Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    bento gonçalves/rs
    Posts
    16

    tramitis para legalizar customizações

    bom dia pessoal

    tenho registro no fórum ja faz algum tempo, mas o utilizo mais como uma ferramente de busca...

    este é meu primeiro post...

    ja faz algum tempo que estou customizando minha intruder 125 " GERTRUDEZ" em uma bobber... ( quando atingir o n° minimo de mensagens , crio um tópico sobre ela).

    mas estou esbarrando em um problema sério com legislação... a moto esta parada a mais de ano, praticamente pronta, mas tenho receio de rodar com ela, pois se cair em uma blitz, é patio!!!

    sou do RS e gostaria de saber dos amigos que partilham de motos customizadas, se foi muito complicado legalizar seus brinquedos...

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706
    Já foi se informar no Detran?

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Primeiro, que tipo de modificação foi feita?

    Se você manteve os equipamentos obrigatórios pela legislação de trânsito e não fez grandes alterações, acho que pode sim ser legalizada. Mas se mexeu em potência, alterou chassi, tamanho das rodas, ou outras modificações mais complexas, provavelmente será necessária uma vistoria do INMETRO.

    Procure um despachante de sua confiança, ou se tiver tempo, vá até uma agência do DETRAN e se informe. Antes de começar as modificações é necessário pedir uma autorização no DETRAN, pagar umas taxas. É necessário ter comprovantes das peças utilizadas, como notas fiscais se não me engano.

    É burocrático mas não é impossível, afinal pra quem já esperou um ano sem andar na moto, o que é um pouco mais de tempo?

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    bento gonçalves/rs
    Posts
    16
    ja fiz algumas visitas ao detran...

    na primeira para pedir informações, mas as pessoas de la só sabem emitir boletos e arrecadar dinheiro!!

    então decidi iniciar o projeto, realmente é necessario notas de todas as peças que foram usadas, esse é o primeiro pepino, pois comprei tudo via internet e a grande maioria veio sem nota...

    ainda é necessario nota de mão-de-obra, mas fui tudo eu mesmo que montei!!!

    minha maior preocupação é em relação ao banco solo, pois segundo o que andei lendo, não é permitida a alteração do n° de passageiros em motos...

    da ultima vez que fui até la com a moto "pronta", o diretor do DETRAN nem se deu ao trabalho de ir ver...

    apenas perguntou oque tinha sido modificado e disse que não poderia legalizar, me mandou ir conversar com o pessoal do inmetro, fui até la e ele me "sugeriu" uma série de alterações que precisaVam ser feitas...

    sinceramente ja to meio desanimando do projeto... mesmo tomando cuidado para não alterar chassis (apenas alonguei a balança traseira) nem cano e manter a mecanica original, acho que vai se dificil voltar a rodar tranquilo com a GERTRUDEZ...

    como disse anteriormente sou novato aqui no fórum e não sei se a pergunta esta na sessão correta, mas algum amigo poderia me informar se as rodas da intruder 250 cabem na 125?

    tinha pensado em comprar as da katana mas elas são ambas aro 18, inevitavelmente ira subir a traseira da moto que ja esta baixa pela balança alongada...

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Sobre a capacidade de passageiros, nunca ouvi falar de ninguém que tenha levado multa por carregar menos pessoas, só mais kkkkk
    Se fosse assim seria proibido colocar monoposto em esportivas como as ninjas 250/300

    Pelo que você disse, acho que dá pra rodar pois manteve motor e escapamento originais. Geralmente a polícia pega no pé de quem faz arruaça, corre demais, escape barulhento, etc.

    Posta uma foto dela pra ver como ficou, é difícil opinar sem "ver" o que foi feito.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Irmão
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Mossoró-RN
    Idade
    39
    Posts
    938
    Pra fazer qualquer alteração na estrutura da moto, como por exemplo a balança
    é necessário um projeto feito e assinado por um engenheiro mecanico o projeto
    precisa ser levado ao INMETRO para ser aprovado só então vai ao DETRAN e
    da entrada no processo de alterações das características do veiculo.

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    bento gonçalves/rs
    Posts
    16
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Sobre a capacidade de passageiros, nunca ouvi falar de ninguém que tenha levado multa por carregar menos pessoas, só mais kkkkk
    Se fosse assim seria proibido colocar monoposto em esportivas como as ninjas 250/300

    Pelo que você disse, acho que dá pra rodar pois manteve motor e escapamento originais. Geralmente a polícia pega no pé de quem faz arruaça, corre demais, escape barulhento, etc.

    Posta uma foto dela pra ver como ficou, é difícil opinar sem "ver" o que foi feito.
    essa á GERTRUDEZ


    free upload image


    free upload pictures


    temporary image hosting


    take a screenshot

    na verdade eu pretendo mexer no shassis e cano, não fiz ainda por que quero o laudo do INMETR antes...

    se alguem puder me ajudar a pespeito das rodas da 250 na 125 eu agradeço!!!

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Parabéns pela motoca, de muito bom gosto as modificações

    Eu acho que essa moto roda sem problemas. Não vejo o porquê de estar tão desconfiado, afinal as modificações não são tão "radicais" assim. Você conhece algum PM de trânsito? Peça alguma orientação da policia de trânsito de seu estado.

  9. #9
    Motociclista Avatar de Irmão
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Mossoró-RN
    Idade
    39
    Posts
    938
    Caracas Velho sempre quis fazer uma moto assim mas pensava fazer com uma titan 99 onde comprou esse banco e pedais?

    Enviado de meu C1604 usando Tapatalk

  10. #10
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Santa Maria - RS
    Posts
    75
    Aqui no RS não é permitido fazer nenhuma alteração de características, nem um painel não é permitido trocar que possa legalizar, ou seja podemos pagar uma fortuna por seguros
    IPVAS mas quando precisamos fazer uma simples legalização de um bem que pagamos para ter vem os burocratas pra nos barras ou nos impedir, aqui no RS então o negócio é andar ilegal mesmo. É amigo, não é fácil não, mas se fosse o Luciano Huck com seu lata velha eles faziam rapidinho!!!!!

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Indústria da multa! Isso resume tudo.

    Infelizmente eles querem fechar a cota de veículos apreendidos e multas aplicadas. Então se dependendo da situação o policial já caça um parafusinho diferente numa moto normal pra tentar arrecadar... uma dessas é um prato cheio! Infelizmente é assim.

    Por isso mesmo que o Detran não tem interesse algum em te ajudar a andar correto, que é pra tu ir em frente e andar ilegal mesmo pra poderem te pegar.

    É por isso que não há fiscalização na produção e venda de escapamento barulhento, piscas e lanternas com cores e tamanhos fora do padrão, micro retrovisores... tudo isso é ilegal de usar, mas não é ilegal fabricar e vender pra gente... pra podermos comprar e eles nos guinchar depois.

    - - - Updated - - -

    Eu não sei se isso ajudaria, já que sempre é um jogo de empurra empurra pra departamentos diferentes, mas...

    Quem sabe tenta ir justamente na Brigada Militar, falar diretamente com os homens da lei pra ver o que eles falam. Não vai com a moto lá obviamente, mas leva umas fotos mostrando os detalhes das modificações e explicando os lugares que tu já teve se orientando e a pouca informação que te deram. Pede o nome da pessoa que te atendeu tambem, pra acaso num futuro tu ter como alegar que conversou com algum deles. Se é que vai adiantar, vai que chega na hora o sujeito não se lembra ou faz de conta que não sabe de nada.

    - - - Updated - - -

    To tambem fazendo umas mudanças, mas essas são sutis, vou montar os piscas e as sinaleira com leds, vou fazer tudo em casa, não vou comprar de led pronta, vou adaptar dentro das peças originais e com uma quantidade grande de leds pra ficar inclusive bem mais fortes ainda do que com lampada. E a sinaleira é justamente a modificação que vai ser externa, essa que me preocupa um pouco. Apesar que, primeiro: a moto é antiga, a maioria nem se lembra de como são os detalhes originais delas. E segundo é que por exemplo o formato da sinaleira feita em casa é o mesmo da original, só num tamanho um pouco reduzido. Vou arriscar.

  12. #12
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Santa Maria - RS
    Posts
    75
    Pois é, queria saber porque os carros que SA da fábrica com pisca vermelho pode, experimenta colocar uma que não seja amarela pra ti ver!!!!!! Ah, o carro é o Ford Fusion só PA ti ter idéia!!!!!

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    bento gonçalves/rs
    Posts
    16
    Citação Postado originalmente por Irmão Ver Post
    Caracas Velho sempre quis fazer uma moto assim mas pensava fazer com uma titan 99 onde comprou esse banco e pedais?

    Enviado de meu C1604 usando Tapatalk
    os pedais na verdade se chama comando avançado, tem uma empresa de sao paulo que faz procura por DALAVAS
    acessorios, eles tem muita coisa bacana, o banco encontra facil no mercadol livre, é só digitar BANCO SOLO BOBBER, mas ele vem "liso" só na chapa, eu comprei um metro de courvin imitando pele de cobra e mandei estofar...

    - - - Updated - - -

    aqui no RS realmente é muito complicado...

    eu até consegui uma nota de algumas peças numa oficina, mas mesmo assim o negócio é russo!!!

    o pior é q desmontei e moto inteira, jatei e mandei pintar em epoxi, com isso tive que romper o lacre da placa...


    vou tentar mais uma vez legalizar, se não der, vou terminar assim mesmo, pois como ja disse a moto esta parada a quase um ano, apenas faço ela funcionar uma vez por semana...

    o principal ja esta feito... agora só falta fazer um cano direto ( ja tenho o tubo em inox) e cortar o excesso de chassis por cima do paralama traseiro e instalar rodas raiadas!
    Última edição por slot; 26-06-14 às 09:29.

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    bento gonçalves/rs
    Posts
    16
    tambem estou pensando em instalar amortecedores traseiros da honda dream 100, para colar ainda mais a bunda da GERTRUDEZ no chão!!!

  15. #15
    Motociclista Avatar de somniu
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    SP
    Idade
    33
    Posts
    555
    no brasil esse negocio é loco.. por mais que queira andar na linha é dificil.. eu vejo aqui na empresa, por mais que vc queira ter tudo 100% correto.. é muito dificil.. a burocracia quebra tudo mundo.. coisas que são totalmente desnecessárias.
    -----------------------------------------
    Honda Titan EX 2014
    Yamaha XT 225 2001

 

 

Tópicos Similares

  1. BB Seguro Auto, muito lento para pagamentos de sinistro para terceiro.
    Por fernandocompri no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 6
    Último Post: 17-05-11, 10:58
  2. Vendo quadro de crypton 2000 pra legalizar moto
    Por the_nailbomb no fórum Classificados
    Respostas: 4
    Último Post: 14-04-10, 18:54
  3. Legalizar alteração de freio??
    Por mateusrt no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 09-03-10, 21:16
  4. carenagen na twister é preciso legalizar?
    Por BOCA RICA no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 24-10-08, 17:39

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •