Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    [DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Uma dúvida muito comum na hora de comprar uma Moto é sobre a melhor forma de financiar. O que é melhor? Consórcio ou financiamento? Saiba tudo sobre as duas principais modalidades de crédito.

    Uma moto é um bem, muitas vezes caro, e que como todo bem caro, exige certo planejamento para a compra. A melhor forma de comprar qualquer coisa é A VISTA, ou seja, você tem o dinheiro, paga integralmente e leva pra casa. Porém, nem todo mundo tem dinheiro disponível para comprar uma moto, então tem de recorrer as modalidades de crédito.


    Vou explicar rapidamente o que é Financiamento e o que é Consórcio, e depois vou detalhar mais:

    Financiamento

    É uma forma de crédito onde o você toma um empréstimo do banco, e como garantia de pagamento, oferece a moto que está sendo comprada. Ou seja, a moto é do banco até que você termine de pagar o empréstimo. No financiamento existe uma TAXA DE JUROS, que é o lucro que o banco ganha ao emprestar o dinheiro. Se você toma 10 mil reais emprestado do banco, e paga isso em 15x de 1000 reais, no fim vai ter devolvido 15 mil reais, 5 mil a mais do que tomou emprestado. Esses 5 mil são os juros.

    Consórcio

    O consórcio, ao contrário do financiamento, não é um empréstimo. O consórcio é um grupo de pessoas interessadas em comprar um bem comum (no caso, uma moto). Esse grupo de pessoas, todos os meses, fazem uma contribuição em dinheiro para o grupo. A soma de todas as contribuições é suficiente para comprar uma moto, e então, essa moto é sorteada e alguém do grupo leva a moto pra casa. No Consórcio, não existe lucro, então, não há juros. A moto é da Administradora do consórcio até que você tenha pago todas as parcelas.

    E o que é melhor, consórcio ou financiamento?

    Como você percebeu, o financiamento é mais caro, pois você acaba pagando juros ao banco. Porém, a moto sai na hora, e você não precisa esperar ser sorteado. É a forma mais rápida de crédito. Já no consórcio, você precisa esperar ser sorteado (ou ter o maior lance, vou explicar mais adiante). O que para algumas pessoas é um inconveniente, pois afinal estão pagando mas não estão usufruindo da moto.
    Se você não tem tanta pressa para ter a moto na garagem, então o consórcio pode ser uma boa alternativa. Mas se tem pressa, o financiamento é melhor.

    Uma análise mais detalhada do Consórcio

    O consórcio, como falei, é um grupo de pessoas interessadas em comprar um bem comum. Vamos imaginar uma moto de 10 mil reais e 10 pessoas querendo compra-la. Temos então 10 pessoas interessadas em comprar uma moto de 10 mil reais cada, totalizando 10 Motos. Vamos imaginar também que elas queiram parcelar a moto em 10 vezes.

    No primeiro mês então, as 10 pessoas podem contribuir com 1000 reais cada, totalizando 10 mil reais. Com esses 10 mil reais, o grupo compra uma moto, e sorteia entre essas 10 pessoas. E então, uma delas leva a moto pra casa. No próximo mês, junta-se novamente as 10 contribuições de 1000 reais e compra-se uma outra moto, e assim, sorteiam-a entre as 9 pessoas restantes. E assim vai até que todas as pessoas tenham levado uma moto pra casa.

    Percebeu? Em 10 meses, todos estão com motos, e não pagaram juros. Porém, algumas pessoas foram sorteadas logo no inicio, outras, no fim do plano. Portanto, como é um sorteio, que depende da sorte, não é possível determinar exatamente quando a moto vai sair para cada pessoa. Sabe-se apenas que ela sairá em, no máximo, 10 meses.

    O Lance

    Agora imagine que 20 pessoas se unem para comprar a mesma moto de 10 mil reais em 10 meses. Se cada uma contribuir com 1000 reais por mês, a cada mês, teremos 20 mil reais, que são suficientes para comprar duas motos. Uma é sorteada entre os 20 membros do grupo, e a outra é dada a quem deu o maior lance. O lance nada mais é do que um adiantamento de parcelas. Cada pessoa pode adiantar quantas parcelas quiser, e desta forma, reduzir o prazo de contribuição para o grupo. Ou seja, quem adiantou mais dinheiro para o grupo merece levar uma das motos.

    Vamos supor então que as 20 pessoas pagaram os 1000 reais no primeiro mês, mas uma dessas pessoas deu um lance de 5 mil reais. Então, no primeiro mês, serão 20 mil reais em contribuições + 5 mil em lance, totalizando 25 mil reais. Com esses 25 mil reais, compra-se duas motos, uma é sorteada entre os membros, e outra é dada a pessoa que deu o lance. E os 5 mil reais que sobraram são aplicados em uma poupança.

    No próximo mês, as pessoas contribuem novamente com 1000 reais cada, e outra pessoa dá outro lance de 5 mil reais. Então, novamente são compradas duas motos, e uma é sorteada, e outra é dada a pessoa que deu o lance. Porém, somando os 5 mil reais do lance deste mês + os 5 mil do mês passado, temos 10 mil, que são suficientes para comprar uma terceira moto este mês. Então, a moto é comprada e é sorteada.

    Percebeu a diferença? Neste mês, em vez de duas, foram tres motos compradas. Duas foram sorteadas e uma foi para o maior lance. Em 2 meses, 5 motos foram entregues.

    Assim como o adiantamento das parcelas pode adiantar o andamento do grupo, o atraso pode atrapalhar. Vamos supor que não exista lance e que 2 pessoas não pagaram sua contribuição mensal. Então, com 18 contribuições, só se pode comprar uma moto, que é sorteada entre os membros que pagaram. Os 8 mil que sobram são guardados em uma poupança. Se a inadimplência do grupo aumenta, existe até mesmo a chance de não sair nem uma moto no mês.

    Geralmente as administradoras de consórcio criam regras para a participação, como por exemplo, a inadimplencia máxima de 3 meses. Quando um grupo passa a ter muitos inadimplentes, as pessoas que pagam direitinho são transferidas para outro grupo, substituindo os inadimplentes deste e mantendo o grupo “saudável”. Além disso, geralmente elas cobram um pouco a mais nas parcelas, que vai para o fundo de reserva, que serve justamente para cobrir os buracos deixados pelos inadimplentes. E esse dinheiro é devolvido ao final do plano.

    E por último, a empresa que administra os grupos de consórcio cobram uma taxa por este serviço. No fim, o bem acaba saindo entre 15% e 20% mais caro do que o valor a vista, porém, ainda assim é bem mais barato do que financiar.

    E a poupança?
    Poupar pode significar ter o bem ainda mais rápido do que no consórcio. Pois você não pagará a taxa de administração, reduzindo assim o custo total da compra. A diferença é que você não participa de nenhum sorteio, e não concorre a levar a moto nos primeiros meses. Essa modalidade é ótima para quem tem disciplina e não tem pressa nenhuma para comprar a moto.

    Espero ter esclarecido o assunto. E caso tenha duvidas, fique a vontade para perguntar nos comentários!

    Texto retirado de um e-mail que recebi do site ~> http://www.motosblog.com.br (todo crédito a: Daniel Ribeiro ) que eu gostei muito e resolvi postar para vocês abraços a todos!

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  2. #2
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    rio de janeiro
    Idade
    39
    Posts
    423

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    nota 10!!!!muito boa sua explicação!!! :OK:
    ame a vida e nunca eskeça o capacete!ele pode salvar sua vida!!!

  3. #3
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Hehe vlw, eu apenas postei, achei super legal, mais foi retirado de um site que a fonte esta na parte de baixo!
    Agradeço a quem gostar da explicação!

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Espírito Santo do pinhal
    Idade
    35
    Posts
    804

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Pra quem ta começando é uma boa ler esse texto...
    Ao infinito e além;

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Idade
    36
    Posts
    392

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    tambem gosto muito dos textos do Daniel e acompanho o motosblog, essa explicação dele foi super interessante. Principalmente por que eu tinha muitas dúvidas sobre como funcionavam os consórcios que foram agora sanadas.
    Ex Honda CG125 Fan 2008 Preta
    Atual Yamaha Fazer YS 150 2014 Azul

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Posts
    915

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    se o financiamento for feito com muitas parcelas ai não vira,os juros são altos.

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    muito show o texto
    se a pessoa tiver paciencia e cabeça
    ela guarda X dinheiros por mês na poupança
    e quando menos espera já compra uma moto a vista sem juros :OK:

  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Salvador
    Posts
    165

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Uno...
    só faltou vc dizer que no consorcio se paga uma taxa de administração..que gira em torno de 17% do valor do bem... tirei minha moto no consorcio..muito melhor do que financiar e pagar 2 vezes o valor dela.... Qm tem uma grana pra dar lance...é muito melhor consorcio do que financiamento....
    Abraços

  9. #9
    Motociclista Avatar de apu
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    RS
    Idade
    74
    Posts
    1.421

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Dependendo da cidade, um consórcio pode virar uma dor de cabeça.

    Edit: Bela Bandit na imagem.

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    SP
    Posts
    410

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Eu só fui fazer consórcio uma vez. não tinha grande vantagem. É muito absurda a taxa de administração que cobram por aí.

  11. #11
    Motociclista Avatar de Bortolin
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Sertãozinho/SP
    Idade
    45
    Posts
    1.336

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Com certeza, pra quem tem um dinheirinho reservado o consórcio seria a melhor opção em se pensando no caso de dar um LANCE.

    Hoje pago minha Suzuki através de financiamento, pago 36x159,00, não me pesa muito no bolso, e sempre quando posso ligo na financeira e quito as parcelas na ordem decrescente. Pra vocês terem idéia mês passado paguei a parcela 36/36, e o valor me saiu por R$ 65,00.

    Ganho 2 vezes....ou seja, é 1 mês a menos que deixo de pagar, e os juros que deixo de pagar também.
    "Quando tudo o mais falhar, finja-se de morto"
    Suzuki YES - 2008
    Sertãozinho- SP

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Maringá
    Idade
    37
    Posts
    1.356

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    só sei de uma coisa ser pobre é uma bosta kkkkkkkk

    e o financiamento é a espreção do capitalismo comtra nóis rsrsrs
    mas é isto pensa se não tivesse ele ter que juntar toda a grana 1°?
    mas pra quem pode esperar um pouquinho o consorcio sempre é mais negocio, eu se fosse compra uma moto zero e tivesse que optar ia de financiamento mesmo pagar e poder esperar é fod...
    [img width=136 height=130]http://naointendogifs.files.wordpress.com/2010/11/ladrao.gif[/img]

    FOTO DA "poderosa" rsrsrsr http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...html#msg458562

  13. #13
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Eu optei pelo financiamento pela "pronta entrega"
    Vou pagar caro sim, mais a pressa não me deixou juntar grana, e eu não tinha caixa para dar lance no consórcio...
    Então fazer oque, mais estou muito contente e se Deus quiser, coisa nova ainda vai vir em minha vida!

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  14. #14
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Citação Postado originalmente por pistão Ver Post
    só sei de uma coisa ser pobre é uma bosta kkkkkkkk

    e o financiamento é a espreção do capitalismo comtra nóis rsrsrs
    mas é isto pensa se não tivesse ele ter que juntar toda a grana 1°?
    mas pra quem pode esperar um pouquinho o consorcio sempre é mais negocio, eu se fosse compra uma moto zero e tivesse que optar ia de financiamento mesmo pagar e poder esperar é fod...
    Não concordo, nos EUA você financia veículos com juros em média de 5% ao ano, esses dias a BMW tava aprovando créditos de 0,9% ao ano de juros com 10% de Down Payment (entrada). Existe algum país mais capitalista que eles?

    Olha um dos motivos dos nossos juros é que o Brasil possui a maior taxa de juros reais do MUNDO!!! Pode pesquisar no Google que você vai achar varias referencias.


  15. #15
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:[DICA]Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?

    Tem que ser bem estudada a compra nem sempre o consórcio sai mais barato não, como o Cahsantos disse tem a taxa de administração que pode ser um valor meio alto. Dependendo da quantia que vc tenha as vezes é mais negocio dar de entrada e financiar o resto, fora que no financiamento vc consegue desconto por antecipação das parcelas, não tenho certeza se no consórcio acontece isso. O ideal seria guardar o dinheiro pra comprar a vista, mais nem sempre é possivel então devemos estudar bem a situação e ver quando é mais vantajoso financiar ou fazer consórcio.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •