Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1

    Manutenção nas bengalas da Gs 500

    Olá amigos, postei um tópico no gs500online (http://www.gs500online.com.br/forum/...8;#entry397608) sobre a manutenção nas bengalas da Gs 500, e como bengala de moto funciona igual em todas que não são invertidas, vou postar aqui tambem pra que ajude alguem que precise trocar o retentor ou apenas queira fazer um revisão bem minuciosa.


    Após soltar as bengalas da moto, solte o parafuso que fica em baixo da canela


    Retire o óleo velho bombeando a bengala diversas vezes


    Agora solte a parte de cima...


    Mas tome o cuidado de desrosquear o final com a mão, pois haverá pressão da mola e essa peça pode sair voando.


    Após retirar todas as peças do interior da bengala e o guarda pó, chegou a parte que merece maior atenção retirar o anel de retenção e o retentor, na foto o anel já está parcialmente extraido.


    Agora é só utilizar a força, puxe a canela para um lado e a bengala para o outro...


    O retentor vai saindo...


    Agora tá desmontado, é só limpar, trocar alguma peça danificada e iniciar o processo de montagem.


    Recoloque as peças em sua devida ordem (consultem o manual de serviço)


    Essa parte volta pra canela


    Atençao especial para esse anel de cobre.


    No detalhe ele não está preso ainda, vai precisar bater com cuidado até ele descer e se fixar na canela.


    Há o macete do cano de pvc, que é mais seguro e simples, mas com cuidado, dá pra colocar dessa forma, não aconselho pois pode arranhar a bengala no pior local, por isso eu protegi com fita isolante e bati com bastante cuidado, não precisa bater com força e deve ser feito girando a canela.


    Notem que ele não desce até o mesmo nivel da canela, fica um pouco acima (1 ou 2 mm), na dúvida é só colocar a arruela e o retentor e observar se o mesmo já permite recolocar o anel.

    [img width=360 height=480]https://lh6.googleusercontent.com/_dwUZldIKPmw/TWpM-NnPJnI/AAAAAAAAATY/Un2dj_Q2oGk/s512/DSC02320.JPG[/img]
    Recoloque a arruela e o retentor...


    O anel de retençao...


    Importante: o anel de retenção tem que estar em boas condições e deve ficar bem preso na canela pois é ele que vai segurar a pressão do óleo e impedir que o retentor saia do lugar.


    - O parafuso da parte de baixo da canela faz tambem o trabalho de vedar a saida do óleo, deve ser bem fixado e não permitir vazamento, passei uma cola de junta.

    E é isso ai, é só montar a mola e as outras peças na ordem, acrescentar o óleo novo, fechar a parte de cima, montar tudo de volta na moto e ser feliz...

    Fui.






  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Manutenção nas bengalas da Gs 500

    Bom tutorial.
    Mas eu costumo fazer um pouco diferente.
    Tiro primeiro a parte de cima, ponho o amortecedor de cabeça pra baixo e bombeio até tirar o óleo todo.

    Depois solto o parafuso allen da parte de baixo, e caso rode todo o conjunto interno, eu fiz uma chave comprida pra segurar a peça por dentro, só que varia de uma moto pra outra essa chave.

    Aí eu tiro fora a bengala e suas partes internas, sobrando a presilha e o retentor ainda presos no cilindro externo, só depois disso é que eu faço a troca do retentor, sem correr o risco de arranhar a bengala, alem disso fica mais fácil já que a bengala no lugar atrapalha o manuseio pra tirar a presilha e o retentor.

    Não sei se é o certo, mas eu sempre fiz assim sem problemas.

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Caique
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Duque de caxias RJ
    Posts
    4.866

    Re:Manutenção nas bengalas da Gs 500

    magrâo faço do msm jeito e tb fiz uma ferramenta a minha usei um pedaço de gg50 com a ponta acertada no esmeril.

    ps:falou como colocar o oleo e a medida?
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
    Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."

    Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !

  4. #4

    Re:Manutenção nas bengalas da Gs 500

    Que moto vcs tem ?

    Voces tem sorte, pq a GS tem um anel de cobre lá na ponta da bengala que tem o diametro maior que o retentor, o que impede de tirar apenas a bengala, se vc puxar sai tudo, se liga só:




    Observe que o anel que fica em cima pára quando chega na ponta onde está o tal anel, a cor dele é mais escura que a bengala.

    eu usei óleo de direção hidraúlica ATF R$ 14,00, 350 ml em cada, falam pra colocar 385, mas eu prefiro colocar menos pq evita do óleo subir e forçar o retentor, dá final de curso antes. Coloca-se o óleo por cima.

    Pelo menos no caso da GS, se vc não soltar a parte de cima primeiro, a parte interna fica comprimida pela mola e não gira, ai é só soltar o parafuso.

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Manutenção nas bengalas da Gs 500

    Eu achei estranho mesmo esse anel saindo junto, então aí não tem outro jeito.

    Nas pequenas a maioria sai a bengala limpa como eu falei, as que eu conheço são assim.

    Embaixo do meu avatar tem as 3 motos que eu tenho, todas eu já troquei os retentores, todas elas saem normal.

    A medida do óleo para quem quiser saber da sua, pode procurar o manual de serviço na net. A maioria se acha fácil, inclusive aqui no PN.

  6. #6

    Re:Manutenção nas bengalas da Gs 500

    esses aneis estreitam a distancia entre a canela e a bengala, um fica em cima e outro em baixo, deve por causa do desgaste, permitindo trocá-los ao invés de trocar a bengala e a canela, como o caso da camisa ela desgasta e protege o bloco.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •