Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 68
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Luis_RJ
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    35
    Posts
    151

    Unhappy Estabilidade com garupa inexperiente.

    Um dia desses eu cai em uma descida com barro por causa de um garupa que me desequilibrou.
    Eu, por muito tempo, não andei com garupa. Mas agora fico doido em perceber quanta instabilidade um garupa pode gerar na pilotagem. Mesmo sem ter intenção de atrapalhar, quando ando com algumas pessoas (normalmente pessoas com mais peso que eu) não consigo nem fazer curvas de forma descente. Já com outras (mesmo sendo pesadas) não sinto muita diferença em curvas, apenas em retomadas e manobras com baixa velocidade.
    Normalmente peço para o garupa se comportar como uma caixa presa no banco, evitar de jogar o peso contra ou antecipar meus movimentos.

    Tenho uma gsr150i. Pela moto ser leve, acho que esse problema deve ser muito maior que em uma moto grande ou até mesmo em uma moto de porte médio como a Fazer. O que acham?
    O que vocês dizem para garupas que nunca andaram em uma pequena, para evitar esse problema?
    "Um passo a frente e você não estará no mesmo lugar."

  2. #2
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Deixa a frente leve, fora que o infiliz fica mechendo..,
    geralmente quando começa a fazer graça eu do uma jogada na moto pra mandar nego pra cima pra pegar carona com o avião que tiver passando e mando o infiliz ficar quétu.
    resolve cara.., c num tem noção, as vezes vai o caminho inteiro sem abrir a boca.

    Como o tempo e o vento...

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Se o garupa for igual um saco de batatas mal amarrado na moto é tenso mesmo! O único jeito é literalmente fazer força pra equilibrar a moto.
    Já carreguei tanto mala que tinha que forcejar puxando a moto pro lado que precisa em uma curva ou desvio de trajeto. O problema é que muitas pessoas não tem senso de equilíbrio, e outras tem medo quando a moto inclina, e ficam tentando deixar ela na vertical achando que vão cair. Aí fica aquela guerra pra ver quem leva a moto pro lado que quer kkkkk.

    O garupa influi tanto no equilíbrio que quando eu deixava os outros levar a minha moto comigo na garupa era eu quem desviava dos buracos se o danado seguisse na intenção de passar por dentro. Eles indo numa boa, quando viam... tchum! a moto pro lado kkkkkk

    Garupa bom é aquele que fica leve e acompanha o movimento do piloto, pra isso não precisa nem saber andar!
    Última edição por magrao tk; 24-03-13 às 20:49.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Andar com garupa atrapalhado é chato mesmo, eu ando muito pouco garupado então é pior ainda, pois não tenho muita experiência andando com garupa, e a pouca que tenho é quase só andando em estrada. As curvas ficam mais quadradas, ou as vezes até ficam boas, nunca dá pra saber ao certo, depende do que a garupa vai fazer... Com garupas leves com certeza o problema é menor.

    Quanto ao tamanho da moto, faz uma boa diferença sim, motos pesadas, tipo as custom médias e grandes, tem a ciclistica muito menos prejudicadas pelo pêso do garupa, mas comparando a GSR com a Fazer a diferença é pequena (nossa GSR é bem pesada), já que o pêso das duas motos é muito parecido, a Fazer acaba se saindo um pouco melhor em razão da suspensão monoshock, e não pelo tamanho.
    Última edição por irai; 24-03-13 às 20:54.

  5. #5
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Nossa.... tem garupa de todo jeito, tem uns que ficam duros em cima da moto, tem outros que ficam jogando pra todo lado....
    O melhor mesmo é ir sozinho, se não for possivel as dicas do chiccoli são válidas

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de Luis_RJ
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    35
    Posts
    151
    Citação Postado originalmente por Bruno Rafael Ver Post
    Nossa.... tem garupa de todo jeito, tem uns que ficam duros em cima da moto, tem outros que ficam jogando pra todo lado....
    O melhor mesmo é ir sozinho, se não for possivel as dicas do chiccoli são válidas
    Realmente, tem garupa de todo jeito.
    O pior é que são imprevisíveis as reações deles.
    Mas o pior é quando o cara força a moto pra ficar reta. Eu passo a ter que fazer todas as curvas virando o guidão em velocidade baixa ao invés de só inclinar a moto.
    "Um passo a frente e você não estará no mesmo lugar."

  7. #7
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Regra nº1 para garupa: Acompanhar o movimento do piloto
    Regra nº2 para garupa: Não tentar "ajudar" o piloto.

    Peça para o garupa ficar neutro e acompanhar seus movimentos.

    Se for esposa ou namorada, melhor se for agarradinho, não por carinho, mas porque realmente fica melhor pra pilotar.
    Última edição por coreanas; 24-03-13 às 22:55.

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por coreanas Ver Post
    Regra nº1 para garupa: Acompanhar o movimento do piloto
    Regra nº2 para garupa: Não tentar "ajudar" o piloto.

    Peça para o garupa ficar neutro e acompanhar seus movimentos.

    Se for esposa ou namorada, melhor se for agarradinho, não por carinho, mas porque realmente fica melhor pra pilotar.
    Seas regras não forem cumpridas s´resta a punição: empina de repente e ejeta ele no asfalto! hehehe

  9. #9
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Se não forem, antes de empinar é chão pra todo mundo.

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de kaiokold
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Petrópolis-RJ
    Idade
    37
    Posts
    347
    Eu não dou carona mesmo , a traxx que uso mais no dia a dia para trabalhar , nem pedaleira para garupa tem , eu tirei.

    Carona só se for caso de vida ou morte , ou alguma garota que não posso mandar ir a pé rsrs.

    É uma merda andar com carona , carona só é bom quando é mulher e se está dando um rolé curtindo.

    Abs e anda com um folheto de alguma concessionaria , se alguem pedir carona , tu entrega e manda comprar uma rs.
    Suzuki GSXR-1000 2011
    Yamaha XTZ 125 Motard 2014

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    nossa...garupa e uma coisa delicada....e aqueles que tem medo e fazem movimento contrario ao do piloto numa curva...tenebroso....minha noiva hj em dia vai legal , acompanha bem os movimentos e so comeca a perturbar acima de 250 km/h....mas no passado, tive uma ybr com tracao com um dente a mais no pinhao e tinha uma namorada grande e gorda....peguei uma subida e tive que parar no meio...pronto!...tava feito o problema, a moto nao subiu mais...
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  12. #12
    Motociclista Avatar de Diogo-RJ
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    1.012
    é ate meio estranho... Mas andar com garupa "homem" que é machista e tal é uma ***... o cara fica sentado quase na rabeta, so pra nao encostar em vc... porr4, na reta parece que a moto ta bebada de tanto que fica em zigue-zague. ahuahauahu

    andar com homem em garupa, so kem sabe ou kem tem moto... senao fica tenso demais.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de CONKER
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Manaus - AM
    Idade
    36
    Posts
    346
    Citação Postado originalmente por coreanas Ver Post
    Regra nº1 para garupa: Acompanhar o movimento do piloto
    Regra nº2 para garupa: Não tentar "ajudar" o piloto.

    Peça para o garupa ficar neutro e acompanhar seus movimentos.

    Se for esposa ou namorada, melhor se for agarradinho, não por carinho, mas porque realmente fica melhor pra pilotar.
    Quando eu comprei minha primeira moto, minha esposa ficava naquele cabo de guerra eu fazendo a curva para um lado e ela pendendo para o outro. Cheguei pra ela e dei uma instrução de pilotagem, coloquei ela como piloto e eu na garupa fazendo aquele terror e ela gritando "PARAAAAAAA...". Depois disso ela viu como era e hoje em dia ela anda "mochilada", colada e eu que já falo "não deita muito na curva senão nois cai..."auhaahauhuah

    Ex-Titan ESD azul 03'
    Twister amarela 08' "Loira Bandida" - Rumo aos 100.000km's


    "É, fácil demais, viver em paz, agente é que complica tudo..." Thalles Roberto

  14. #14
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    Ah, garupas inexperientes é foda de mais né, eu fui um garupa inexperiente, mas só depois que comprei a minha moto que fui perceber que o medo que eu sentia na garupa era um medo bobo AUSHAUHAUS, mas na verdade a sensação que um piloto sente é muito diferente do garupa, principalmente nas curvas, até pq o piloto esta segurando o guidom, ja passa mais segurança não é, se estiver com uma mulher se ela for agarradinha no cara, ja ajuda muuuito, passa até mais segurança pro piloto, ruin são os garupas que sentam muito atras da moto, ai fica horrivel, se for maxo então ai nao da pra falar pro cara grudar em voce né, se for menina ja da pra ela dar uma encostada melhor no cara, ajuda muito isso.
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

  15. #15
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.362
    prefiro q fique parado, na minha opinião ñ existe garupa experiente ou inexperiente, pode ter andando um milhão de vzs mas se tem medo de moto ou por algum motivo não confia no piloto se torna um inferno, ficam pendendo o peso contra e tbm querer olhar o caminho, pra isso pendem pra um dos lados e tapa a visão de um dos retrovisores, é um saco. Geralmente esses pessoas tbm são bem folgadas, querem te dar ordem (não vá por ali, faça de tal jeito..) ou o cúmulo que já vivi foi de uma garupa querer q eu comprasse um carro para melhor acomodá-la.... hoje ela anda a pé ou de ônibus, na minha garupa não mais
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

 

 

Tópicos Similares

  1. Pneus X Estabilidade X Velocidade
    Por Nildo Oliveira no fórum Área de debate
    Respostas: 49
    Último Post: 18-04-11, 12:22
  2. Motociclista Inexperiente
    Por jotappe no fórum Área de debate
    Respostas: 40
    Último Post: 01-01-09, 17:21
  3. Pneu careca=Estabilidade ZERO!!!!
    Por MarciON no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 14-01-06, 19:15
  4. sera que vai melhorar a estabilidade ?
    Por TRW no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 08-08-05, 11:18

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •