Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 76
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292

    Lightbulb Vocês sabem fazer uma curva de moto?

    Olá pessoal, pode parecer estranho, mas resolvi criar um tópico ajudando o pessoal menos experiente, e quem sabe até mesmo alguns experientes. Recentemente meu amigo caiu por não saber fazer uma curva corretamente, ou melhor, para si, ele estava fazendo a curva certo. Não que eu seja uma espécie de perfeição em matéria de pilotagem, provavelmente tem coisas que eu não sei, mas essa que eu sei vou compartilhar com vocês, porque realmente quase ninguém sabe, garanto que quando eu explicar vai ter um monte de gente achando "estranho". Mas vamos lá.

    O que eu tenho a dizer para vocês é que você acha que para entrar numa curva é só virar o guidão para o lado da curva e deitar a moto, esqueça tudo que você sabe... Você está fazendo errado!

    Se você quer fazer uma boa curva, você deve girar o guidão para o lado de fora da curva, isto mesmo, se você vai entrar para a esquerda, você o vira pra direita. Isto é uma técnica chamada contra-terço. Quando você entra numa curva e mantêm o guidão a favor da curva que você está fazendo, você está brigando com a moto, porque no extinto dela de moto, ela quer levantar, e você está querendo que ela deite. E amigo, moto não gosta de ser contrariada, se você fizer isso e deitar bastante a chance de escorregar o pneu dianteiro e você ir para o chão é grande. Quando você gira o guidão para fora da curva, a moto se deita de automático, sendo assim é a moto que quer deitar, não é você que está obrigando. Sendo assim não tem nenhuma força querendo levantar ela e outra querendo baixar, fazendo assim uma curva sem riscos de derrapagem, exceto por fatores externos, areia na pista, pista molhada, pneus ruins enfim.

    Pratiquem a técnica com moderação, quando eu falo em virar o guidão para fora da curva, eu não digo em virá-lo realmente, você vai aplicar uma força suave nele para fora da curva e já vai sentir de imediato a moto pedindo pra descer, o que ela pedir pra descer você desce, nunca tente controlar a descida dela "brigando" com ela como eu falei antes, se ela descer demais alivia a força contrária e ela subirá. Se você tentar levantar ela na marra a chance do pneu dianteiro sair da linha é a mesma de virar o guidão para dentro da curva.

    Contra-terço é uma técnica usada a partir dos 40 Km/h, é a velocidade que a moto cria um efeito físico pelo movimento giratório das rodas. Enfim, não vou explicar a parte física porque o tópico já está enorme. Como podem ver, curva não é tão simples como vocês imaginavam, é por isso que dizem, o bom piloto a gente conhece nas curvas.
    Última edição por Cláudio W.; 21-09-12 às 16:12.

  2. #2
    Motociclista Avatar de sandro lara
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    presidente prudente
    Idade
    48
    Posts
    877
    assistiu o relampago macqueen né doc kk . esse assunto ja foi discutido aqui mais tudo bem , esse tipo de curva usando o contra esterço tem que ter uma certa velocidade se não é chão na certa .
    Armas não matam pessoas,pessoas,matam pessoas.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292
    Citação Postado originalmente por sandro lara Ver Post
    assistiu o relampago amquin né doc kk . esse assunto ja foi discutido aqui mais tudo bem , esse tipo de curva usando o contra esterço tem que ter uma certa velocidade se não é chão na certa .
    Relampago amquin? Que diabos é isso? KKKKKKKKKKKKKKKKK'
    Eu usei a pesquisa do forum antes de postar, encontrei topicos ensinando a fazer curvas, mas nenhum falando do contra-terço. E como eu disse, contra-terço é a partir de uns 40 Km/h, antes a moto responde como uma bicicleta. É para fazer curvas deitando a moto, em velocidade, curvas normais, se faz normalmente.

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por Cláudio W. Ver Post
    Relampago amquin? Que diabos é isso? KKKKKKKKKKKKKKKKK'
    Não assiste cinema ? Filme Carros
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  5. #5
    Motociclista Avatar de sandro lara
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    presidente prudente
    Idade
    48
    Posts
    877
    errei o macqeen kk , mais o senhor ja disse duas vezes (contra-terço) é contra esterço ok mais não vamos começar uma guerra de ortografia aqui não porque isso ja deu rolo pro meu lado uma vez kkk , abraços a todos .
    Armas não matam pessoas,pessoas,matam pessoas.

  6. #6
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Já existe o tópico no fórum do "contra-esterço", mas enfim... é válido pra quem não viu ainda.
    Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto.

  7. #7
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    ngm vai lembrar desse tutorial quando tiver nas ruas....
    isso as pessoas aprendem com o tempo, alguns caem e aprendem, outros aprendem e caem, acho que no fim todo mundo cai e aprende

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Moço, em mais de 10 anos de ciclismo e alguns 4 mil km de moto eu digo com tranquilidade: contra-esterço não há como fazer ou deixar de fazer. Qualquer pessoa que sabe o mínimo de andar de moto ou veículos de duas rodas, já faz "automaticamente" essa técnica. Já está de alguma forma em nossa cabeça. Não percebemos no dia-a-dia, principalmente porque geralmente andamos em velocidades baixas. Acima de 30 km/h qualquer pessoa pratica essa técnica sem nem perceber. Mas em altas velocidades é vital saber usá-lo bem, em motos de alta cc e em pistas para isto. Porque se o cara estiver numa Fan a mais de 120 e inventar de deitar muito na curva e ainda realizando essa tática, ele vai pro chão ou pra debaixo dele.

    Pra mim, na curva a pessoa não precisa inventar, não precisa deitar junto, não precisa querer deitar a moto, apenas acompanhe a curva com suavidade com o corpo tranquilo e pronto.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292
    Citação Postado originalmente por sandro lara Ver Post
    errei o macqeen kk , mais o senhor ja disse duas vezes (contra-terço) é contra esterço ok mais não vamos começar uma guerra de ortografia aqui não porque isso ja deu rolo pro meu lado uma vez kkk , abraços a todos .
    Não começaremos uma guerra não. É que aqui onde eu moro quase todo mundo fala contra-terço, acabei pegando o costume. D:

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Citação Postado originalmente por Cláudio W. Ver Post
    Relampago amquin? Que diabos é isso? KKKKKKKKKKKKKKKKK'
    Eu usei a pesquisa do forum antes de postar, encontrei topicos ensinando a fazer curvas, mas nenhum falando do contra-terço. E como eu disse, contra-terço é a partir de uns 40 Km/h, antes a moto responde como uma bicicleta. É para fazer curvas deitando a moto, em velocidade, curvas normais, se faz normalmente.
    Enganado! Em curvas normais se pratica o contra-esterço também. Mas como eu disse, a gente não repara. Se o cara quer deitar bem a moto ele precisa aprimorar essa tática.

    Acontece que essa técnica é muito mal explicada na teoria, a pessoa que nunca ouviu falar, pensa que você tem que virar o guidão pro lado contrário, quando na verdade não é bem assim, é basicamente dar um tapinha pro lado contrário que a moto vai pro lado certo, mas como eu disse, todos nós fazemos isso sem perceber.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  11. #11
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784
    Eu não sei fazer curvas.

    Gosto mesmo é das retas, pra acelerar com força!

    Abs,
    Carregando...

  12. #12
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Citação Postado originalmente por Cachorro Ver Post
    Eu não sei fazer curvas.

    Gosto mesmo é das retas, pra acelerar com força!

    Abs,
    Isso ae, curva é para os fracos.
    Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de fast1988
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tocantinópolis-TO
    Idade
    35
    Posts
    217
    sabe de uma coisa, nao sei se uso essa parada ou nao, mas viajo da boa, deito quando é necessario, quando não é simplesmente "me deixo levar"...

    o fato é... pode ter certeza que eu nao vou treinar, durante uma viagem a 100 e pokos km/h um novo jeito de fazer uma curva... dentro da city nao rola pq nao quero matar ninguem e ate mesmo pq minha cidade, do começo ao fim tem 2, no maximo 3km... entao... é isso aew

  14. #14
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    sei la.., ja aprendi tanta técnica diferente, cada velocidade, estilo de moto, asfalto e angulo de curva pede um tipo de técnica.., a mais dificil até agora pra mim aprender é a da Rocan, mas acredito que pelas trail que eles usam seja mais facil usar a técnica..
    questão de frear dentro da curva vai de acordo com o seu dominio, ( conhecimento da moto, reação, lembrando que até freio motor é um tipo de freio ) algo totalmente NÃO recomendado para o uso. eu ja fritei pneu dianteiro dentro de curva.., mas vai de cada um..

    Como o tempo e o vento...

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de sergipe
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    361
    freio motor uso todo dia, aliás...toda hora.

 

 

Tópicos Similares

  1. Fazer curva na chuva medo
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 34
    Último Post: 21-01-12, 15:42
  2. Vendo curva de COYOTE para FAZER
    Por douglasybrazul no fórum Classificados
    Respostas: 18
    Último Post: 09-03-09, 10:03
  3. Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários
    Por Minervino no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 03-10-08, 13:45
  4. Vocês já incentivaram algum amigo ou parente para comprar uma moto?
    Por Rodrigo_Alves no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 02-10-08, 18:54
  5. Vocês sabem o que é TWI?
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 26-11-07, 10:41

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •