Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    opah

    estou recondicionando uma peça de minha moto.. e tem diversas molinhas...... e eu queria saber se eh possivel pegar e dar pressão / tensão a essas molas novamente mediante aquecimento e resfriamento...



    a mola eu não consigo achar e infelismente... tenho que utiliza-la.. eu jah dei uma esticada nela mas eu sei que ela num vai ter a mesma compressão/tensão de antes

    alguem tem um procedimento ae tipo aquecer ela e esfriar no oleo... alguem pode dar uma dica ae?

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Sorocaba
    Idade
    57
    Posts
    1.596

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    há oficinas que fabricam molas... que ACHO ser a única maneira de resolver o problema... se o metal perdeu as propriedades, ACHO que só colocando uma nova mesmo!
    O Diabo não é sábio porque é Diabo... O Diabo é sábio porque é Velho! (Provérbio Espanhol)

    A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe, e é preciso respeitá-la e pronto!

    Vida é uma doença sexualmente transmissível, com um período de incubação de 9 meses e 100% de mortalidade!

  3. #3
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    2.193

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    isso ai celso....

    no meu carro....eu bati o retrovisor num muro....o retrovisor só vendia completo...ele quebrou uma mola...

    retrovisor novo 670 real

    mandei fazer a mola com 6 real...

  4. #4
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    Citação Postado originalmente por Celso Pin
    há oficinas que fabricam molas... que ACHO ser a única maneira de resolver o problema... se o metal perdeu as propriedades, ACHO que só colocando uma nova mesmo!

    aqui num tem celso.

    eu pensei nisso tb, mas aqui num tem

    eh a placa da partida da minha moto.

    ferrou inteirinha e estou recondicionando ela.

    a gaiola, por meio de soldas e muitas esmerilhadas ficou ok!!

    os roletes dah minha moto são 10mm diametro por 10 mm de altura. estavam os 3 ferrados. consegui 3 roletes ( o cara do desmanche tinha exatos 3) de cb400 four... heeheh eh 10mm x 11,5mm. entaum mandei o torneiro usinar . vai ficar tri fileh. pq esse metal dos roletes eh extramente duro, por isso optei por comprar 1 pronto do que o torneiro fabricar um e temperar o que num iria ficar forte igual a esses... principalmente vindo de uma honda "antiga"

    agora o problema eh as 3 molas. pegaram tensão após o esticamento, porem eu queria ver se tem algum tratamento aonde eu posso prolongar um tempo. soh quero deixar essa peça perfeita pq quero o motor da moto funcionando 100% mas na propria "sucatona" de motos... eu vi uma intruder 250 de leilão com nota tudo bonitinho. o cara me vende ela e assim vou fazer um transplante.

    mas quero deixar o motor original funcionando, pelo menos para qdo eu decidir sei lah, voltar ela ao original eu ter o motor perfeito qdo eu for vender


    serah se eu aquecer ela no fogão e esfria no oleo retenpera ela

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Sorocaba
    Idade
    57
    Posts
    1.596

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    posso tentar ver com o pessoal da forjaria da fábrica, o que pode ser feito... mas não garanto uma resposta para amanhã. até achar quem pode me dar uma boa resposta aqui, pode levar 2 ou 3 dias...
    O Diabo não é sábio porque é Diabo... O Diabo é sábio porque é Velho! (Provérbio Espanhol)

    A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe, e é preciso respeitá-la e pronto!

    Vida é uma doença sexualmente transmissível, com um período de incubação de 9 meses e 100% de mortalidade!

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Mogi das Cruzes
    Idade
    38
    Posts
    539

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    Bem vo falar o q aprendi em materiasi d construção mecanica 1, a gente faz os ensaios d tração em barras, e depois q atinge o limite elástico no grafico Tensão versus deformação, inicia-se a fase d deformação plastica (o material naum volta ao q era antes) daih qndo xega ao lim. d tração passa um pokin o troço rompe.
    Agora eu naum sei se atravez d algum tratamento térmico ela volte ao estado anterior (tratamento térmico soh vo ter no proximo semestre), mas axo q qndo altera a estrutura cristalina do metal naum tem como voltar.

    Se vc se interessar tem um livro bom do Vicente Chiaverini, chamado Tecnologia Mecanica vol 1, da makron books q trata desse assunto. Eu soh naum passo mais informações pq eu naum to de posse desse livro (tem na biblioteca da FATEC-SP).

    Abraços
    Sundown Web 04/05



    "A liberdade anda sobre duas rodas"
    Tamo aqui de passagem, VIDA LOKA!

  7. #7
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    Citação Postado originalmente por fernanet
    Bem vo falar o q aprendi em materiasi d construção mecanica 1, a gente faz os ensaios d tração em barras, e depois q atinge o limite elástico no grafico Tensão versus deformação, inicia-se a fase d deformação plastica (o material naum volta ao q era antes) daih qndo xega ao lim. d tração passa um pokin o troço rompe.
    Agora eu naum sei se atravez d algum tratamento térmico ela volte ao estado anterior (tratamento térmico soh vo ter no proximo semestre), mas axo q qndo altera a estrutura cristalina do metal naum tem como voltar.

    Se vc se interessar tem um livro bom do Vicente Chiaverini, chamado Tecnologia Mecanica vol 1, da makron books q trata desse assunto. Eu soh naum passo mais informações pq eu naum to de posse desse livro (tem na biblioteca da FATEC-SP).

    Abraços

    :0_0:

  8. #8
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    Eu acho que não é possível "retemperar" as molas ... senão iamos ver direto molas de carro e etc "recondicionadas" por aí. Além disso, existe todo um "know-how" do momento correto de aquece-las e esfria-las para que elas fiquem com a tensão necessária, coisa que só um bom entendido do assunto poderia dizer.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Bento Gonçalves - RS
    Idade
    41
    Posts
    1.511

    tem como dar tensão a molas novamente? urgente

    jah era, molas novas



 

 

Tópicos Similares

  1. tensão=voltagem...!!!
    Por oodim no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 11-09-11, 21:45
  2. Relaçao Peso - Tensao das Molas
    Por juhpalaver no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 28-02-11, 11:59
  3. Circuito regulador de tensão - LED
    Por blaugusto no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 8
    Último Post: 08-03-10, 15:37
  4. como trocar as molas da suspensão..??
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 07-10-05, 15:10
  5. molas cansadas...
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 01-10-05, 10:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •