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Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Senior Member Avatar de tasmotos
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    Conservação das Motos Custons

    Amigos,

    No meu dia a dia com a pratica do lava motos e com informações obtidas em sites, blogs, fóruns e nas revistas especializadas acumulei muitas informações sobre conservação de motos custons. Juntando tudo fiz uma releitura onde acrescentei minha experiência e meu pensamento, gerando assim esta matéria inédita, que estou disponibilizando para todos os amigos motociclistas apaixonados por motos custons:

    Não fique muito tempo sem utilizar sua moto custom, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto custom é o seu uso freqüente. Deixá-la parada sem uso por um certo tempo é prejudicial para todos os componentes como: pneus, tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros. No caso das custons, por incrível que pareça, quando a motocicleta fica parada por um certo tempo, inicia-se um processo de oxidação que pode comprometer rapidamente todas as peças cromadas.

    Não deixe de lavar sua moto custom por muito tempo isso é prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem em todos os materiais, em especial nos cromados, esses pontos de sujeira funcionam como retentores de umidade e serão os causadores do inicio da oxidação. Portanto deve-se rotineiramente lavar, secar bem e polir com produtos adequados todas as partes cromadas.

    Um inimigo de todas as motos, em especial das rodas cromadas das custons, é a urina de nossos amigos cães e gatos, que corroem rapidamente os cromados. Você não precisa se livrar desses parceiros, basta encher quatro garrafas pets de 2 litros com água mantendo uma em cada lado das laterais das rodas. Isso fará com que seu amigo faça suas necessidades na garrafa e não nas rodas cromadas.

    Atualmente, a maioria das motos custons tem seu motor pintado de preto fosco. Após o uso em dias de chuva ou locais onde as partes pretas recebem terra e barro, é muito importante que essas partes sejam imediatamente lavadas, caso contrario esse material ira fundir-se com a pintura preta, deixando-as permanentemente amareladas.

    Nunca leve sua moto custom em lava rápido de veículos, os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a lavagem de motos custons. Os produtos como o “Solupam” e o “Ativado” provocam manchas profundas nos cromados que nunca mais são retiradas, alem de provocar a oxidação precoce de todas as demais peças metálicas.

    Para as custons clássicas que possuem faixas bancas nos pneus, podem-se lavar com bucha tipo Scott Brite e Sapólio. Na etapa de acabamento das rodas podem-se também remover as manchas remanescentes nessas faixas brancas com o uso de querosene.

    Com bastante freqüência examine visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar vazamentos, o fluido de freio é altamente corrosivo e “detona” todo local onde tem contato.

    O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado e evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar. Não se deve colocá-la quando a moto estiver suja, pois a mesma ira riscar a pintura e os cromados. Não se deve colocá-la quando o motor estiver quente, alem da possibilidade de queima pelo contato com partes muito aquecidas como o escapamento, ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.

    As bolsas e Alforjes de couro devem ser utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens.

    Para a conservação e rejuvenescimento do couro das bolsas devem-se utilizar os óleos minerais puros, encontrados nas lojas que comercializam produtos de couro.

    Os baús e bauletos são uma opção muito comum nas motos custons, mas sua instalação deve ser bem planejada, na maioria das vezes os suportes para fixação do bauleto não são adequados, e sua colocação compromete componentes originais da moto. Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total por escrito do conjunto.

    Os acessórios de customização cromados não originais são outra fonte de preocupação. A qualidade e a instalação dos mesmos deve ser bem planejada. É comum o cromado desses acessórios começarem a oxidar e enferrujar de maneira prematura. Instalações inadequadas também comprometem componentes originais da motocicleta. Exija sempre de quem instala garantia por escrito da qualidade dos materiais cromados e garantia da instalação.

    Os bancos e assentos não originais vendidos como acessórios de customização também têm sua qualidade muito duvidosa, em geral a espuma não é de boa qualidade e “cede” fácil. As capas desses bancos em geral não suportam a ação da chuva e do sol como os bancos originais, portanto exija também, na hora da compra e instalação, a garantia por escrito.

    tasmotos - Tomás André dos Santos

  2. #2
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    Dec 2007
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    Re: Conservação das Motos Custons

    é motos custom tem mto cromado

    isso deve dar um trabalhão

    mas nunca vi uma custom mal cuidada
    [img width=520 height=66]http://www1.bestgraph.com/gifs/transport/motos/motos-13.gif[/img]


    Dúvido moto igual a minha

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=18578.0

  3. #3
    Senior Member Avatar de tasmotos
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    Re: Conservação das Motos Custons

    Citação Postado originalmente por douglasybrazul Ver Post
    é motos custom tem mto cromado

    isso deve dar um trabalhão

    mas nunca vi uma custom mal cuidada
    Douglas,

    É isso ai cara...

    As motos custons tem mesmo muito cromado e dão muito trabalho para manter bem conservada...
    Mas essa é uma das caracteristicas do pessoal que tem esse tipo de motos, a maioria deles adora manter suas motos brilhando, com excessão para o pessoal tipo Abutres, etc.
    Posto minhas matérias de conservação em muitos sites e foruns. Nos foruns de motos custons o pessoal adora minhas matérias, ja no de motos off-road so tem critica e o pessoal cai matando...
    É isso ai nem todas as tribos são iguais eh eh eh eh eh eh, e viva as diferenças...

    Abraços

    tasmotos

  4. #4
    Super Moderador Avatar de renanperim
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    Re: Conservação das Motos Custons

    Vou reviver o topico!

    Então existem produtos proprios para couro?
    Quero ver achar uma loja dessas em Americana!
    eahaehuauehuea

    Um abraço

  5. #5
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    Re: Conservação das Motos Custons

    Renam,

    Beleza cara... tudo bem por ai...

    Antes de mais nada é necessario saber onde e porque voce vai utilizar o produto para couro...

    Para bolsas, alforges e jaquetas que estão muito ressecados deve-se utilizar "oleo mineral" normalmente é vendido em lojas de artigos de sapataria e couro em geral.

    Agora se o objetivo for apenas limpar e hidaradatar levemente, existem produtos especificos para hiratação de couro, para banco de couro de automoveis, normalmente são vendidos em lojas de acessorios automotivos.

    Atenção: Não utilize nenhum desses produtos em bancos de motos, primeiro porque a maioria dos bancos não são de couro (salvo algumas custons), depois porque o banco fica muito escorregadio e atrapalha a pilotagem comprometendo a segurança.

    Abraços

    tasmotos

  6. #6
    Super Moderador Avatar de renanperim
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    Re: Conservação das Motos Custons

    Tudo tranquilo, finalmente se recuperando dos problemas de saude, espero que esteja tudo bem com vc e com a familia ai em Sorocity.

    Muito obrigado Tomas, ja ajudou muitooo!

    Um abraço!

  7. #7
    Senior Member Avatar de tasmotos
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    Re: Conservação das Motos Custons

    Renam,

    Fico feliz que esteja tudo bem com voce...

    Voltando as bolsas de couro, é importante ressaltar que o oleo mineral serve para reidratar o couro. Para deixa-lo "bonito" use graxa de sapato.
    Primeiro voce aplica o oleo mineral com uma esponja de espuma e deixa secar por dois dias e depois aplica a graxa e da lustra com a escova de sapatos.

    Abraços,

    tasmotos


 

 

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