Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 18

Tópico: Farol de Milha

  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Farol de Milha

    Boas gentes,

    Estou de férias sem bosta nenhuma pra fazer (que maravilha, até que enfim...) e começo à inventar coisas. Uma delas é um farol de milha pra Yezinha.

    Bão, a instalação mecânica está pronta, ficou bacana, porém estou com uma dúvida crucial: a parte elétrica da moto "aguenta" 55W adicionais?

    Após uns cálculos básicos, temos que uma lâmpada H3, 12V/55W consome 4,6 ampéres, a lâmpada original da Yes consome 3 ampéres, colocando aí mais 1~1,5 ampere do CDI/ignição, a bateria tem capacidade nominal de 7A/h. Só faltou uma informação: Quanto de corrente elétrica o magneto fornece?

    Procurei no manual da moto e aquele papel só serve pra limpar a bunda.

    Aí fica a dúvida. Qual corrente que o magneto fornece para o sistema elétrico da moto (Yes 125)? Se este magneto for potente suficiente para fornecer pelo menos uns 5 ampéres, acho que até dá pra arriscar.

    Caso contrário, as lâmpadas estariam funcionando somente pela bateria. Também já vi um buzilhão de motos com farol de milha andando por aí sem problemas. Mas tecnicamente existe esta contradição fonte x carga.

    O que acham?
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Farol de Milha

    Cuida pra nõa deixar torrando tua bateria essea faróis de milha.
    Lembro q esse ano, voltando de uma viagem (encontro de motos) a moto do Sebá, uma CG 150 com faróis de milha.. do nada resolveu parr no meio da descida da serra, as 3h da madrugada. Subiu akele cheeeeeiro de queimado... e dava eu empurrando a moto dele pra pegar no tranco. Depois de uns 5 minutos.. deu certo... ele voltou só com o farol ligado e ia rever a instalação dos faroletes.
    Na ida ele nem usou, por isso deu td na boa. Na volta, estávamos Sebá, Rockerva e Eu voltando, tranquilos... sem frio (apesar dos 0°C) só q sem enchergar nada por causa da neblina.

    Cuida essa instalação aí!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Farol de Milha

    eu li por aí sobre a colocação em uma CG, ela aguenta por um tempo, depois descarrega a bateria e precisa desligar, acho que você deveria usar uma lâmpada mais fraca (35w)

    não sei como é a sua moto, mas CGS mais novas precisam da bateria pra funcionar

  4. #4
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Farol de Milha

    Não entendo nada de elétrica, mas a intruder tem o mesmo sistema elétrico da yes e aguenta muito bem farol auxiliar, mas, a recomendação que todos dão é: só ligar quando a moto estiver funcionando e quando for extremamente necessário.
    Ou seja, nada de ligar onde a iluminação já está boa!!! :OK:

    E já na minha flata de entendimento, serão duas lampadas de 55W né? Isso já não soma os W, amperes e tudo mais que envolve elas, não tem que ser considerado tudo? O dobro do consumo?
    E se vc colocar farol auxiliar com leds?

    http://www.acessorioscar.com.br/produto_desc.asp?id=955

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    65
    Posts
    1.159

    Re: Farol de Milha

    Eu tive uma série de problemas com eles, afinal a elétrica original era de 2,5 amperes, hahahaha

    troquei pela da 99, colocando uma bateria selada de 6 amperes, e os faróis foram colocados com um relé auxiliar.

    Só os utilizava durante a noite quando a coisa ficava com pouca visibilidade, e com o motor em alta, é possível utilizar por mais ou menos 30 a 40 minutos sem problemas, mas com motor funcionando...

    agora terei que ver alguns modelos mais modernos que me indicaram para colocar na ex-MLinha e futura MLeca

    Abraços,

    Ovelha

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Re: Farol de Milha

    Então gentes,

    Será um farolete apenas.

    Já vi desse farolete de leds. Sinceramente achei horrível, não combina com a Yes, muito grande.

    A moto tá lá no fundo e tá escuro agora e a pilha da câmera tá descarregada, portanto posto foto depois.

    Tenho receio de usar a lâmpada por um tempo e descarregar a bateria, pois como disse acima, se o magneto não fornecer corrente nominal suficiente para todos equipamentos, estes equipamentos vão puxar energia da bateria para funcionarem, e então dependendo do tempo a bateria vai pro brejo...

    Abraços,
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    65
    Posts
    1.159

    Re: Farol de Milha

    Amigos,

    esta foto é de como ficava a coisa ligada, que estava em uso na minha moto desde 2002, e que até 2006 funcionava bem, apenas tendo que trocar de bateria mais ou menos a cada ano...



    Segundo me informaram, existem agora lâmpadas de 35 que iluminam melhor que as de 55, pois foram projetadas para serem usadas em motocicletas.

    Verei isto depois de 15 de janeiro, que é quando devo começar a reconstrução...

    Abraços,

    Ovelha

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Farol de Milha

    Esses dias atrás tava pensando em colocar na minha bolinha, no mata-cachorro, fica bacana... Na CB tem e é expetacular, só num coloquei ainda que a elétrica das cgs mais antigas é péssima e creio que não vai aguentar.

    Se eu colocar acho que será no máximo 35W, acho muito até...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    Amargosa - BA
    Idade
    40
    Posts
    1.151

    Re: Farol de Milha

    esteticamente pode até fifcar bonito mas,vale a pena sobrecarregar os circuitos dessa moto?ela tem os feróis muito bons!!!clareia muito.
    A liberdade é a maior conquista do homem.

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Re: Farol de Milha

    Entrei num acordo...

    Vou continuar com a instalação, só não agora, mas vou usar 1 lâmpada H3 55W ligada com relê, e o relê sendo alimentado com o retorno da chave, ou seja, só vai funcionar com a chave ligada.

    Esclarecendo, a só o relê será alimentado com o retorno da chave, a lâmpada será alimentada direto da bateria, passando antes pelos contatos normalmente abertos do relê.

    Quanto ao uso, somente quando necessário e para mostrar pros amigos né! :OK:

    Abraços,
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Farol de Milha

    bom tutorial sobre esse assunto:

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=8369.40

    Eu curti muito esse esquema aki, fica bem discretos. É um dos esquemas mais legais que já vi.
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=12861.0
    Parem o mundo que eu quero descer...

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Re: Farol de Milha

    Boas gentes,

    Fazendo um up no tópico, conforme prometido segue uma sequência de fotos ilustrando a instalação.

    Preparei as "partes" na bancada antes, pois moro em apartamento e não tenho espaço para ir fazendo a fiação sob medida.

    Lembrando uma frase que eu vi em uma assinatura de um forista do Tornadeiros.com, "Nada se cria nada se transforma, tudo vira gambiarra..." e considerando que eu gastei um bom dinheiro no baú, fiz um projeto ecologicamente correto, aproveitando fios e peças guardados...

    Aqui, o farolete já montado e a lâmpada que sobrou,




    Aqui, o relê de acionamento, a chave liga-desliga, a fiação de potência, o farolete já pronto e acima o esquema elétrico da Yes,




    Aqui, terminal positivo já conectado e o porta fusíveis auxiliar,




    Aqui a chave, depois vou trocar essa abraçadeira por uma preta,




    O suporte do farolete,




    Fazendo as ligações e isolando tudo nos conformes, até com espagheti por dentro da fita isolante,




    Fazendo o acabamento da instalação,




    Testando,




    Uma vista mais geral (não acendi para poupar a bateria, já tinha testando bastante...),




    "E pra compretá a belezura, eu instalei uns lédi azú",



    Eu fiz as montagens dos leds, já que desses leds prontos só se presta o soquete, então aproveitei-os. Tem 4 leds em cada lado do painel e 3 na lâmpada de lanterna do farol.

    Abraços,
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  13. #13
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Farol de Milha

    Impressão minha ou tua bateria tá com os níveis todos abaixo do LOWER??
    Completa isso aí malandrão!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Re: Farol de Milha

    É impressão só, ou você acha que depois de um serviço desses eu deixaria passar um detalhezinho tão "insignificante"???

    :OK:

    Abraços,
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  15. #15
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Farol de Milha

    Quanto custou e onde vc comprou esse farolete?, será que dá pra instalar 2 numa intruder?, coloquei um protetor de motor nela e estava pensando em faróis auxiliares assim :OK:

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •