PDA

Ver Versão Completa : escapamento estourando



lirowjp
04-08-08, 11:43
Pessoal, depois que limpei o carburador e troquei a vela da minha "tonkinha"(sundown web) ela começou a dar um estouro no escapamento quando reduzindo.
Mas é apenas um estouro e só quando reduz bastante tempo. Não é aquele estouro forte proposital de desligar a ignição, é mais fraco e tem um som mais parecido com ar ou alguma coisa assim.

Bom, já regulei de todas as maneiras, coloquei a vela anterior, até mudei a altura da agulha e nada !
A vela nova é uma C6HSA e a antiga era uma CR7HSA.

O único problema que vejo é que ao remontar, os o-rings e o coletor de admissão(peça de plastico entre o bura e o tubo de admissao) estavam quebrados, como não achei o-rings pra ela, comprei soh o coletor e colei os o-rings com super bonder.

A dúvida: se estiver entrando ar(pouco q seja) por ali, pode ser a causa do estouro?
não testei ainda pq preciso esperar chegar a peça na concessionária e ta difícil viu ! (vcs sabem como é depender de concessionária =P)

Me desculpem se escrevi de mais mas queria ser o mais claro possível.

Obrigado pela atenção !

Stone
04-08-08, 12:09
se vc num tá conseguindo os oring coloca silicone de alta temp que fica ótimo
esses pipocos podem ser por causa de entrada de ar falso, mas o mais provável é que a mistura está rica (gasolina demais), vc colocou o parafuso da mistura do ar na mesma posição que estava? abre um pouco esse parafuso pra ver se melhora

lirowjp
04-08-08, 12:17
Ah sim . . .a regulagem está ok ! verifiquei pela coloração da vela e pelo proprio funcionamento do motor. Resolveu um problema anterior q era falhas em alta rotação e agora ta esse pipoco ! é froids viu . . .

boa idéia ! vou experimentar passar silicone em volta dali pra ver c para . . . aqueles silicones vedantes será q aguentam ? tenho alguns tubos de silicone da super bonder, deve aguentar. .

Obrigado !

Furious VIPER
04-08-08, 12:37
Tu disse q limpou o carburador, certo? será q antes ele não tava bem sujo... e com ele sujo passava a quantidade ideal de gasolina?? agora com ele limpo, tem menos sujeira (óbvio) e passa mias gasolina. essa gasolina em excesso pode dar uns estourinhos.

Stone
04-08-08, 12:38
usa silicone para motores mesmo, mas coloca tipo no lugar do oring, para depois não aparecer nada

lirowjp
04-08-08, 13:56
Furious VIPER
Já efetuei todas as regulagens necessárias mas muito obrigado pela sugestão.

Stone
vou testar. to quase certo q seja isso mesmo pq não há outro problema q não este ...
depois posto os resultados . . .

Obrigado !

rockerva
04-08-08, 14:04
Coloca um rádio tocando ramones o dia todo na frente da moto que ela se regula sozinha.
Sei lá, mta gente diz que não dá certo mas pra mim funciona.

Agora falando sério, normalmente ao colocar um escape mais aberto é necessário realizar modificações no filtro de admissão e no carburador, eu não sei fazer isso, é só o que o pessoal fala (eu também falo).
Boa sorte com tuas tentativas.

destbr
05-08-08, 10:27
stone,

aproveitando: se abrir o parafuso da cg emprobece a mistura tb?

regulei esses dias comecou a estourar de vez enqdo... acho q vou ter q voltar na regulagem anterior q estava boa!

valeu!!

empresasandro
05-08-08, 10:39
Bom dia, tenho uma hunter 100 "envenenada" e mudei o escapamento para um pro tork do modelo novo das motos 1000 cc .....Em consequencia tive que mudar a mistura do ar....tive que abrir mais o ar..... E realmente estes estouros é por entrada falsa de ar no carburador. Valeu estas motos 100 da pra envenenar legal. Coloquei pneus twister na traseira, e pneu cg150 na frente ficou muito bom para dirigibilidade. E anda bem com carburação a alcool. Valeu denovo t+.

Stone
05-08-08, 20:46
destbr, como já diz, o parafuso do ar, vc abrindo aumentará o ar, portanto empobrecendo a mistura
o que controla a gasolina é o gicle de marcha lenta, a agulha do pistonete e o gicle de alta

TorteX
05-08-08, 21:27
Abrindo o parafuso, vindo mais ar, num vai "puxar" mais gasolina junto tambem?

destbr
06-08-08, 01:01
destbr, como já diz, o parafuso do ar, vc abrindo aumentará o ar, portanto empobrecendo a mistura
o que controla a gasolina é o gicle de marcha lenta, a agulha do pistonete e o gicle de alta


interessante, nao vou me esquecer mais!

o q o durex falou tem logica, mas creio ter ligação com o parafuso de aceleração (que tb regula a lenta).

spygtba
06-08-08, 11:32
Na minha web acontecia isso direto, a explicacao do meu mecanico tbm foi a da mistura rica. Se tu for ver o escape original tem um furinho embaixo da ponteira perto da solda do cano, ali entra ar e por algum motivo ele causa a queima da gasolina que sobrou da queima no cilindro, dando o tal estouro nas reduzidas principalmente.

lirowjp
06-08-08, 16:52
spygtba
E como vc solucionou o problema ? ou nao tem mais solução ? =P

obrigado !

Stone
06-08-08, 20:41
Abrindo o parafuso, vindo mais ar, num vai "puxar" mais gasolina junto tambem?
não, pra isso que serve o parafuso, para fazer a regulagem, portanto ele só regula o ar
já o parafuso da lenta mexe no ar e no combustível, pois ele levanta e abaixa o pistonete e junto a agulha

destbr
07-08-08, 22:15
eu estava usando 2 voltas e 1/4 do parafuso e estava otimo! depois foi regulado com 2,5 voltas e de vez enqdo da esses estouros nas reduzidas.

só vou esperar acabar o tanque pra ver como esta o consumo, mas depois vou testar outras configuracoes.

interessante q aconteceu o contrario, pois comecou a dar estouro depois abrir mais o parafuso (q empobreceu a mistura, mesmo q pouca coisa).

muito estranho ;/

Stone
07-08-08, 22:46
é......
alguém corrija se as informações que eu dei estão erradas, mas pelo que eu sei é isso

Volverine MF
07-08-08, 22:48
Tu disse q limpou o carburador, certo? será q antes ele não tava bem sujo... e com ele sujo passava a quantidade ideal de gasolina?? agora com ele limpo, tem menos sujeira (óbvio) e passa mias gasolina. essa gasolina em excesso pode dar uns estourinhos.

Pode não ter muito a ver, mas o que o Viper falou me fez lembrar de um lance dos 1ºs Fiestas. É que um professor de injeção eletrônica - mto entendido do assunto - disse que no caso desses Fiestas não deviamos limpar o TBI (corpo de borboleta), pois isso ia fazer com que a injeção ficasse "louca".

Parece viagem, mas vai saber se não é o msm caso da Sundow. Isto é, será que não tem alguma parte do bura aonde não se deve limpar?

De qlqr forma resolva esse problema dos o-rings aí. Qlqr coisa vai numa casa de vedadores e leva a peça junto e diga que vc quer um o-ring pra essa peça.

E tente a regulagem "padrão" do bura, dpois vai tentando acertar.

lirowjp
08-08-08, 14:25
É pessoal, nada resolveu . . .
to começando a achar q o problema é em outro lugar . . .
Vou mandar regular as válvulas e v no q da . . . parece q c tiver mto solta, além do barulho da esse estouro tbm . . .
vamos ver neh . . .
Será q ao trocar pra uma vela mais quente, a temperatura do motor subiu muito e dilatou tudo e aumentou a folga das válvulas? =P
Tudo é possível nessas horas . .. rs

Obrigado pessoal !

Stone
08-08-08, 22:55
agora que vi, vc colocou uma vela mais quente pra que?????
tente uma mais fria, uma 8 é o normal

junior1rodrigues
10-08-08, 09:11
Cuidado pra não deixar a mistura muito pobre senão vai superaquecer o cilindro e aí teu motor.. :d :d :d :d

lirowjp
10-08-08, 23:13
Bom, coloquei a vela mais quente pq é a recomendada pelo manual.