Olá pessoal,

Hoje minha yes tem 73000 km e desde 2007 ela só viu mecânico 4 vezes ( 3 na revisões de 0km, 3km e 6km e um na troca da junta no cabeçote - mecânico de anos de intruder e motos acima de 250cc).

Aprendi e estou aprendendo o funcionamento da parte elétrica da moto (manual, fórum, circuito elétrico, experiência e etc).
Sempre usei gasolina de boa procedência, mesmo pagando um pouco mais.
Em junho de 2012, dificuldade de partida a frio e não podia andar com farol acesso. Período de aprendizado e paciência, o defeito era o estator. Aqui aprendi o que é eletricidade nesta moto. Consertei e revisei tudo (carbura, válvula, rele, bobina, chicote, lubrificação, apertos, limpeza de contatos, cx de direção, rolamentos e mais coisas). Ficou bala. - Melhor que mulher que com o tempo não volta a ser menina, rsrs...

Agora, junho 2013, deu pane. Bom, começou a falhar na partida a frio por 2 dias seguidos. Daí, no final do segundo dia resolvi ver a guarnição do carbura. Estava "relaxada", arrumei e deu partida na 1 tentativa "motor quente". Aproveitei e comprei a guarnição paralela.
No dia seguinte, não pegou. Nem no tranco suave, "sei que não pode". Farol e setas normal.
Bom verifique todas as medições do manual da Yes. Já testei com um rele e bobina de ignição que tenho como reserva e nada de funcionar. Fiz carga lenta na bateria (que esta segurando a carga), testei rele-ok, bobina de ignição-ok (primário e secundário), CDI - ok, cabo de vela-ok, coloquei vela nova e o motor de partida gira o motor mas quase não há faísca. Constatei que a bobina de pulso estava fora das especificações do manual (peguei a bobina daquele estator com defeito que esta bom) e troquei (cortei o fio e soldei com estanho e isolei). Nas primeiras tentativas sai um faísca melhor mas ainda não pega. Um detalhe: também regulei as válvulas e vi que a gasosa chega até a vela.


Lembrando, estes procedimentos que citei fiz em 2010 pela primeira vez. Precisei ter paciência e rever o ajuste de válvulas 2 vezes até que peguei o macete e a moto pegou... Depois de várias partidas (recarregando bateria) e ajustes, pegou.. Fiz isto tudo agora em junho de 2013 e nada... Só que fui bem mais objetivo e rápido....


Minhas dúvidas:


1- Na regulagem de válvulas, com motor gelado (dias bem frio), minha moto sempre funcionou na regulagem padrão de 2,5 voltas (na mistura) e 3.75 a 4,5 ( na lenta). No momento da regulagem das válvulas demora pra ligar o motor pois preciso colocar com mais voltas "o paraf. da mistura" até que ligue e começo o ajuste pra chegar nas 2,5 voltas, com isso, precisando dar carga na bateria por causa das tentativas de ajuste no parafuso da mistura. É assim com vocês?


2 - Por estar com 73000 rodados pode ser a "compressão do ar" ou "pressão do óleo"no motor que esta dificultando a partida mesmo não tendo vazamento ou cilindros, anéis gastos (assim acho)?


3 - Fazer ajustes das válvulas pode demorar para pegar o macete e fazer o motor pegar?


4 - O que mais posso fazer pessoal?




Espero que possam me ajudar. Adoro fazer isto e não me vejo daqui 50 anos levando minha moto pro mecânico a menos que seja motor.




Abç a todos,