Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 20
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Eu vou colocar um pistão e uma camisa de Strada na minha 125 cc.
    Só que, quando eu falo que minha moto é uma Kasinski, os "mechânicos" da vida põe um monte de dificuldades, dizem que é complicado, só pra me cobrar mais caro!
    Por isso mesmo, estou querendo EU MESMO abrir o motor, levar na retífica e depois montar de novo. Já até comprei as juntas do motor.
    Será que tem algum segredo pra abrir um motor?
    Precisa de alguma ferramenta especial?
    Aquelas ferramentas comuns (chave fixa, estrela, canhão, etc) eu tenho todas, pois minha família tem loja de material pra construção.
    E, pelo que sei, neste tipo de preparação, de aumento de cilindrada, a parte principal do serviço fica com a retifica.
    O trabalho do mecânico é só abrir o motor, levar pra retifica, depois fechar o motor de novo e acertar a carburação.
    É só isso, não é?
    Será que eu consigo? :#
    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Poa - Tdaí
    Posts
    374

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    E aí Sam_2006, blza!!!

    Eu tenho uma Daelim Altino 100cc, e tb quero aumentar a cilindrada dela!!!

    Mas quero deixá-la com 125cc no máximo 150cc...

    Não quero aumentar a cilindrada, com o intuito de fazer racha com ninguém...

    Só quero aumentar pra ficar melhor de andar na estrada mesmo...

    Vou ficar acompanhando teu tópico com toda certeza, pq tenho essas mesmas dúvidas tuas!!!

    Valews !!!

    Mulheré igualCD: Por causa de uma "faixa", temos que levar o cd todo...

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Idade
    39
    Posts
    938

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    mas acho q tem monte de medidas q tem q cuidar...pro pistano nao pega em nada...

    sei lah acho q nao vale a pena..pq se monta uma coisinha errado..puts dae quebra tudo hehehe

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Citação Postado originalmente por Morenno-Tdaí Ver Post
    E aí Sam_2006, blza!!!

    Eu tenho uma Daelim Altino 100cc, e tb quero aumentar a cilindrada dela!!!

    Mas quero deixá-la com 125cc no máximo 150cc...

    Não quero aumentar a cilindrada, com o intuito de fazer racha com ninguém...

    Só quero aumentar pra ficar melhor de andar na estrada mesmo...

    Vou ficar acompanhando teu tópico com toda certeza, pq tenho essas mesmas dúvidas tuas!!!

    Valews !!!
    Pois é, se você leva uma moto como a sua no "mechânico", ele vai falar que é complicado, porque ela não é "Ronda", e vai querer te cobrar mais caro.
    Parece que 99% dos mecânicos brasileiros só sabem mexer com CG...
    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Maringá - PR
    Idade
    39
    Posts
    301

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Seguinte, segredo num tem, mais voce vai ter de fazer calculos


    se trocar cilindro e pistao colocando o da strada, a moto vai ficar com pouca taxa, pois nao foi alterado o curso do vira, entao deve rebaixar o cilindro (sim moto tira no cilindro, carro é q tira no cabeçote), para isso será necessário a medida da taxa.

    também será necessário embuchar o pino da biela, pois o mesmo é diferente.
    do resto é só trampo de torneiro e não esquecer de usar juntas originais novas, pq ninguem merece motor vazando oleo hehe
    Vendo a Turuna: http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=22991.0

    ...e então Deus criou o motor OHC e disse: Ide e levai desempenho por toda terra. Então Deus transformou agua em nitrometano, e deu aos seus discipulos dizendo: Eis aqui o misterio do motorzão!

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Citação Postado originalmente por brakerpepi Ver Post
    Seguinte, segredo num tem, mais voce vai ter de fazer calculos


    se trocar cilindro e pistao colocando o da strada, a moto vai ficar com pouca taxa, pois nao foi alterado o curso do vira, entao deve rebaixar o cilindro (sim moto tira no cilindro, carro é q tira no cabeçote), para isso será necessário a medida da taxa.

    também será necessário embuchar o pino da biela, pois o mesmo é diferente.
    do resto é só trampo de torneiro e não esquecer de usar juntas originais novas, pq ninguem merece motor vazando oleo hehe
    Eu visitei e telefonei pra alguns mecânicos e eles me disseram que não é preciso mexer na taxa de compressão...
    Será que eles sabem o que estão falando?
    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    sao paulo
    Idade
    39
    Posts
    474

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Citação Postado originalmente por Sam_2006 Ver Post
    Eu visitei e telefonei pra alguns mecânicos e eles me disseram que não é preciso mexer na taxa de compressão...
    Será que eles sabem o que estão falando?
    até onde sei se nao mexer vai ficar destaxada... vai ficar horrivel em baixa... em alta até vai.. mas em baixa vai ficar mt xoxa...

  8. #8
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    opah


    vamos lah

    1 desmonta o motor.... e separa o cilindro e pistão e pino.

    com seu pistão em mãos , faça uma visita as motopeças e veja se tem algum pistão no mercado, com sobremedida em "diametro" mas que apresente as medidas de "altura " da cabeça até a saia e que o furo para o pino do pistão teja as mesmas medidas.. do pistão original. assim vc irah conseguir ter um pistão de geometria identica ou mais proxima ao seu pistao original... apenas alterando o quesito diametro pq vc quer um aumento de cilindrada.


    achou o pistão? ae leva na retifica e manda fazer a reabertura do cilindro para o pistão que vc tah comprando. se vc for comprar por exemplo o da strada ( se der certo) compra um 0.25 , num vai na onde de comprar um 0,5 ou 0,100 de medida pq seu motor depois fica sem retificas dispiniveis para serem feitas saca? tem gente que poe logo o maior sobremedida de retifica pq quer o maximo desempenho, mas pense que um dia vc vai querer fazer o motor dela novamente.... qdo ficar cansado.


    qto a taxa, vc monta o motor com o novo pistão e coloca no orificio da vela um medidor de taxa de compressão e avalia como fica. creio eu que ela possa aumentar se vc usar um pistão maior com a mesma geometria da original pois o cilindro irah tragar mais mistura para dentro. esse lance da taxa eh muito relativo, o ideal eh medir apos montar o motor.

    se tiver alta, destache colocando mais 1 junta na base do cilindro
    se tiver baixa, tire material do pé do cilindro pois rebaixar cabeçote tira a geometria perfeita da camara de combustão. num faça isso nem pensando em sonho! tira do pé do cilindro.

    ah , antes de montar o novo pistão ... verifique se o seu tem cavas para valvulas. se tiver... e se vc arrumar um pistao com mesma geometria do original ( altura da saia a cabeça e mesma medida de centralização do pino ) vc faz as cavas no mesmo lugar do pistão subistituido.

    outra coisa, se puder.. jah leva o cabeçote na retifica e manda por valvulas maiores, afinal... vc aumenta a capacidade cubica mas num aumenta a capacidade de aspiração do motor, ae fica um pouco melhor do que tava, enquanto podia ficar muito melhor não?

    faça isso com inteligencia.... pois senão seu motor faz boom...


  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Eu decidi deixar pro mecânico fazer tudo, é melhor...
    Eu entendo de computadores (sou programador) não de mecânica, cada um na sua!
    Tenho um amigo que me indicou um mecânico de confiança, deixei a moto lá. Segunda-feira ele vai me passar o orçamento. De início, combinamos que ele vai colocar uma camisa e um pistão na medida do da Strada, o que aumentará a cilindrada para 155 cc. Depois, ele vai levar o motor na empresa Paula Faria para retífica de cabeçote e válvulas (vide tópico http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=9887).
    Ainda fiquei de combinar com ele se vale a pena reforçar a parte de baixo do motor e trocar o comando das valvulas, mas como a minha intenção não é tirar racha com ninguém, apenas ganhar torque, não sei isso será necessário.
    Agora, pelo que eu entendi, se você alterar o diâmetro do pistão, sem alterar o curso, a taxa de compressão permanecerá sempre A MESMA!
    Vejamos:

    taxa = cilindrada + volume da camara de combustão
    ------------------------------------------------------------------------
    volume da camara de combustão

    Se você altera apenas o diâmetro, o volume da cilindrada irá aumentar na mesma proporção que o volume da camara de combustão, portanto, a razão sera A MESMA!
    Certo ou errado?
    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  10. #10
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Citação Postado originalmente por Sam_2006 Ver Post
    Eu decidi deixar pro mecânico fazer tudo, é melhor...
    Eu entendo de computadores (sou programador) não de mecânica, cada um na sua!
    Tenho um amigo que me indicou um mecânico de confiança, deixei a moto lá. Segunda-feira ele vai me passar o orçamento. De início, combinamos que ele vai colocar uma camisa e um pistão na medida do da Strada, o que aumentará a cilindrada para 155 cc. Depois, ele vai levar o motor na empresa Paula Faria para retífica de cabeçote e válvulas (vide tópico http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=9887).
    Ainda fiquei de combinar com ele se vale a pena reforçar a parte de baixo do motor e trocar o comando das valvulas, mas como a minha intenção não é tirar racha com ninguém, apenas ganhar torque, não sei isso será necessário.
    Agora, pelo que eu entendi, se você alterar o diâmetro do pistão, sem alterar o curso, a taxa de compressão permanecerá sempre A MESMA!
    Vejamos:

    taxa = cilindrada + volume da camara de combustão
    ------------------------------------------------------------------------
    volume da camara de combustão

    Se você altera apenas o diâmetro, o volume da cilindrada irá aumentar na mesma proporção que o volume da camara de combustão, portanto, a razão sera A MESMA!
    Certo ou errado?

    errado!


    o pistão irah tragar mais mistura .... com mais mistura , mais ar , vai ter taxa mais alta.. pois eh mais" materia para comprimir"

    a geometria da camara de combustao foi feita para 125cc.. se vc coloca 155cc de mistura, a taxa eh mais alta
    mas isso depende de vc usar um pistão com a mesma geomeotria do original, apenas com diametro maior visando a cilindrada


    dependendo do pistao que vc por.. a taxa vai ficar a mesma pq as vezez ele eh mais baixo, menos cabeçudo.

    fala pro seu mecanico ficar esperto com as cavas.. das valvulas e nao deixa aumentar taxa ( se for necessario) aplainando o cabeçote, apenas tirando do pé da camisa.

    boa sorte na preparação do seu motor...

    qdo ele der boom, poe um de strada. 2 quadras daqui de casa tem um mecanico, o fabricio... ele adaptou o da strada na moto dele ... faz uns 2 anos, estah feliz da vida com a moto!

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Citação Postado originalmente por barbeirorp Ver Post

    boa sorte na preparação do seu motor...

    qdo ele der boom, poe um de strada. 2 quadras daqui de casa tem um mecanico, o fabricio... ele adaptou o da strada na moto dele ... faz uns 2 anos, estah feliz da vida com a moto!
    Bem, espero que o meu motor demore muitos anos para dar "boom". Como eu já disse, não sou do tipo que fica forçanco o motor. Mesmo quando pego a estrada, raramente passo dos 100 Km/h. Só estou fazendo esta preparação porque não quero mais passar sufoco quando tiver que subir uma ladeirona ou levar um garupa.
    Agora, eu ainda estou confuso quanto a esse negócio da taxa.
    Vamos imaginar um pistão hipotético com área de 1000 mm2 e curso de 50mm. Vamos imaginar também que a altura da camara de combustão seja 10mm:

    taxa = (1000 * 50) + (1000 * 10)
    ------------------------------------------ = 6
    (1000 * 10)

    Agora, vamos imaginar que, sem mudar o curso, eu coloque um pistão com uma área duas vezes maior, de 2000 mm2:

    taxa = (2000 * 50) + (2000 * 10)
    ------------------------------------------ = 6
    (2000 * 10)

    Não deu a mesmíssima taxa???

    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  12. #12
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Citação Postado originalmente por Sam_2006 Ver Post
    Bem, espero que o meu motor demore muitos anos para dar "boom". Como eu já disse, não sou do tipo que fica forçanco o motor. Mesmo quando pego a estrada, raramente passo dos 100 Km/h. Só estou fazendo esta preparação porque não quero mais passar sufoco quando tiver que subir uma ladeirona ou levar um garupa.
    Agora, eu ainda estou confuso quanto a esse negócio da taxa.
    Vamos imaginar um pistão hipotético com área de 1000 mm2 e curso de 50mm. Vamos imaginar também que a altura da camara de combustão seja 10mm:

    taxa = (1000 * 50) + (1000 * 10)
    ------------------------------------------ = 6
    (1000 * 10)

    Agora, vamos imaginar que, sem mudar o curso, eu coloque um pistão com uma área duas vezes maior, de 2000 mm2:

    taxa = (2000 * 50) + (2000 * 10)
    ------------------------------------------ = 6
    (2000 * 10)

    Não deu a mesmíssima taxa???


    sim fera, mas vc tem que ver se vc escavar o pistao ou que ele deh uma diferença geometrica do pistão original a taxa vai mudar. em teoria.. o melhor mesmo eh medir com um medidor de compressão, ae sim, vai se ter uma precisão na preparação

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Poa - Tdaí
    Posts
    374

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    sim fera, mas vc tem que ver se vc escavar o pistao ou que ele deh uma diferença geometrica do pistão original a taxa vai mudar. em teoria.. o melhor mesmo eh medir com um medidor de compressão, ae sim, vai se ter uma precisão na preparação
    [/quote]

    Caso o cara coloque um pistão idêntico ao original, apenas o diâmetro maior, mantendo o curso original.

    Mudará a taxa de compressão???

    Ou continuará com a mesma taxa?

    Valews!!!
    Mulheré igualCD: Por causa de uma "faixa", temos que levar o cd todo...

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    Citação Postado originalmente por Morenno-Tdaí Ver Post
    Caso o cara coloque um pistão idêntico ao original, apenas o diâmetro maior, mantendo o curso original.

    Mudará a taxa de compressão???

    Ou continuará com a mesma taxa?

    Valews!!!
    Matematicamente falando, será a mesma....


    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Maringá - PR
    Idade
    37
    Posts
    3.002

    Re: Tem algum segredo pra abrir/fechar um motor?

    nao eh não...pq aumenta o volume dentro do cilindro...ali,onde entra ar e combuster...
    fica destaxado
    My Wife, yes!
    My Dog, maybe!
    My bike? NEVER!

 

 

Tópicos Similares

  1. Abrir e fechar gasolina toda hora?
    Por sot010174 no fórum Área de debate
    Respostas: 31
    Último Post: 17-08-06, 10:32
  2. Trocar o escapamento em casa, tem algum segredo ???
    Por Fernando no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 09-04-06, 18:53

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •