Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 26
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Resolvido - Freio tambor muito, muuuito sensível.

    Os freios da minha RX125 estão assim... violentos: Mal encosto o pé ela já alicata. Ontem lavei a moto a tardinha, o que fica pior ainda depois de seca. Ainda pouco usei ela. Em asfalto ou calçamento vai bem, é até legal ver ela segurando forte no freio. Mas em rua de terra principalmente se tiver uma brita soltinha simplismente não tem meio termo: é ou roda livre ou roda travada. Basta os patins terem contato com a pista do cubo que já arrasta o pneu na brita. Os patins são novos, só não lembro agora que marca eles são, mas sempre compro peça de marca boa, o cara da loja me conhece bem e sabe disso, então não acho que seja a qualidade dos patins. O cubo gasto pode ser, mas já coloquei um calço naquele pino onde apoia as extremidades do patin, porque antes alem de agarrar o freio, agarrava e não soltava mais!!! era quase um suicídio andar com ela... bom, isso já não faz mais. O curioso é que todos os 2 são assim. E o dianteiro é 100% novo: cubo e patins zero, e tambem abaixa a dianteira com qualquer encostada no manete. Não é tão violento como o traseiro, mas tá um freio violento tambem. Justamente numa moto 2t que o freio é mais importante pelo pouco freio motor que ela tem, tá tenso andar assim... freio em excesso kkkkkk. Eu penso se numa hora preciso freiar de repente num asfalto sujo de areia ou óleo, é meio arriscado. Alguem sabe como deixar o freio mais suave, gradativo?
    Última edição por magrao tk; 01-02-12 às 07:32.

  2. #2
    Iniciante Avatar de nigeldias
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Novo Hamburgo - RS
    Idade
    33
    Posts
    76
    Eu acho que tu já deve ter tentado, mas tu já tentou regular no cabo do freio? lá no cubo traseiro ? empurra aquele esquema ali e gira a porca.

  3. #3
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    Magrão,que inveja de vc.Minha moto tem rodas de liga e os freios eram muito bons até mais ou menos os 40 mil KM
    de lá pra cá,já eram... Não freiam nada
    ja tentei de tudo:fibra nova.lixar cubo,lavar cubo,calço no eixinho,nada adiantou
    se depender deles to fudido...

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por nigeldias Ver Post
    Eu acho que tu já deve ter tentado, mas tu já tentou regular no cabo do freio? lá no cubo traseiro ? empurra aquele esquema ali e gira a porca.
    Valeu. Mas é que isso só muda a altura do freio. A hora que ele acionar vai agarrar igual.



    Citação Postado originalmente por bruno almeida Ver Post
    Magrão,que inveja de vc.Minha moto tem rodas de liga e os freios eram muito bons até mais ou menos os 40 mil KM
    de lá pra cá,já eram... Não freiam nada
    ja tentei de tudo:fibra nova.lixar cubo,lavar cubo,calço no eixinho,nada adiantou
    se depender deles to fudido...
    Pois é cara... sem freio é mais tenso ainda.

    Tem uma coisa que eu tava pensando aqui: eu passei desengraxante nos cubos pra limpar quando reformei a moto. Será que ele causou esse super atrito? Faz tempo que passei, e não faz muito sentido... mas é a única coisa diferente que fiz no freios, de resto montagem normal... Tenta aí Bruno, vai que resolve o problema dos teus freios rsrs se melhorar eu já descubro porque os meios ficaram tão fortes.

  5. #5
    Banned
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Recife
    Idade
    34
    Posts
    708
    cara minha moto freava bom ate sábado, resolvi lavar e desmontas as rodas pra dar uma geral nos cubos, ver como tava o desgaste das sapatas, quando montei o freio ficou invertido o traseiro que freava mas que o dianteiro, ontem eu coloquei um jogo de sapata nova na frente ( a traseira ainda ta boa, quase não uso ela, so em casos que precisa mesmo ) e o freio continuo ruim, quando abri hj pela amanha ( é acabei de termina o serviço ) com um dia sapata atava toda envidraçada e suja com alguma coisa que parecia óleo ou graxa, dei uma lixada nela e fiz uns sulcos e limpei o tambor com gasolina, vamos vê como fica, que andar com freios ruins é suicídio.


    tenho inveja dos seus freios magrão!

  6. #6
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Cara isso deve ser somente ajuste... naquela porca que fica no freio traseiro vc consegue regular isso.
    Simples e fácil.

  7. #7
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    meu traseiro tbm tah assim.., depois q saiu da revisão, não freia, ou trava,
    de ontem pra hoje.., do nada..,

    mas volta um pokim a regulagem do freio uns 2 dias.., geralmente da uma amansada neles..

    Como o tempo e o vento...

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Darkknight
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Gabriel Monteiro-SP.
    Idade
    32
    Posts
    441
    ae Magrão blz...
    então cara, faz o seguinte diminui a regulagem na porca de ajuste...
    se não funcionar, tire a roda, e ve se as molas da lona de freio estão funcionando corretamente, talvez a mola esteja com problema...
    se não for nada disso desconsidere o q eu te falei boa sorte ai t+ irmão

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Não não gente! Não é ajuste.

    É tipo, quando o freio começa a funcionar... o certo é ele ir freiando aos poucos, e conforme vamos fazendo mais pressão sobre o pedal com o pé, mais força o freio vai ter, até chegar ao ponto da roda arrastar.

    Nesse meu freio não tem esse meio termo. Encostou o pé (e a mão, pois o dianteiro tá quase igual) mesmo de leve... ele já agarra e arrasta a roda em estrada de brita, por exemplo. E no asfalto se quero dar uma leve segurada ela já acoca a dianteira, não chega a arrastar porque já to acostumado. Mas eu jogo que qualquer pessoa desavisada que pegasse ela na primeira freiada ia parar cantando pneu ou tomar um susto kkkkkk

    Outro detalhe que esqueci de falar: principamente com tempo úmido os freios fazem barulho. O dianteiro faz aquele apito agudo que muitas motos fazem normalmente. Mas o traseiro é muito estranho, faz um som bem mais grave. Por exemplo, o dianteiro faz algo tipo iiiiiiiiiiiiiii, e o traseiro faz uuuuuuuuu.

    Será que o desengraxante que passei contaminou as lonas e deu um efeito contrário? Freiar mais?
    Última edição por magrao tk; 31-01-12 às 11:55.

  10. #10
    Motociclista Avatar de FelipeLiposo
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    São Paulo
    Idade
    35
    Posts
    550
    Tá ai algo que eu queria entender Magrão, minha moto faz um barulho irritante no freio traseiro, e eu já desmontei e não consigo achar o motivo...
    Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
    Homer Simpson

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Já ouvi falar que tem gente que faz uns cortes em diagonal nas lonas, acho que pra água e sujeira escoar e não ficar entre a lona e o cubo. Alguem confirma isso?

    Ah, já tentei nesses tempos melhorar. Então já fiz o que a maioria por enquanto indicou. Já conferi pressão das molas, abertura dos patins, lixei cubo e lonas, sistema todo lubrificado e revisado. Mas com esse inconveniente.

  12. #12
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    todo mundo se mata pra aumentar a eficiência do freio, magrão o que faz ? ^^ kk

    ja sei.., lembra do pessoal das twister quando mandaram lavar e jogaram oleo diesel no disco e afeto pastilha e tudo mais.., é uma idéia..,
    sobre a questão das pastilhas, são novas, certo, vai la e vê que marca que é.. se for cobreq, volta a regulagem do freio, quase la embaixo.., ai vc "aprende" a apertar um pokim menos o freio, ele vai gastando de leve até aumentar a area e ter mais "um poukinho de meio termo", coisa de 1,2 semanas fika bom..,
    foi o unico freio a tambor que eu consegui mandar RL, uma titan 125kse da minha mãe, e não foi intencional..

    Como o tempo e o vento...

  13. #13
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    manda benzer

  14. #14
    Motociclista Avatar de WeaponX
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Paulo
    Posts
    1.130
    Ta me parecendo lona de freio muito aderente ,tem umas marcas que tem seu material ou melhor as propriedades de seu material alteradas pela alta temperatura e passam a ser aderentes em demasia fazendo o freio travar tire as lonas e de uma lixada se não der certo o jeito é trocar por uma diferente para ver o que da...
    ER-6N

  15. #15
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    eu num trocava não, essas q é da boa

    Como o tempo e o vento...

 

 

Tópicos Similares

  1. Freio Dianteiro mais sensivel quando chove...
    Por Robinhu_125 no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 08-04-08, 08:24
  2. Titan 150 / Freio a Tambor ou a Disco??
    Por Motorhead no fórum Área de debate
    Respostas: 34
    Último Post: 21-01-08, 10:02
  3. Limpeza do tambor de freio
    Por FHNT no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 11-01-08, 17:50
  4. Respostas: 4
    Último Post: 22-02-07, 10:48
  5. Freio a Tambor - Titan 150 ES
    Por Motorhead no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 11-07-06, 10:17

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •