Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194

    Question Desentortar o estribo

    Boa noite, pessoal.
    O caso é o seguinte: há umas duas semanas eu levei o meu primeiro tombo de moto. Algum caminhão *** derramou uma quantidade absurda de óleo numa curva. Como eu já tava achando estranho, reduzi a velocidade (30~40 Km/h), mas caí de qualquer jeito.
    O problema é que o estribo do lado direito ficou meio torto pra cima e pra trás. Eu não sabia que o estribo é uma peça única que tem os dois apoios para os pés:


    Daí eu estava pensando em mandar desentortar. Fui a um mecânico e ele me avisou que o estribo é preso direto no bloco do motor e que se ele desentortasse podia quebrar o motor. Então será que dá pra eu tirar o estribo e mandar alguém desentortar, fora da moto? O que vocês acham? Compensa? Ou pode dar algum problema?
    P.S.: Minha moto é a Titan mix.

  2. #2
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Idade
    36
    Posts
    1
    Bah, estou com o mesmo problema, está dificil de conseguir alguem que desentorte, e pior ainda de conseguir um novo pra minha WEB. Pra Biz e outras motonetas custa em média R$30 um novo..

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de prp.prp
    Data de Ingresso
    May 2012
    Idade
    40
    Posts
    372
    Quando eu cai com a minha eu mesmo desentortei, meti uma chave nele e pus uma força absurda, voltou pro lugar. Isso já faz uns 10 anos.

    Pensando bem agora acho que não faria novamente, o risco de zuar o motor é grande.

    Agora vc pode tirá-lo, e levar em uma marcenaria que eles desentortam na hora, de boa, é muito fácil.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Citação Postado originalmente por prp.prp Ver Post
    Quando eu cai com a minha eu mesmo desentortei, meti uma chave nele e pus uma força absurda, voltou pro lugar. Isso já faz uns 10 anos.

    Pensando bem agora acho que não faria novamente, o risco de zuar o motor é grande.

    Agora vc pode tirá-lo, e levar em uma marcenaria que eles desentortam na hora, de boa, é muito fácil.
    Acho que vou fazer isso mesmo, prp.prp. Mas será que não tem risco de quebrar a peça ou deixá-la frágil?

  5. #5
    Motociclista Avatar de _PACHECO
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    31
    Posts
    507

    Smile

    Rapaz ja aconteceu comigo, eu resolvi na martelada, que se dane....
    "Eu piloto porque eu amo a liberdade, independência e o movimento do chão sob mim. Mas acima de tudo, eu piloto para melhor me entender, entender minha máquina, as terras por onde passo, e para encontrar outros motociclistas como eu."



    "Durante aqueles dez segundos ou menos, eu sou livre."

  6. #6
    Motociclista Avatar de somniu
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    SP
    Idade
    33
    Posts
    555
    Citação Postado originalmente por crazydaniel Ver Post
    Boa noite, pessoal.
    O caso é o seguinte: há umas duas semanas eu levei o meu primeiro tombo de moto. Algum caminhão *** derramou uma quantidade absurda de óleo numa curva. Como eu já tava achando estranho, reduzi a velocidade (30~40 Km/h), mas caí de qualquer jeito.
    O problema é que o estribo do lado direito ficou meio torto pra cima e pra trás. Eu não sabia que o estribo é uma peça única que tem os dois apoios para os pés:


    Daí eu estava pensando em mandar desentortar. Fui a um mecânico e ele me avisou que o estribo é preso direto no bloco do motor e que se ele desentortasse podia quebrar o motor. Então será que dá pra eu tirar o estribo e mandar alguém desentortar, fora da moto? O que vocês acham? Compensa? Ou pode dar algum problema?
    P.S.: Minha moto é a Titan mix.
    cara.. uma vez escorreguei em um morro de paralelepípedo.. tombo besta, mais entorto o estribo tbm.. eu e meu tio.. tiramos a borracha do apoio do pé, pegamos um cano de ferro com mais ou menos 1,5m. Colocamos estribo dentro do cano (preso a moto).. e fomos forçando ate voltar o lugar de origem.. não levo 10 min e olha que tava bem torto. Se vc tiver uma morsa boa da pra fazer tbm. Mais se quiser trocar não é muito caro e nem muito difícil de trocar..
    -----------------------------------------
    Honda Titan EX 2014
    Yamaha XT 225 2001

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Para desentorta-lo, com certeza o ideal é desmontar a peça e trabalhar com ele fora da moto, caso contrario há o risco de acabar entortando o quadro ou mesmo danificar o motor.

    Não sei de que material é o estribo da tua moto, alguns estribos tem maior tendência a quebrar e não entortar, nesse caso, tentar desentorta-lo pode enfraquecer demais o material.

    De qualquer forma, eu sou cabreiro de ficar desentortando peças, além de provavelmente ficar mais frágil que o ideal, muitas vezes não fica 100% retinho. Essa não é uma peça cara, eu já botaria uma nova.
    Última edição por irai; 03-11-13 às 10:51.

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Valeu pelas dicas, galera. Vou tirar o estribo e mandar desentortar e depois conto como ficou aqui. Se não ficar bom compro um novo.

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Kirisute Gomen
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    170
    quando cai com a minha entortou tb.
    Eu mesmo desentortei sem tira-lo. Tirei a borracha do lado que entortou, peguei uma barra de cano de aço de cerca de meio metro (quanto maior menos força voce vai fazer) "vesti" por cima do estribo e fui forçando ate coloca-lo na posição certa.
    Mas cuidado, se o estribo for "oco" por dentro e estiver muito torto ele pode partir, ai ja era, tem q trocar mesmo.
    Última edição por Kirisute Gomen; 03-11-13 às 16:05.

    Gimme fuel Gimme fire Gimme that which I desire...

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de FELIPEOLIVEIRA
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Araras - SP
    Idade
    30
    Posts
    266
    Fala parceirinho,
    boom você poderia tirar ele da moto e aquecer um pouco com um maçarico pra ficar mais facil ainda desentorar,dps compre um spray de boa qualidade lixe-o no luga que aqueceu e pinte novamente dando umas 2 mão.

    melhor doque tentar fazer na força e correr o risco de vc trincar ele e não perceber,


    boa sorte manolo





    Ex- BIZ 100+ " tartaruga "

    Atual CG 150 Sport " Joaquina "

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Posts
    473
    senao quebrou o bloco do motor pra entortar, entao é possivelo desentortar sem quebrar.. ele nao quis é assumir o risco (que é uma decisao ponderável)..

    cara.. pega uma marreta de borracha de 3kg e vai batendo com calma q volta.. mas com calma!! pode ser q seja preciso dar umas 200 batidas.. nao tem problema!! mas dá sim!!

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de Vailson_Silva
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Luís Eduardo Magalhães - BA
    Idade
    32
    Posts
    146
    Cai de minha moto semana passada, e entortou o estribo. Desentortei metendo uma tora de madeira até a posição certa...Olhado pelo lado do "danificar o motor" eu realmente não faço mais isso...Pode ser muito prejudicial a moto...Mas fiz assim e deu certo...

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Citação Postado originalmente por nando correa Ver Post
    senao quebrou o bloco do motor pra entortar, entao é possivelo desentortar sem quebrar.. ele nao quis é assumir o risco (que é uma decisao ponderável)..

    cara.. pega uma marreta de borracha de 3kg e vai batendo com calma q volta.. mas com calma!! pode ser q seja preciso dar umas 200 batidas.. nao tem problema!! mas dá sim!!
    Não sei, viu, nando. Até porque essa parte do bloco fica em baixo. E o estribo entortou pra cima. Acho que desentortando tem mais risco do que entortando. Não sei se consegui explicar bem.

  14. #14
    Novato Avatar de Plaza_Rj
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Rio de Janeiro Rj
    Idade
    30
    Posts
    40
    Na minha yes desentortei com um cano fino e comprido , puxando pro lado certo com calma mas firmemente, volta mole pro lugar , quanto ao risco de rachar o bloco , acho muito improvável , na oficina onde trabalhei sempre foi feito desta forma e nunca houve problema .

 

 

Tópicos Similares

  1. Tem como desentortar guidão?
    Por jpedro91 no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 19-05-10, 19:50
  2. Estribo quebrado ( pezinho de descanso )
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 19-04-10, 00:43
  3. Estribo dianteiro, entortou denovo.
    Por cassula no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 27-07-09, 20:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •