizer tb q o pneu não cumpre bem a sua função, qro uma explicação realmente convincente.
    Uso na minha moto pneus completamente diferentes... Levorin Matrix na dianteira, pneu meio macio, duraáável pra caramba, muito aderente. Na traseira uso um Pirelli Duracity, pneu de composto duro pra caramba, menos aderente q o Levorin (isso me incomodou até eu acostumar, agora não sinto problema nenhum).

    Agora qual o efeito de andar com pneus diferentes na moto? Não vale dizer "perde a estabilidade", eu qro saber POR QUE perde a estabilidade.
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Perde é?


    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Viper...

    Uma das coisas que já falei e repito, é o seguinte:

    Os pneus são projetados em pares, pois o dianteiro tem a função de LIMPAR o chão, ou seja, jogar as impurezas do solos como pedriscos, agua, etc, para fora do campo onde o pneu traseiro vai passar, pois o pneu traseiro tem a função de tracionar e para fazer a sua função com precisão e competencia, depende do pneu dianteiro para que o caminho esteja limpo.

    O desenho dos dois, são criados de forma que um dependa do outro, ou seja:

    Quando vc coloca por exemplo um Metzeler Racetec na traseira, ele para traballhar de forma otimizada, depende do seu parceiro na dianteira e quando vc põe um Pirelli MT 75 na dianteira, ele não faz o mesmo papel que faria o Racetec, entendeu???

    Um pneu é feito com base no outro, pois os seus funcionamentos dependem um do outro...

    Vc mesmo já colocou um bom exemplo, de vc colocar um pneu mole na dianteira e um duro na traseira, logicamente que depois vc acostuma, mas assim, o penu dianteiro está esperando uma ação do traseiro, que ele não vai ter resposta, pois o proposito dele é diferente...

    Além de outras coisas, como por exemplo, pneu com medida diferente, acaba deixando a moto mais mole, no caso de pneu mais fino e mais dura no caso de penu mais largo, porem não estou falando no caso de pneu mais largo, sobre estabilidade, mas sim, dificuldade de deitar a moto, pois com o aumento da banda de rodagem, vc precisa deitar mais a moto para fazer a mesma curva de antes...

    Mas mesmo assim, vou pedir depois pras amigas da minha namorada que ainda trabalham no SAC da Pirelli, para ver com o departamento tecnico e de desenvolvimento, para me mandar um e-mail com as devidas explicações do por que...

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  4. #4
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Beleeeeeeeeza Richard... essas explicações técnicas da pirelli serão interessantes!
    O papo de trabalhar em pares.. e dianteiro limpar caminho, traseiro tracionar.... é fato.. e todo mundo sabe!
    Só q isso pra mim é akela resposta q fica "por isso mesmo"... e eu qro ir além nessa curiosidade!
    Até pq a YBR vem com pneus originais MT17 e MT39!! Tipo... numerações e modelos diferentes.. mas pros ENGENHEIROS terem escolhido esses pneus... mesmo sendo diferentes, eles ficam melhor q 2 MT15 ou 2 MT39 na mesma moto!
    É aí q eu qro entender...
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio das Ostras - RJ
    Posts
    456

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Francamente...posso estar enganado...mas não acho que tenha tanta tecnica assim, não.
    Acredito mais em forçar a venda sempre casada...(eu conheço essa raça!)
    Se quem rouba, não tivesse pra quem vender...ele não roubaria e você não seria ROUBADO!!!

    Sandro
    GG97bm
    STX200

  6. #6
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Francamente...posso estar enganado...mas não acho que tenha tanta tecnica assim, não.
    Acredito mais em forçar a venda sempre casada...(eu conheço essa raça!)
    Forçar a venda casada tu diz ao inves de tu comprar um pneu.. comprar 2??
    Mas daí o comprador é muito amador... pq se ele precisa de um pneu só... q compre um pneu só ué! hehe
    A não ser q troque de modelo de pneu... daí os vendedores abusam mesmo.. se o cara fica na dúvida já compra os 2 daí!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Araraquara-SP
    Idade
    41
    Posts
    112

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Não tenho dados técnicos a respeito, mas posso relatar minha opnião "prática".

    Eu sinto muita diferença entre usar Pirelli e Michelin, por exemplo.

    Principalmente em curvas, os pneus com compostos (e caracteristicas) diferentes podem pregar enormes peças.

    Frenagens e Curvas podem ser arruinadas quando confiamos no estado/tipo de 1 dos pneus e o outro não acompanha. Pense em entrar forte em uma curva com o pneu dianteiro "careca" e dar uma encostadinha no manete do freio!

    Acredito que, guardando as devidas proporções, é o mesmo que andar com pneus muito diferentes. Digo isso pelas minhas impressões durante todas as experiencias que fiz com a STRADA (que já é meio malvada na curva).

    Eu chego a imaginar que é o mesmo que calçar em um pé uma "havaianas" o no outro um sapato de couro. rs...
    Ruiva - Honda CBX 200 Strada (vermelha) 2002

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=24459.0

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio das Ostras - RJ
    Posts
    456

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Forçar a venda casada tu diz ao inves de tu comprar um pneu.. comprar 2??
    Mas daí o comprador é muito amador... pq se ele precisa de um pneu só... q compre um pneu só ué! hehe
    A não ser q troque de modelo de pneu... daí os vendedores abusam mesmo.. se o cara fica na dúvida já compra os 2 daí!
    Sim...se o cara precisa de um pneu, ele vai comprar da mesma marca do outro que já tem...ou se vai comprar dois, vai comprar da mesma marca.
    Pocelso...pneu careca em pista seca tem mais aderencia que pneu novo...pneu careca só é contra-indicado em pista molhada por causa da aguaplanagem.
    Vejam que em competiçoes de alta velocidade só usam pneu slick...(sem frisos,careca mesmo).
    Se quem rouba, não tivesse pra quem vender...ele não roubaria e você não seria ROUBADO!!!

    Sandro
    GG97bm
    STX200

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Araraquara-SP
    Idade
    41
    Posts
    112

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Sim...se o cara precisa de um pneu, ele vai comprar da mesma marca do outro que já tem...ou se vai comprar dois, vai comprar da mesma marca.
    Pocelso...pneu careca em pista seca tem mais aderencia que pneu novo...pneu careca só é contra-indicado em pista molhada por causa da aguaplanagem.
    Vejam que em competiçoes de alta velocidade só usam pneu slick...(sem frisos,careca mesmo).
    Espera um pouco Sandro!

    Comparar pneu careca com pneu Slick não é exagero demais?

    Você acha mesmo que a espessura (consequentemente a capacidade de absorver impactos) da borracha não influencia em nada a aderencia final?

    Sem contar que nem em sonho um pneu Slick de competição usa o mesmo composto que um pneu comum... sendo apenas liso!

    Sério mesmo... Ou eu estou muito louco ou eu sinto uma enorme diferença entre um pneu novo e um "gasto" mesmo nas melhores condições climáticas e de solo.

    Agora estou preocupado com meus conceitos de segurança... rs

    Alguém pode acrescentar algum teor técnico à esta questão específica?

    Abraço!
    Ruiva - Honda CBX 200 Strada (vermelha) 2002

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=24459.0

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Interessante isso, mas não sei se é o caso de necessariamente se ter o par, ainda mais para uma 125cc... Talvez para motos de alto desempenho e situações que pedem um alto desempenho... Para a gente que anda de boa e tal acho que pode misturar sim, mas claro né, SEMPRE de marcas boas...

    Antigamente tinha muito disso, ter que trocar o par de válvulas dos amplificadores caso somente 1 queimasse, isso num passava de uma estratégia de marketing dos fabricantes...

    Quanto aos pneus, não sei dizer, uso de marcas diferente, mas pretendo colocar um Pirelli na dianteira...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    ...aguaplanagem.
    Vejam que em competiçoes de alta velocidade só usam pneu slick...(sem frisos,careca mesmo).
    Primeiro eh AQUAPLANAGEM e segundo, os pneus de competição são totalmente diferentes dos que vc usa pra andar na rua, pois precisam aquecer rapidamente para dar o maximo de aderencia possivel e em menos tempo, por isso q existe a volta de aquecimento...

    Sem contar que os pneus de competição, duram apenas UMA corrida, pois depois de aquecidos, até a sua mão gruda neles de tão pegajosos que eles são... Comparar pneu de competição, seja Slick ou não com pneu de rua é brincadeira neh???

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  12. #12
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post

    Vejam que em competiçoes de alta velocidade só usam pneu slick...(sem frisos,careca mesmo).
    Comparar pneu slick com pneu careca é como comparar a fernanda lima com a tia gorda do hotdog...
    Ja teve a oportunidade de colocar a mão em um pneu slick de verdade? O composto é totalmente diferente, muito macio, e chega a ser até grudento, de modo que ele realmente agarra no chão....não tem como comparar com um pneu careca de material duro e liso...

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio das Ostras - RJ
    Posts
    456

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    EIiiii....calma aí gente...larga as pedras :drool: :drool:
    Longe de mim comparar os pneus de competição com os de rua...apenas disse que os pneus de competição são lisos, pois sabe-se que quanto mais borracha em contato com o asfalto mais atrito e mais aderencia vamos ter!...se não fosse assim, até os de competição seriam frissados independente do tipo de borracha.
    mas é claro que um pneus mostrando a lona de tão careca, não vai possui borracha para fazer a conformidade com o solo.
    Foi só pra tirar a cultura de pneus novo superfrissado é o melhor em qualquer tipo de pista.
    Foi esse o sentido da questão...ê ê ê...cês tamem heim!!
    Se quem rouba, não tivesse pra quem vender...ele não roubaria e você não seria ROUBADO!!!

    Sandro
    GG97bm
    STX200

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    36
    Posts
    213

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Na minha eu tava com um michelin piloty sport na dianteira e um pirelli duratracktion na traseira.

    Na terra vc ia ver a perda de estabilidade srrssrsrrsrs


    Agora to com um michelin Sirac (pra terra) na dianteira e o Pirelli na traseira, não vejo perda nenhuma a moto ta andando legalzinha.

    + quando for trocar o pirelli vou colocar um michelin Sirac na traseira tmb, gostei do pneu

  15. #15
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Pneus de Marcas/Modelos diferentes, alteram O QUE na estabilidade da moto?

    Dados técnicos??
    Especulações?
    Histórias pra boi dormir?
    Lendas urbanas?
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •