PDA

Ver Versão Completa : Atropelar válvulas.



Motoka
18-05-05, 10:42
Ouço muito essa espressão. O que seria exatamente isso. :-k

Alan
18-05-05, 10:47
De forma simples, é assim:

Quem abre as válvulas é o comando, e quem fecha são as molas...

Quanto maior a rotação, mas rápido o comando irá abrir as válvulas, porém as molas não acompanham essa velocidade, pois trabalham de forma relativamente estática, ou seja, fornecem a mesma força de fechamento de válvulas independentemente da rotação....

Assim, em alta rotação, o comando pode abrir a válvula, quando a mola ainda está fechando ela...

Deu pra entender ou compliquei mais ?

Na fórmula 1 o fechamento de válvulas é pneumático...

Nas Ducatis, existe o sistema desmodrômico, onde existe um comando pra abrir e um pra fechar, anulando a possibilidade de flutuamento...

alexandrecatani
18-05-05, 10:48
geralmente ocore quando o cara ta cortando giro ou dando uns tiro... ja vi acontecer muito em racha tb... huahauhuauhahuuhauha arrebente uns par de pecas dentro do motor (valvula, pistao, aneis)


espera ai q alguem da uma explicacao mais mecanica

Motoka
18-05-05, 10:52
é catani, é isso mesmo. Isso acontece quando o cara tira de giro sempre, quando dá tiro o preju é nos pistões.

ow alan, então atropelar válvula é quando a válvula se enrosca com essa mola, né ?
Explica mais no popular....

alexandrecatani
18-05-05, 10:54
ow alan, então atropelar válvula é quando a válvula se enrosca com essa mola, né ?
Explica mais no popular....


huahuahuahauauauhuauhahuahuauhhua

Alan
18-05-05, 10:55
Não...

Atroplear válvulas é quando o comando vai abrir as válvulas enquanto elas ainda estão fechando...

Melhorou ?

Motoka
18-05-05, 10:57
Melhorou, =D> mas o que seria esse comando ?

Alan
18-05-05, 11:00
Dá uma olhada nesse desenho, é assim que funciona os motores da Titan 125, com acionamento por varetas...

http://www.defensiva.com.br/Comando%20de%20valvulas.jpg

Presta atenção na válvula aberta. Imagina que o comando tá virando, então ele parou de abrir as válvula. Nisso a mola está empurrando ela pra cima...

Só que em alta rotação, as rotações são tão altas que o comando pode começar a abrir a válvula denovo antes da mola ter acabado de fechá-la...

Motoka
18-05-05, 11:11
ah então quando o comando vai empurrar a válvula denovo e a mola ainda não voltou, o comando vai e não acha nada. Então pára ?
Não fica nervoso tio, é isso ?

GuMa
18-05-05, 11:19
Acho q entendi mais ou menos...
no caso ficar cortando giro toda hora eh prejudicial pra moto?
essa questao da mola nao voltar a tempo, não seria um erro de quem projeta nao?

Motoka
18-05-05, 11:28
eu acho que não em guma, a moto não foi feita pra andar no seu limite. E nem pra tirar de giro.

AleDiener
18-05-05, 11:52
A moto foi projetada pra andar dentro de uma faixa de giro...dae o pessoal tira o corte, dá uma preparada na moto dae não quer q flutue as válvulas

CGManíaco
18-05-05, 12:25
O comando abre a valvula qdo opistão ta descendo, e qdo o pistão ta subindo, a mola fecha a valvula.....
Se o giro tiver muito ligeiro, a valvula demora pra fechar e o pistão bate na valvula...
Com a batida, eh quase certeza q a valvula entorta, e as vezes saem umas lascas do pistão....

Motoka
18-05-05, 13:30
Agora eu entendí o porque do termo "atropelar válvulas". É o pistão que atropela ela e zoa o bagulho.

Com a explicação do alan eu entendí, e com a explicação do maniaco eu entendí o termo..

Valeu, motokas.

pppocos
18-05-05, 13:35
nao sei quem colokou aki do forum "arruelas" eu achu pra n flutuar....procede q funciona ?

Alan
18-05-05, 16:07
nao sei quem colokou aki do forum "arruelas" eu achu pra n flutuar....procede q funciona ?
Funciona porque aumenta a précarga da mola...

Cyber
18-05-05, 16:25
nao sei quem colokou aki do forum "arruelas" eu achu pra n flutuar....procede q funciona ?
Funciona porque aumenta a précarga da mola...

Por isso que mandei calçar minhas valvulas! \:D/

Motoka
18-05-05, 17:19
E né cyber?. Fica encomodando a vizinhança tirando a moto de giro, né ?

BrunoDias
18-05-05, 19:07
E né cyber?. Fica encomodando a vizinhança tirando a moto de giro, né ?
ahauhauh

OzzY
18-05-05, 19:08
Ae amigos, uma vez eu atropelei valvula... cheguei no mecanico embalado, ai nao vi q tinha umas valvula no chão secando...nao deu tempo de freiar... ai atropelei elas!!! :p

Cabo Enrolado
18-05-05, 20:00
Por falar em atropelar valvula, me lembro da minha CG 97 q atropelei valvula no racha ... pra ajudar, ela tava no alcool, o q contribui bastante pra moto atropelar ...(pois queima mais rapido)

Ai vai uma fotinho dela logo depois q arrumei ... ai aproveitei q tava gastando mesmo e laçei uns aros de aluminio ...

http://www.allinformatica.com.br/curtemoto/fotos/nossas_motos/titan97_verde_01.jpg

Alan
18-05-05, 23:19
pra ajudar, ela tava no alcool, o q contribui bastante pra moto atropelar ...(pois queima mais rapido)
Na realidade não...

O álcool é menos volátil que a gasolina...

Tem a velocidade de chama menor, por isso motores a álcool necessitam de avanços maiores do ponto de ignição ;)

Guigo
19-05-05, 00:35
Ae amigos, uma vez eu atropelei valvula... cheguei no mecanico embalado, ai nao vi q tinha umas valvula no chão secando...nao deu tempo de freiar... ai atropelei elas!!! :p


Huahuahuahuahua..... =D> =D>

Cabo Enrolado
19-05-05, 08:31
pra ajudar, ela tava no alcool, o q contribui bastante pra moto atropelar ...(pois queima mais rapido)
Na realidade não...

O álcool é menos volátil que a gasolina...

Tem a velocidade de chama menor, por isso motores a álcool necessitam de avanços maiores do ponto de ignição ;)
Vc ta doido, ou o que ???
Poe uma CG a 140Km/h a gasolina do lado de outra CG a 140Km/h a alcool ... e ve qual ta dando mais giro no motor !!

Alan
19-05-05, 11:09
Vc ta doido, ou o que ???
Poe uma CG a 140Km/h a gasolina do lado de outra CG a 140Km/h a alcool ... e ve qual ta dando mais giro no motor !!
Não, ainda não tô doido...

Se as CGs estiverem com a mesma relação a quantidade de giros irá ser exatamente igual...

Isso não depende do combustível...

Motoka
19-05-05, 11:20
Acho que se alcool desse mais giro não seria necessário um mistura rica.

Cabo Enrolado
19-05-05, 11:21
Vc ta doido, ou o que ???
Poe uma CG a 140Km/h a gasolina do lado de outra CG a 140Km/h a alcool ... e ve qual ta dando mais giro no motor !!
Não, ainda não tô doido...

Se as CGs estiverem com a mesma relação a quantidade de giros irá ser exatamente igual...

Isso não depende do combustível...
Isso na TEORIA ... mas na pratica é outros 500 ...
Entao me explique, NA SUA VERSAO, como uma moto a alcool anda mais que uma a gasolina ?!?!?!?!

Motoka
19-05-05, 11:30
Quem disse que moto a alcool anda mais que a gasolina ?
Moto a alcool perde rendimento, só anda mais se for mechida.

Alan
19-05-05, 11:41
Isso na TEORIA ... mas na pratica é outros 500 ...
Entao me explique, NA SUA VERSAO, como uma moto a alcool anda mais que uma a gasolina ?!?!?!?!
Bem, se a a prática for diferente da teoria, pode ter certeza de que esta está errada...

Eu não tô falando as coisas na minha versão, tô falando como elas realmente são...

Se vc pegar uma moto original a gasolina e colocar álcool, o desempenho irá piorar...

Vc só terá ganho de desempenho adequando o motor para as vantagens do álcool, como a maior resistência a pré ignição e maior poder refrigerante...

Agora vamos voltar as CG a 140 km/h:

Temos duas CGs iguais:

Primeira CG
+ original a gasolina
+ Dá 140 km/h com o motor a 10.000 rpm (valor hipotético)

Segunda CG
+ original a gasolina
+ feitas as adpatações para andar com álcool
+ filtro, giclês maiores, vela mais quente, cabeçote rebaixado etc...

Ela irá chegar aos 140 km/h com o motor a 10.000 rpm tb ! Isso só depende da relação...

Pra ela chegar nos 140 km/h com mais giros existem as seguintes possibilidades:

- Roda e/ou pneu traseiros menor
- Pinhão menor
- Coroa maior
- Embreagem patinando

Motoka
19-05-05, 11:50
Vichi, intaum uma mudança adequada para alcool para a moto não perder redimento seria como o alan citou ?
Agora que eu acredito que passar a moto a alcool não compensa nenhum pouco (se a moto não for preparada).

Alan
19-05-05, 11:53
Vichi, intaum uma mudança adequada para alcool para a moto não perder redimento seria como o alan citou ?
Agora que eu acredito que passar a moto a alcool não compensa nenhum pouco (se a moto não for preparada).
Pra mudar pra álcool, da forma correta, tem que colocar giclês com vazão cerca de 30% maior, aumentar a taxa de compressão (o quanto aumentar depende de mais fatores), colocar vela mais quente (grau menor) e avançar o ponto uns 6 graus...

Leandro 150ks
19-05-05, 12:27
na titan 2001 q eu tinha as Valvulas eram calçadas(arruelas adicionais) isso aumenta a pressão da mola.... acho q a moto do Cyber tb tem as valvulas calçadas.

Cabula
05-05-08, 10:30
eu já sabia o que era mas curti as explicações do Alan

muita gente tem dificuldade de entender como funciona esse esquema de rotação do motor e relação do veículo

Pésão
05-05-08, 15:14
Vixiii covero!

BrunoDias
05-05-08, 15:32
Vixiii covero!
topico interessante

Stone
05-05-08, 18:05
sim, se tirou as dúvidas do maluco tá valendo, melhor que criar um novo tópico perguntando

DOUGLAS 00
05-05-08, 22:41
Só falo uma coisa: atropelar valvulas dói... no bolso... :-/