Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Duvida com procedimentos para viajar

    Pessoal boa noite

    estou aqui de novo pedindo colabotação de todos
    domingo agora irei viajar pra uma cidade perto aqui
    cerca de 120 Km...
    e como nunca viajei de moto, gostaria de saber quais procedimentos devo tomar? já fiz todas revisoes pneu, óleo, freio, essas coisas...
    o que estou realmente em dúvida e se quando eu chegar no destino posso desligar a moto normal, me disseram que tenho que deixar ela ligada por volta de 5 minutos pra ela esfriar com a moto ligada e depois desligá-la. É verdade isso?
    A minha moto é a titan 125 2000 es... o escapamento pro tork boca 8 pode atrapalhar?
    A moto a uns 100~120 Km/h pode danificar alguma coisa, por estar de última macha e quase dando corte?

    abradeço a todos que me ajudarem, pois sou inesperiente total, e sempre que procuro encontro diversas resposta... espero que possam me ajudar.

    abrass e boa noite

  2. #2
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Deixar ligada parada???? Que isso... absurdo. Isso é válido para carro e pra motos grandes que possuem refrigeração liquida e aquela ventoinha no radiador.
    Nesses casos o veiculo liga a ventoinha e continua resfriando o motor.

    Mas nas pequenas a refrigeração é a ar. Se deixar ela ligada parada não tem ar pra resfriar.

    Então: desliga assim que chegar.

    Eu tenho uma 125 e viajo bastante até. E sempre com o motor proximo ao limite de corte pra manter os 100km/h. Proximo aos 9mil RPM.

    Se seu motor estiver inteiro e com bom óleo pode ir sem problemas. Não se preocupe.

    Bota a mala na motoca e vai feliz. Sem pressa de chegar.
    Relaxa e aproveita a viagem.

    Abraços!!!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #3
    Motociclista Avatar de Seba
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    822

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Cara eu nunca vi ninguém falar sobre a necessidade de deixar o veiculo ligado para refrigerar após a parada.

    Talvez isso até possa ser aplicado em algum caso muito especifico de super aquecimento devido a alta rotação (caso o veiculo não esteja ventilando suficientemente em movimento, compativel com a rotação) sei lá...

    Com motos sem radiador você não pode fazer isso nunca, vai superaquecer e causar danos de acordo com o post anterior.

    É sempre bom em caso de viagem a noite levar pelo menos uma lampada de freio e farol. Mas as lampadas de sinalização são tão baratas que vale a pena levar todas. Eu levava até cabos de acelerador e embreagem, hoje em dia não levo mais pra essas distâncias.

    Mas se você não esta acostumado a pegar a estrada recomendo viajar de dia, é muito chato ultrapassar um
    caminhão que esta a 80... 90... km/h quando você só pode ir até 100 km/h em um veiculo leve.

    Não ultrapasse a parte marcada em vermelho no conta-giros e vai tranquilo, no pior só vai gastar mais combustivel do que o normal.

    Alias... nunca chegue no vermelho se quiser manter o motor dela funcionando.

    Seu Pro-Tork, é proibido. Por aqui a PRF te para e apreende a moto.

    Eu não sou a favor de muito barulho... o original ta mais que bom. Já viajei com um parceiro do grupo com cano barulhento uns 80 km e ele disse que ele e a namorada as vezes ficavam com dor de cabeça e ia botar o original de volta.

    Se você pensa em economizar combustivel, se andar a 90 km/h ao invés de 100 km/h já vai representar uma economia significativa.

    Pode aplicar um selante (R$ 25,00 para os dois pneus) no pneu em caso de furos é muito bom mesmo, quando eu tinha pneu com câmara furou uma vez, eu nem vi!!! só pela gosma que escorreu na garagem no outro dia e o furo vedou completamente.
    Mas claro levei no borracheiro assim que percebi. Substitui a câmara (R$ 7,00 acho que da Pirelli) e botei nova dose de selante (R$ 12,50 1/2 tubo), um pneu furado na estrada ou mesmo na cidade pode sair bem mais caro que R$ 20,00.

    Também pode levar aqueles sprays que enchem e vedam o pneu (R$ 35,00), após furar (claro que até ai você já pode ter caido...).

    Verifique:

    -Estado dos pneus (se tem realmente condição de viajar)
    -Oleo
    -Combustivel
    -Sinalização
    -Regulagem dos freios
    -Regulagem da folga da correia e lubrificação
    -Se não tiver selante nos pneus, coloque (item obrigatório ao meu ver em caso de pneu com câmara)
    -Lubrifacação dos cabos de embreagem e acelerador (se estiverem sem lubrificação podem rebentar durante a viagem)
    -Fusiveis reserva
    -Lampadas de sinalização, freio e farol


    Durante a viagem:

    -Trate bem os caminhões, sinalize todos seus movimentos pra eles. Como retorno eles vão te ajudar na viajem.

    -Ande sempre no lado direito da sua pista pra facilitar e te deixar em um local mais seguro quando te ultrapassarem. Se você ficar ereto no lado da esquerda de sua faixa e passar um caminhão muito grande no sentido contrário, com o peso de sua moto, o vento pode até te fazer perder o controle e sofrer um acidente.

    -Ande em sua via por onde passam as rodas da direita dos carros, isso te ajuda a não cair em imperfeições do asfalto causadas pelos caminhões e também a escapar de pregos e objetos que são jogados pelos pneus dos carros para fora ou para o centro da pista. Mantenha isso em caso de chuva, os pneus dos carros da frente fazem um "rastro" de pista "menos molhada". Quando estiver andando atras de outro veiculo, você não sabe o que vem pela frente, ele pode continuar reto e passar por cima de um buraco no meio da pista. Não ande no meio da pista, somente quando puder ver bem o que esta a sua frente. Se o veiculo a frente desviar, provavelmente você vai precisar desviar também, fique atento e dimunua a velocidade.

    -Deixe que te ultrapassem o mais breve possível, colabore. Se posicione à direita, dê sinal e diminua a velocidade. Não é bom ter alguém colado em você no caso de uma emergência.

    -Nas ultrapassagens se sua moto não passa de 100 km/h uma velocidade segura seria quando o veiculo da frente estiver a no máximo uns 70 km/h acima disso tome muito cuidado.

    -Se a estrada estiver ruim, diminua a velocidade. Se você percorrer dentro desses 120 km (a 100km/h) um trecho de 20 km a 60 km/h vai gastar apenas 8 minutos a mais de viagem e diminuir o risco de sofrer um acidente além de economizar uns 30% de combustivel (nesses 20 km a 60 km/h).

    Ta cansei :-P, espero que ajude!

    Abraço!

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Deixar ligado só os caminhões com turbina para a turbina desacelerar agora moto nunca ouvi falar também.

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Muito obrigado a todos principalmente ao seba, tirou todas minhas dúvidas
    todas mesmo!!!
    To começando a amar esse forúm

  6. #6
    Motociclista Avatar de Seba
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    822

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Tamo ai pra isso! qualquer coisa é só falar.

    Citação Postado originalmente por buneco Ver Post
    Muito obrigado a todos principalmente ao seba, tirou todas minhas dúvidas
    todas mesmo!!!
    To começando a amar esse forúm

  7. #7
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    SP
    Posts
    410

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Seba deu todas as dicas certinho. Eu só acrescentaria o seguinte: tente manter uma velocidade de cerca de 80km/h, deixando a folga até os 100km/h pra ultrapassagens. Isso é a chamada velocidade de cruzeiro. Não estressa tanto o motor, te estressa menos (especialmente se sua moto for daquelas que vibram um bocado andando ao máximo), gasta muito menos combustível etc. Você pode até gastar uns vinte minutos a mais e talvez tenha a sensação de que podia estar indo mais rápido, mas é uma dica que pode fazer sua viagem mais econômica e agradável.

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    Amargosa - BA
    Idade
    39
    Posts
    1.151

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    viajo sempre,de moto,usei uma yes em várias viajens de 200km,e numca ela me deixou na mão,atente para uma checada antes de sair ,coloque óleo novo, freios, piscas,pneus,se o seu motor tiver bem cuidado ,vai de boa mano,não forçe muito a motokinha,sua viajem e curtinha,vá tranquilo,leve capa de chuva tb,
    outra coisa importante,seu escapamento,alguns guardas podem xiar por causa dele viu!cuidado,se tiver o original,ponha para evitar contra tempos,de resto viajar de moto e uma emoção ímpar,bom demais!!
    A liberdade é a maior conquista do homem.

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Se tá toda revisada é só ir na manha! Não precisa deixar ela ligada, mesmo porq ela é refrigerada a ar, vai esquentar mais ainda parada... Quando chego de viagens eu desço da moto e deixo ela ligada para eu dar uma escutada no motor, para ver se está tudo ok, sempre que paro faço isso, para dar uma conferida e só, acho que é mais por costume mesmo.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    pessoal, surgiu mais uma dúvida
    vou retornar o escapamento original e tal...
    existe alguma regulagem diferente para viajar?

    onde eu posso colocar uma foto da minha moto para o pessoal dar dicas?

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Citação Postado originalmente por buneco Ver Post
    pessoal, surgiu mais uma dúvida
    vou retornar o escapamento original e tal...
    existe alguma regulagem diferente para viajar?

    onde eu posso colocar uma foto da minha moto para o pessoal dar dicas?
    Se for voltar o escapamento original é bom dar uma regulada no carburador, aproveita para dar uma limpada nele.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  12. #12
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Não existe regulagem especial para viajar não. Existe apenas uma unica regulagem, que é a correta.
    Quando tu trocou o escape vc mesmo regulou o carburador? Ou levou numa oficina pra fazer isso?

    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    eu nem mexi no carburador, nem sabia que teria que regular quando trocasse o escap...
    a próposito, tem algum tutorial de como regular o carburador?

  14. #14
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Se antes de
    vc colocar o escape a mistura já estava certa então com o escape original a mistura vai ficar certa denovo.

    Eu nunca vi tutorial pra regular a mistura da CG. E nunca me responderam se é igual da Yes.
    Se for igual em qualquer moto é fácil.


    E essa regulagem serve para qualquer ocasião. Para estrada, cidade, chuva, sol...

    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.328

    Re: Duvida com procedimentos para viajar

    Citação Postado originalmente por buneco Ver Post
    To começando a amar esse forúm
    O Fórum ou o SEBA?? ele ja eh compreometidso. e a patroa dele eh nervosa!!!

    Bem vindo cara.. e que Well te coma!!

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •