Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 64
  1. #1
    Novato Avatar de Ben
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    18

    Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    É recorrente eu ver nesses fóruns as pessoas colocando para baixo os EBFs e Peels da vida, pelo preço.

    Mas eles não são aprovados pelo inmetro? Não vale nada a aprovação, são muito tolerantes as aprovações? Alguém tem algum embasamento para dizer que o preço dos outros deixa a pessoa mais segura e em que situação? Será que um cara com um EBF, se levar batida de algo mais pesado que um Gol se ferra, enquanto quem tem o Hyper-Ultra-Super-Über MegaShark 7000 Power Turbo pode levar pancada de um trem bala que sairá com seu crânio intacto? Quem aferiu isso cientificamente?

    A única coisa que me inspirou alguma credibilidade nisso é quanto as viseiras. Realmente as do EBF são flexíveis e finas, além de riscar facilemnte, e não terem anti-embaçante, o que até pode ser visto como uma questão de segurança. Não sei se bater com moscas realmente faz com que elas se quebrem, como já ouvi falar também, mas ao menos é algo que parece mais passível das pessoas realmente terem feito alguma avaliação válida que escapou dos testes do Inmetro.

    Ainda que eu até possa conceber que, de algum jeito, os motoqueiros conseguiram de alguma forma executar testes mais rigorosos que os do inmetro e assim averiguar que os mais caros são mesmo superiores em segurança mesmo além disso, fica bem difícil imaginar que isso possa se manter quando se compara capacetes fechados baratos contra um caro, mas que seja aberto ou talvez mesmo modular (no mínimo quando usado aberto). Todo investimento adicional ao que pagaria por um baratinho aprovado e fechado que o cara investe num capacete aberto vai pelo ralo se não calhar de bater com a área protegida num acidente. "Campo de força" eu sei que eles não têm.

    "Foi mal aí", se fiz alguém se sentir mal pelo investimento, mas vejam pelo lado bom. Se tiverem que comprar outros por qualquer razão, talvez possam considerar melhor opções um pouco mais leves para o bolso também.

  2. #2
    Motociclista Avatar de roschneider
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Blumenau SC
    Idade
    40
    Posts
    746

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    pow ben
    curti muito esse joguinho nas antiga

    faz o seguinte arruma um capacete bom, nem precisa ser hiper mega ultra power
    pega um ls2 emprestado de alguem
    anda aproximadamente 1 hora com ele
    te garanto que vc nunca mais vai querer um ebf de 50 conto....

    entra nessa conta conforto
    vc se sente mais seguro com um capacete assim
    olhe bem a quantidade de proteçao que tem dentro dele e compara com o ebf

    capacete pra mim assim que comprar a moto de novo vai ser de ls2 pra cima sem duvida.....
    Todos podem me chamar de Rodrigo prefiro assim....



  3. #3
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Eu para o dia-a-dia prefiro capacete cross, protege bem e é mais fresquinho. Tenho um EBF que uso nos dias de chuva e um KBC, mas é outro nível o KBC, não dá nem de comparar com o EBF, questão de conforto, de ruídos, da impressão de segurança que ele passa, outra coisa...
    Na oficina de vez em quando sobrava uns EBF velhos que os clientes jogavam fora, aquilo dávamos tanta marretada para tentar quebrar, era pancada e nunca quebrou nenhum!

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de FloodDesu
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Indaiatuba - SP
    Idade
    30
    Posts
    2.459

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Acho que é mais conforto e uma sensação de segurança maior [além de segurança propriamente dita, devido às viseiras], se o cara usa a moto pra ir do ponto A ao ponto B e de preferência o mais rápido possível, ele vê de diferente entre um EBF e um LS2/NoRisk ou mais caro apenas o preço, mas se o cara usa a moto e gosta de curtir a viajem, ele provavelmente vai preferir os mais completos e confortáveis aos mais básicos.
    Pode me chamar de Flood
    The Green Arrow

  5. #5
    Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Sapiranga - RS
    Idade
    33
    Posts
    559

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    eu nao compro um mais barato pelo conforto acustico
    Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente A gente muda o mundo na mudança da mente E quando a mente muda a gente anda pra frente E quando a gente manda ninguém manda na gente Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura Na mudança de postura a gente fica mais seguro Na mudança do presente a gente molda o futuro...

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de FloodDesu
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Indaiatuba - SP
    Idade
    30
    Posts
    2.459

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Citação Postado originalmente por lucasfagundes Ver Post
    eu nao compro um mais barato pelo conforto acustico
    Por falar nisso, a 80km/h com um Peels e viseira fechada só ouvia o zunido do vento, parece pior que se tivesse sem capacete '-' Se tivesse um carro chegando perto, nem dava pra ouvir devido ao barulho que fazia.
    Pode me chamar de Flood
    The Green Arrow

  7. #7
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Eu tenho um Vaz e não me arrependo. Confio nele.

    Mas se pudesse compraria outro mais caro APENAS pelo conforto.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Sapiranga - RS
    Idade
    33
    Posts
    559

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Eu tenho um Vaz e não me arrependo. Confio nele.

    Mas se pudesse compraria outro mais caro APENAS pelo conforto.
    tambem estou hyper satisfeito com meu vaz v 120 drop
    ja fiz a bobagem de botar 150kmh nele e nao foi incomodo
    Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente A gente muda o mundo na mudança da mente E quando a mente muda a gente anda pra frente E quando a gente manda ninguém manda na gente Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura Na mudança de postura a gente fica mais seguro Na mudança do presente a gente molda o futuro...

  9. #9
    Motociclista Avatar de Eduardo Toda
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Santo André - São Paulo - Brasil
    Idade
    55
    Posts
    1.549

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Tá certo que coisa boa geralmente custa caro, mas comparando o meu Zeus com o Liberty de um carinha aqui da firma, dá para vero o porque o Zeus é mais caro. A viseira (como foi citado) do Liberty é bem vagabinha, não tem nem aqueles dentilhados na lateral, não tem as entradas de ar no queixo e nem no topo, e o forro é bem ralinho, não tem aquela moldura de borracha que faz a água da chuva escorrer pelos lados, atrás da viseira, ele reclama que quando chove alem de embaçar, fica pingando água no nariz dele....
    Esse Liberty o cara ganhou da CC quando comprou a Suzi Yes dele, é certificado pelo inmetro e talz...


    Poços de Caldas- Amigos de viagem, amigos para sempre...

    From Santo André - S.P. Brasil - Honda CG Titan 150 ESD 2007 -

  10. #10
    Novato Avatar de Ben
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    18

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Eu ainda não consegui encontrar quais seriam as diferenças entre os critérios do Inmetro e de outros órgãos supostamente muito mais exigentes como a fundação memorial Snell.

    Vejo só gente falar, "ah, o Inmetro aprova até um chapéu de couro se tiver fitas e fivela", mas que critério a pessoa tem para falar isso a não ser o fato do capacete ser barato?

    Também vi falarem coisas como que esses mais baratos são aprovados para velocidades mais baixas, do trânsito nas cidades, enquanto que os mais caros seriam desenvolvidos para resistir a velocidades das estradas. Mas de onde tiraram isso, não falam. Eu me pergunto até se a diferença é realmente grande entre os requerimentos para as duas situações, uma vez que a diferença de velocidade possivelmente é compensada pela diferença na probabilidade de obstáculos mais frontais/verticais e estacionários, em vez do chão, horizontal, e outros veículos na mesma velocidade aproximada (o que reduz a força efetiva da pancada).

    Falam em diferenças de materiais e etc, mas será que são engenheiros, e sabem que esses materiais não aguentam o tranco? Será que essas diferenças não são mais significativas em peso e conforto do que segurança?



    E uma crítica interessante que encontrei sobre os testes da fundação Snell:

    Citação Postado originalmente por James Newman, da [url=http://www.biokinetics.com/index.php?option=com_content&view=article&id=35:ja mes-a-newman&catid=2]Biokinetics[/url], em [url=http://www.motorcyclistonline.com/gearbox/motorcycle_helmet_review/index.html]matéria do site motorcyclesonline.com[/url]
    Nos últimos 30 anos, viemos a perceber que as pessoas que caem de motocicleta muito, muito dificilmente, batem a cabeça duas vezes no mesmo ponto. Então temos capacetes que são projetados para agüentar dois impactos no mesmo ponto. Mas ao fazer isso, temos severamente comprometido, severamente, a capacidade deles de sofrer um impacto e absorver a energia apropriadamente.

    A conseqüência é que, quando você leva um impacto em um ponto numa situação de acidente, duas coisas acontecem: uma, você não utiliza completamente o material absorvente de energia que está disponível. E dois, você gera uma maior carga g na cabeça que seria necessário. O que aconteceu com a Snell ao longo dos anos é que para fazer o que é percebido como um capacete melhor, eles continuaram aumentando a energia de impacto. O que eles deveriam ter feito, na minha visão, é diminuir a força g permissível.

    Na minha opinião, a Snell deveria manter uma queda de 3 metros [em seus testes]. Mas dizer aos fabricantes, "OK, 300 g não vai dar mais. No ano que vem vocês terão que abaixar isso para 250. E no próximo ano, 200. E no ano seguinte, 185."

    Não estou dizendo que os do Inmetro são necessariamente melhores, mais realistas, podem bem ser até piores, eu não sei. Mas me parece que não tem isso de duplo impacto no mesmo ponto, ao menos. Mas até agora toda crítica aos testes do Inmetro que já vi se resume a que aprova capacetes de preço baixo, assumindo que por isso, protegem menos. E tem mais do que qualidade no preço das coisas, como já é até bem conhecido em coisas como vinhos, tênis, computadores (os mesmos componentes vendidos pela Apple ou em outro lugar), e até café de cafeterias. No caso de capacetes importados, no mínimo a taxa de importação, em torno de 60% do preço de origem, se não me engano.


    Quase mudando o assunto, acho que talvez o futuro dos capacetes ou um complemento seja esse tipo de capacete-air-bag, desenvolvido para bicicletas, por enquanto:

    Invisible Airbag Bicycle Helmet

    A desaceleração deve ser muito mais lenta, e o impacto do cérebro com o crânio drasticamente menor, imagino.

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São Paulo-Itaquera/Teófilo Otoni-MG
    Idade
    36
    Posts
    8.174

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Ben , eu uso um ditado muito bom que é simplesmente o seguinte , se EBF fosse bom o Valentino Rossi usava , mas não , o capacete dele é AGV , de fibra de carbono , um forro ultra leve , uma viseira que não risca , e um peso pena que não pesa na cabeça e não cansa a gente ... mas ele custa (versão de pista) mais de 10 mil reais !!! mas pela evolução dos capacetes nas pistas , a gente tem(quase) tudo isso nos capacetes mais acessiveis , mesmo que custe 400,500 reais ou um pouco mais , o que importa é a nossa proteção , um peso menor para que não canse a gente e também o estilo ...

    Não importa se vc quer defender um EBF 7 pq ele vem com o selo N nas costas do capacete e pq ele custa 50 reais , mas um capacete de melhor qualidade (como os EBF Orion) LS2 , Zeus , ou outras marcas é uma proteção melhor para a gente , mesmo que custe a mais , é melhor além da segurança , o conforto maior de um zeus ou LS2 ...

    valeu ...





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    tanto segurança como conforto e estilo tbm,
    capacete de 50 pila num presta pra nada, dexa ele cair no chao ja quebra no meio.
    Nem o garupa q vai comigo usa capacete ruim, tenho um norisk e gosto muito dele, nao é dos melhores, mas tem viseira de policarbontao, antirisco e tals... posso ter certeza quando digo q aguenta mais q um de 50 pila

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Eu acho o seguinte, qualidade tem preço. Um ebf de 50 conto passa no teste do inmetro? Passa, mas isso significa que ele atende o minimo dos requisitos de segurança. Usa um Ls2, yohe e depois usa o ebf e veja a diferença. Penso o seguinte, se economizam na viseira que é um item barato imagina no resto do capacete? Pq aquela viseira fina igual um papel também passa no teste do inmetro, agora leva uma pedrada que algum pneu de caminhão levanta na pista bem no meio da viseira. Claro que existem casos que a marca do capacete acaba encarecendo o mesmo, vc acaba pagando mais por usar determinada marca.

  14. #14
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.362

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Olha, tinha um EBF e a alguns meses comprei um LS2, é só ler bastante sobre o assunto que vc vai aprendendo a de longe, identificar a diferença, já sofri acidente com o ebf e minha opnião é a seguinte: o inmetro aprova o mínimo, fazem teste onde um objeto vai de encontro ao capacete sendo que nos acidentes é diferente, o capacete vai de encontro ao objeto que pode ou não estar em movimento tbm portanto acho que capacete barato só serve pra uso urbano, aí que tá o problema, a gente sabe que muita gente não respeita os limites de velocidade urbana que serão no máximo 60km/h, e mesmo que a pessoa respeite pode cruzar o caminho de alguém que não está respeitando esse limite, é a hora que o capacete de uso urbano sofre uma pancada numa velocidade maior do que ele foi projetado aguentar. O inmetro se não me engano não faz teste em todos os pontos de impacto do capacete, um teste da sharp por exemplo calcula quando o capacete concegue receber em cada lateral, na viseira, na nuca e na parte superior. A verdade é que todos os testes são falhos, normalmente calculam um impacto a 30km/h, alguns a 60km/h, isso é completamente ridículo e fora da realidade. Mas como já disseram usa um LS2 ou outro capacete nesse preço pra vc já sentir a diferença, se não tiver como, vai numa motopeça e pede pra olhar um pro tork/ebf simples ou qqr outro que custe menos de 100, um ls2 ou nitro e um shark ou agv, bota os 3 lado a lado e compare vc mesmo qualidade visível do casco (todo capacete simples da até pra enxergar a emenda do casco), o forro e a espessura de cada camada depois reflita qual vc acha que protegerá melhor sua cabeça.

    Não tenho nada contra o EBF, como já sofri acidente com ele sei que da conta pra acidente urbano mas em rodovia a 110km/h por exemplo duvido muito, só não me sinto ainda mais segura com meu ls2 pq não tenho o restante do aparato então no meu caso, por equanto, sofrer um acidente na rodovia só ia sobrar inteira a cabeça mesmo rsrs, pelo menos não estraga o velório. Eu to meio sem tempo agora mas quando voltar escrevo mais sobre o assunto e procuro fontes já que está tão incrédulo quanto a diferença
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    São Sebastrovão - SP
    Idade
    49
    Posts
    217

    Re:Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?

    Qndo fui comprar meu capacete o vendedor tava quase me xingando. Apesar de saber qnto eu podia gastar aproveitei pra ver qual que era a sensação de vestir td qnto é capacete que tinha lá, do San Marino ao Shark.
    Depois de matada a curiosidade, restringi aos modelos que eu podia pagar que possuiam características que me agradaram nos capacetes caros. Acabei optando por um NoRisk. Tinha gostado do LS2 tbém pois era mais leve, mas mais pesado no bolso.
    Tenho um EBF que veio com a moto. Mas me sinto insegura com ele. Fico imaginando se vier a cair o quanto minha cabeça vai quicar dentro daquele trem.
    Essa coisa de selo do inmetro é mto relativo. Tem brinquedo q tem selo, mas a criançada q usa os brinquedos num é certificada logo, volta e meia dá caca. :G
    De que adianta gastar 1.500,00 num capacete e usá-lo com a cinta da jugular frouxa?

    -Se vc tivesse grana pra um carro, qual seria?
    -Uma estradeira d 600cc ou mais e manteria a 125cc pra usar na cidade.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •