Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Imperatriz - Maranhão
    Idade
    35
    Posts
    947

    Fluido De Freio - Diferenças

    Qual a diferença entre DOT3, DOT4, DOT5?
    [img width=293 height=130]http://telacrente.org/wp-content/uploads/2010/09/foro-de-s%C3%A3o-paulo.gif[/img]

  2. #2
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Fluido De Freio - Diferenças

    O fluido de freio é o líquido responsável por transmitir a força sob pressão do sistema de freios até os mecanismos de frenagem (pastilhas nos sistemas a disco, lonas nos a tambor) junto às rodas. Por estar sujeito a condições severas de temperatura, não é possível usar líquidos à base de água para essa finalidade, pois poderiam congelar sob frio rigoroso ou entrar em ebulição em temperatura elevada.

    DOT-3 ou nível 3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.

    O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •