Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 19
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Guarujá - SP
    Idade
    41
    Posts
    8

    Perda de potência e aumento de consumo!

    Olá pessoal do PN, queria saber se podem me ajudar com um pequeno e misterioso problema.

    Possuo uma Honda Biz 100, 2002, com 91.500 km. Estou com ela desde 2007 e, nos últimos 4 meses, percebi um considerável aumento no consumo de combustível (algo em torno de 15 a 20%). Curiosamente, o desempenho dela caiu, ao contrario do que se poderia supor.

    Seja pilotando na cidade ou na estrada, ela custa muito pra passar dos 80 km/h. (aliás, mal chega aos 90). Não é normal, uma vez que a possuo já há um bom tempo, e em diversas oportunidades estive em estradas, trafegando tranquilamente em velocidades superiores a esta.

    Nas duas últimas revisões, o mecânico afirmou ter feito a limpeza do carburador e o correto ajuste das válvulas. Por sugestão minha, ele trocou também o filtro de ar, pois achei que houvesse algum tipo de obstrução que ocasionava estes problemas.

    Entretanto, o procedimento não deu resultado e ela continua "engatinhando" nos 80, e bebendo como uma moto 150cc.

    Portanto, peço a ajuda dos colegas do fórum para tentar solucionar ou pelo menos amenizar estes incômodos. Há alguma peça ou conjunto do motor que, nesses 8 anos de vida dela, possa estar desgastado e precisando ser substituido e, com isso, estar prejudicando a velocidade e o consumo? Anéis, pistão, cilindro, vela ou outro item qualquer? Seria o caso de realizar uma retífica?

    A moto não apresenta sintomas de motor gasto, tais como barulhos altos, fumaça azulada e óleo na saída do escape. Também já fiz o teste nos freios e rolamentos pra ver se não estavam "prendendo" as rodas. Tudo normal. Me parece problema de válvulas travadas ou queimadas, mas espero suas opiniões para ter uma posição mais segura.

    Vale ressaltar que continuo trafegando nas mesmas vias de costume, sob as mesmas condições climáticas, abastecendo no posto habitual (já tentei outros por achar que a gasolina diferente pudesse influenciar, mas isto não ocorreu), tenho as revisões, trocas de óleo, pneus e relação em dia (sou um cara cuidadoso, embora não muito entendido em mecânica).

    Aguardo então as suas respostas, e agradeço desde já pelo auxílio e atenção.

    Saudações


    "Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com frequencia, e pela mesma razão..."

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    A compressão já foi testada? Se não me engano baixa compressão pode causar esses sintomas...

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Caique
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Duque de caxias RJ
    Posts
    4.866

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Não está queimando nem um pouquinho?
    tem algum vazamento no cabeçote?na junta?
    faz o teste de compressão!
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
    Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."

    Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Rio de janeiro
    Posts
    112

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Embreagem?

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Motor da Biz todo mundo fala que é dureza pra quebrar. Não acredito que seja compressão. Será que não é nas sede de valvulas? Problemas de assentamento? Parte elétrica, será que a faísca não tá enfraquecida? São palpites, vamos ver quando os mecanicos de verdade aparecerem por aqui.

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    91.500 km :0_0: agora que fui perceber, aí a compressão tavez esteja menor mesmo. Mas mesmo assim se não queima óleo nem nada não acredito muito.

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Caique
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Duque de caxias RJ
    Posts
    4.866

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Mas se as sedes estiverem ruins perde compressao,então acho jogo colocar o reloginho pra ver.
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
    Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."

    Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !

  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Santa Maria da Vitória-ba
    Posts
    1.296

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Isso vai ser a embreagem altomática ou os discos de embreagem dá uma comferida nos discos,obs: lembrando que os disco novos tem :OK: :OK: :OK: 3.5mm de espessura eo limite de desgaste é :NOOK: :NOOK: :NOOK: 2.5mm abaixo disso é outro novo com sertesa :G :G :G
    Com um destes itens danificado o motor vai trabalhar em uma rotação mais elevada para repor a falta de fricção do sistema de embreagem e concequentemente vai conssumir mais combustivel
    Apesar de tudo seja vc mesmo,mas lembre-se que mudar pra melhor faz parte da evolução humana

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Citação Postado originalmente por Caique Ver Post
    Mas se as sedes estiverem ruins perde compressao,então acho jogo colocar o reloginho pra ver.
    Verdade :-/ isso que dá ficar mexendo só em motor 2t

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Caique
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Duque de caxias RJ
    Posts
    4.866

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    ahsahushauhushua
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
    Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."

    Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !

  11. #11
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    bem por ae...

    meu premio de 11 pra 6 por litro q o diga...

    to cuma preguiasa de trocar akilo...

    Como o tempo e o vento...

  12. #12
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Ja trocou a vela depois que começou a ficar desse jeito ? Mas parabens...91 mil km e não fuma e nem sinal de problemas...acho que deve ser algum detalhezinho que ta fazendo ela ficar assim. /boa sorte com ela. :OK:
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  13. #13
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Troca a vela, limpa o filtro de ar e regula o carburador. Mas faça isso VOCÊ!!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Guarujá - SP
    Idade
    41
    Posts
    8

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Agradeço primeiramente pelos comentários.

    Na verdade, ela não fuma, não solta óleo pelas juntas nem faz barulhos "metálicos", característicos de motor cansado.

    Sei que ela tem boa kilometragem, mas me recuso a aceitar que o "Trovão Azul" esteja precisando de retífica :s

    Vou leva-la ao mecânico semana que vem pra analisar a compressão do cilindro e verficar as válvulas.

    Blaugusto, o filtro de ar foi trocado na ultima revisão, há pouco mais de 15 dias, nãoc reio que seja, mas mandarei o mecânico dar uma olhada nos dutos, pra ver se não há obstrução.

    Qualquer novidade, eu posto aqui, to na torcida pra não precisar retificar.
    um abraço
    "Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com frequencia, e pela mesma razão..."

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Guarujá - SP
    Idade
    41
    Posts
    8

    Re:Perda de potência e aumento de consumo!

    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Ja trocou a vela depois que começou a ficar desse jeito ? Mas parabens...91 mil km e não fuma e nem sinal de problemas...acho que deve ser algum detalhezinho que ta fazendo ela ficar assim. /boa sorte com ela. :OK:
    Realmente não fiz este teste, aliás, será a primeira coisa a fazer, em virtude do baixo preço de uma vela. E depois, se não funcionar, ao menos terei uma vela nova, ehehehehe...

    Só não sabia que uma vela ruim pudesse causar tais problemas
    "Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com frequencia, e pela mesma razão..."

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •