PDA

Ver Versão Completa : Tempo de Frio... moto demora pra pegar?



Uilton Júnior
21-05-07, 13:37
Fala aii Galera...., Minha web 100cc com este frio deve estar congelando as sua artérias, pq demora muito pra pegar...., como devo fazer, é certo eu usar o afogador dela?

Valeu um Abraço a todos!!!

junecaz
21-05-07, 13:42
Se o afogador existe é para ser usado quando necessário, não concorda? De uma boa lida no manual da sua moto para maiores detalhes.

Eu pessoalmente, quando não tenho tempo de manhã (99,9% dos casos), subo na moto, aciono o afogador, ligo a moto e vou embora. Espero de 1 a 2min e desligo o afogador no meio do trajeto mesmo.

jr.

Uilton Júnior
21-05-07, 14:01
Ah ta...., é que disseram que eu num posso andar com o afogador acionado...., pois a moto fica desregulada.... certo?

rocksul
21-05-07, 14:05
Certo, só usa ele pra ligar a moto. Se tu andar com ele puxado a moto falha pra caraio.

Saurus
21-05-07, 14:07
...., é que disseram que eu num posso andar com o afogador acionado...., pois a moto fica desregulada.... certo?


Quem te disse isso deve estar desregulado. vai ver que foi o efeito do afogador.

Uilton, o único problema do uso do afogador é que se você usar ele por mais tempo que o necessário é que o motor vai trabalhar sempre "gordo" demais e vai dar carbonização nas válvulas, vela e pistão. No mais, be happy!

junecaz
21-05-07, 14:09
Certo, só usa ele pra ligar a moto. Se tu andar com ele puxado a moto falha pra caraio.


Acho que varia de moto para moto né? A minha não falha absolutamente nada andar com afogador ligado (que é o que faço de manhão cedo).

jr.

muayzen
21-05-07, 14:13
o afogador eh pra ligar e esperar a moto akecer sem morrer ou pra andar !?!

eu puxei o afogador um dia desses e fui sair apertei a embragem e passei a 1 a moto deu um tranco pra frente msm com a embragem parecia q ela keria sair !

doidera

mantabodyboarder
21-05-07, 14:20
A minha até hoje não precisou de afogador....

Mas no Cheva se eu andar com o afogador puxado ele fica meio manco... (Carro carburado à álcool não combina com frio)

Furious VIPER
21-05-07, 14:20
Sobe na moto e aciona o afogador... dependendo do frio não precisa ser no máximo doa fogador, as vezes um pokinho ja liga a moto... e vai embora... qdo vc conseguir manter uma aceleração constante com a moto, desliga o afogador e pronto! se ela der umas falhadinhas, e motor frio ainda... normal!!! Afogador é só pra regular a mistura inicial... depois q vc puder acelerar, "desliga" o afogador!

Luigi
21-05-07, 15:30
A hunte90 liga facil mesmo sem afogador
A falcon liga de 2 ou 3 sem afogador se tiver muiiito frio, e de primeira com afogador de qualquer maneira :drool:

Derek
21-05-07, 15:37
aqui tá bem frio, então aciono o afogador no máximo e ligo a moto, após isso coloco ele na metade e vou embora, quando a moto esquenta desligo ele...

bem fácil....

Stone
21-05-07, 15:43
nunca usei afogador, é 2 pedalada no máx e ela já pega

será que sua num tá meio pobre a mistura?

TorteX
21-05-07, 16:11
[b] Quando eu tinha uma Ks...quase nunca pricisa do afogador....agora na Es toda vez q ta frio precisa!

Saurus
21-05-07, 16:32
O afogador serve para manter a mistura enriquecida para manter o motor funcionando enquanto ele está em temperatura abaixo da operacional. Ao atingir a temperatura operacional, o motor pode se manter em funcionamento somente com o combustível que passa pelo giglê de baixa.

Ao ligar a moto, seja com qualquer temperatura ambiente e mesmo que o motor ainda esteja "quente", é fundamental deixar o motor funcionar por, pelo menos, um ou dois minutos, tempo para o óleo circular por todas as peças que precisam de lubrificação.

O uso do afogador é para partidas a frio e manter o motor sobre-alimentado (mistura rica, relação de mistura abaixo de 14:1 para gasolina e abaixo de 8:1 para álcool). Nada impede de que se use o acelerador e o afogador simultâneamente, porém, nesse caso, pode ocorrer uma mistura mais rica do que o motor é capaz de suportar, "afogando" o motor. Mas em geral você percebe quando isso acontece porque o motor começa a "tossir" e "engasgar", podendo até "morrer".

O uso do afogador com o motor já na temperatura operacional, pode gerar uma quantidade de combustível que o motor não consegue queimar totalmente, criando depósitos de carvão nas válvulas, vela, câmara de combustão e cabeça do pistão. A isso dá-se o nome de "carbonização", que só pode ser removida com o desmonte do motor, banhos químicos de amolecimento do carvão e esmerilhamento das peças (quando não precisar até mesmo trocar a peça logo de uma vez).

Portanto, recomendo:

1) Abra a torneira do combustível
2) Acione o afogador totalmente
3) Ligue a ignição
4) Dê a partida no motor
5) Deixe o motor funcionando sem carga em rotação entre e 20 e 40%, no máximo) da rotação máxima suportada pelo motor, por um tempoentre 1 e 3 minutos.
6) Monte na moto siga seu caminho sem esticar as marchas ou pegar subidas muito íngremes (para não dar excesso de carga para o motor ainda frio e reassumindo as folgas). Ou seja, carga leve.
7) Após rodar de 1 a 5 km nesse ritmo, feche totalmente o afogador e use a moto normalmente.

Se após isso tudo o motor ainda estiver morrendo ou com marcha lenta instável, procure seu mecânico ou avalie o problema você mesmo, pois o motor pode estar com carburador sujo/desregulado, entrada de ar falsa, problemas com o filtro de ar ou problemas com a ingnição.

rocksul
21-05-07, 16:38
Quando eu tinha uma KS sempre precisava acionar o afogador qdo estava a menos de 10 graus, sei lá tava mto frio de arder a cara, acionava o afogador.
Pra quem não pega frio de 10 graus, e acha que 18 graus é frio, não usa o afogador mesmo.
Quando eu andava com ela e o afogador puxado, ao enrolar o cabo a moto falhava.

Saurus
21-05-07, 16:48
.......Quando eu andava com ela e o afogador puxado, ao enrolar o cabo a moto falhava......

Isso se deve a uma mistura mais rica do que a necessária para o motor (abaixo de 14:1). O ideal é uma mistura entre 14,8 ou 15:1 (mistura estequimétrica para gasolina).

Se o motor, mesmo após estar em temperatura operacional, continuar com a lenta instável ou ficar engasgando, pode estar com entrada falsa de ar ou mistura muito rica. Verifique a mistura e o filtro de ar.

Rubinho
21-05-07, 16:54
Minha strada pega q é uma beleza!!! :clap:
Ja a finada XTZ... :NOOK:

Saurus
21-05-07, 16:56
Minha strada pega q é uma beleza!!! :clap:
Ja a finada XTZ... :NOOK:


Sugiro verificar a regulagem de mistura da Strada.

rafiusky
21-05-07, 17:24
ah cara, na KS issu num acontece, jah peguei dia com 8 graus e normal, no máximo na segunda tentativa já pega...boa sorte aiiii.
®

Lagartixxa
21-05-07, 17:39
a minha ta pegando de boa demanha, claro que aqui ainda num ta frio igual ai pros lados do sul, mas ja caiu bem a temperatura!

o afogador vc é feito pra ajudar a ligar a moto e ajudar o motor a esquentar mais rapido o motor! ele faz isso "abafando" a entrada de ar no motor fazendo a mistura ficar gorda, aquecendo o motor, ou seja, se esquecer o afogador puxado muito tempo vc pode superaquecer o motor!

uma dica pra fazer a moto pegar mais facil demanha é dar duas aceleredas, puxar o afogador e depois da a partida, aki a moto pega de primeira!

Guilherme Rabelo
21-05-07, 18:00
minha moto só pega com o afogador puxado aqui onde eu moro faz muito frio, mas é só na primeira partida depois pega normal

TorteX
21-05-07, 18:18
Sugiro verificar a regulagem de mistura da Strada.

[b]
Regular?? Mais se ele falou q pega q é uma blz!! :lol:

yalta
21-05-07, 18:25
Aqui com esses dias "frios" só precisei ligar o afogador 1 vez, isso porque fiquei uns dias sem ligar. Como ando todo dia, e só chegar de manhã, ligar a moto sem afogador mesmo, esperar uns segundos e vazar. Mas o "frio" por aqui deve ser uns 22 graus.. então.. dEAUdhAEUdhuAEH

muayzen
21-05-07, 18:29
as vezes ta frio pa *******
ligo sem o afogador a moto ate liga
mais morre dps !
mo merdsa

Stone
21-05-07, 18:47
Sugiro verificar a regulagem de mistura da Strada.

Regular?? Mais se ele falou q pega q é uma blz!!

por isso mesmo, a mistura deve estar um pouco rica

Mostarda_69
21-05-07, 18:48
Ehhhh, eu tava no outro topico pedindo sobre regula o bura por isso....
A hunter pega de primera pedala ou apertada de botao, mesmo esses dias q teve 2 gruas aki, sem afogador.. entao eu acho q deve ta muito rica ja que ela liga de primera no friozao.. e qd ta kente se liga o afogador a moto pipoca toda e de tanta gasosa que vai sai uma fumaça preta exatamente igual de caminhao.. eh muita gasosa, e fica akele xerao de gasosa mal keimada...
e msm assim faço 45 abaxo de pau... entao vo manda regula akela poha logo.. pelo q eu acho nenhuma moto deveria liga no frio sem afogador, tinha q exigi o afogador...
minha strada tava com a mistura beeeeeem pobre, no frio era soh no afogador durante 1 minuto e qd eu saia com ela se desliga-se o afogador ela morria, tinha q fica uns 3 minuto com ele pela metade.. isso eu acho o correto..
sem fala q a hunter pode morre esgoelando e o motor fica morno soh.. trokei o oleo ontem eu tinha feito uns 20km dando coro saiu morno o oleo..

Saurus
21-05-07, 20:07
.....o afogador vc é feito pra ajudar a ligar a moto e ajudar o motor a esquentar mais rapido o motor! ele faz isso "abafando" a entrada de ar no motor fazendo a mistura ficar gorda, aquecendo o motor, ou seja, se esquecer o afogador puxado muito tempo vc pode superaquecer o motor!.....

O que faz o motor superaquecer é mistura pobre. A gasolina funciona como uma espécie de "refrigerante" para os cilindros quando é admitida. Se tiver pouca gasolina, o cilindro praticamente não resfria, levando ao superaquecimento e possíveis danos no motor (furo na cabeça do pistão principalmente).

A mistura gorda provoca "tosse", "engasgos", fumaça, baixo desempenho em altas rotações e pode levar a carbonização das válvulas, câmara de combustão, cabeça de pistão e vela.

Uma das melhores formas de diagnosticar se o motor está com bem regulado e com bom funcionamento é verificando o estado em que os eletrodos da vela se encontra. Ele deve estar seco, de cor metálica e o isolador (parte de cerâmica branca que "segura" o eletrodo massa) deve estar com coloração amarelada ou amarronzada, seco sem rachaduras ou trincas, seco e brilhante.

Aliás, o estado dos eletrodos e do isolador de uma vela talvez seja o melhor indicador de como está funcionando o motor. A partir do estado da vela é possível diagnosticar uma série de defeitos.

Uilton Júnior
23-05-07, 10:59
Como assim pobre a mistura, num intendi... que que eu tenho que fazer... ?
Abraço.

nunca usei afogador, é 2 pedalada no máx e ela já pega

será que sua num tá meio pobre a mistura?

heffestto
23-05-07, 13:54
eu sempre uso o afagador...

puxo o afogador, dou na partida, dou umas aceleradas leves na moto e solto o afogador.. deixo ela aquecer 1 min ou 2, ai saio com ela.. Nao consigo andar com o afogador puxado, a moto fica engasgando muito, muitas vezes nem com ela ligada parada eu consigo..

Coltz
24-05-07, 10:37
eu NUNCA uso afogador....nunca mesmo

pode ser o frio do caraio q for, e aqui às vezes faz bastante frio, esse ano já fez 3°, ela reclama um pouco pra pegar...é só segurar o motor nos 2 mil giros por uns 30 seg, 1 min e jah era motor quente vambora

cold-milk
24-05-07, 10:49
eu NUNCA uso afogador....nunca mesmo

pode ser o frio do caraio q for, e aqui às vezes faz bastante frio, esse ano já fez 3°, ela reclama um pouco pra pegar...é só segurar o motor nos 2 mil giros por uns 30 seg, 1 min e jah era motor quente vambora



a minha tbm.. mesmo agora com ela com o gicle menor... (vou ter q mudar), mas pega sem afogar..

alguém ai falou q o afogador serve pra fazer ela pegar.. e se ela pega sem mesmo no frio?
será q é errado?

Saurus
24-05-07, 10:56
a minha tbm.. mesmo agora com ela com o gicle menor... (vou ter q mudar), mas pega sem afogar..

alguém ai falou q o afogador serve pra fazer ela pegar.. e se ela pega sem mesmo no frio?
será q é errado?


Cold, é possível que o motor da moto esteja trabalhando com uma mistura muito rica (menor que 14:1). Eu já teria verificado a regulagem de mistura.

Claro que em dias em que a temperatura ambiente é de 40º a moto pode pegar com o motor frio sem o uso do afogador. Mas isso não é o normal.

tom crazy
24-05-07, 11:23
Minha Yes pra pega hj de manha no frio só com o afogador mesmo. Até tentei ligar sem, dei 2 partidas, ela pego nas 2 mais já morria em seguida, puxei o afogador e pego tranquilo.

alphazzz
24-05-07, 15:24
aaa minha qd ta frio liga,, mas demora uns 15 segundos até eu conseguir kkk eu puxo e seguro o afogador, pq o meu não "trava" igual ao de titan, aí quando ela liga eu solto e fico acelerando um pouco,, mantendo né,, e depois tchau e bença!! P)

Coltz
24-05-07, 16:26
Cold, é possível que o motor da moto esteja trabalhando com uma mistura muito rica (menor que 14:1). Eu já teria verificado a regulagem de mistura.

Claro que em dias em que a temperatura ambiente é de 40º a moto pode pegar com o motor frio sem o uso do afogador. Mas isso não é o normal.


as duas motos carburadas que eu tive nunca precisei de afogador pra ligá-las....só em casos extremos, algo como 15 dias parada dae sim.....não tem nada de errado nisso

cold-milk
24-05-07, 16:30
Cold, é possível que o motor da moto esteja trabalhando com uma mistura muito rica (menor que 14:1). Eu já teria verificado a regulagem de mistura.

Claro que em dias em que a temperatura ambiente é de 40º a moto pode pegar com o motor frio sem o uso do afogador. Mas isso não é o normal.



to usando o bura da TW e desde então não precisei mais do afogador, com o original precisava sim!!