PDA

Ver Versão Completa : Pedal de cambio da Yes com folga lateral



César
08-01-10, 18:11
Galera meu pedal de cambio da yes tem uma folga lateral razoável, queria a opinião de vcs se vcs acham essa folga excessiva ou de boa, dá pra rodar mto mais, tipo, como foi gastando o pino que fixa o pedal da marcha o prisioneiro siu e não ficava mais, daí tirei ele botei uma porca fininha e rebitei a ponta, agora o negócio não sai mais, mas a folga tá nessa:
MOV02485.MPG (http://www.youtube.com/watch?v=TVPR7-xNHY8#)
Daí passei na suzuki e eles me falaram o seguinte. Isso é trabalho de torneiro, porque tipo, não adianta por um pedal de cambio novo que a folga vai se a mesma uma vez que o que gastou foi o pino, que faz parte do chassi da moto, daí o que o torneiro faria, cortaria esse pino, faria um novo sob medida, com o sulco pro prisioneiro e tudo, ressoldaria no quadro e pintaria. O serviço sairia por 60 reais, mais 35 do pedal de freio novo na Suzuki, será que vale a pena? É realmente necessário?
Tipo, o que acham da folga do meu pedal? É normal?

blaugusto
08-01-10, 18:57
Ainda não arresolveu isso César??

Esses 60 mangos acho um bom preço. Se levasse pro meu pai fazer sairia uns 50 conto só o pino!

Pelo que estou vendo parece que não tem perigo, mas deve ser desconfortável não?! Acho que vai do bolso.

Pelo trato que vc dá na motoca, pelo tempo de uso, pelos locais que vc frequenta não creio que seja absurdo, mas acho que poderia ter durado mais. Mas lembrando do outro tópico, parece que ficou assim pq vc tirou/perdeu um prisioneiro é isso??


Mas e o pedal de freio por que???

César
08-01-10, 18:59
Então é desgaste natural mesmo, o prisioneiro ter saído eu rebitei a ponta e ficou até mais apertado que se fosse com o prisioneiro mas o eixo que desgastou. Mesma coisa com o pedal do freio, desgaste natural. Mas tipo não me incomoda nada não andando com a moto mudo de marcha normal nem percebo isso que me encuca, se não seria um gasto desnecessário, tipo sei lá, uma "frescura"

renanperim
08-01-10, 19:00
Se te enche o saco faz ueh!
Isso atrapalha na hora de pilotar? Quanto?
Se comprometer a segurança nem preciso dizer o resto.

M_fantasma
08-01-10, 19:05
nossa cesar...que pé pesado cara, vc ta moendo a moto....
desgaste realmente prematuro...

blaugusto
08-01-10, 19:13
O do freio é beeeem prematuro!! qq isso!

Eu não chamaria isso de "frescura" já que vai desgastar mais e amsi até o dia que o cambio vai cair...

Na sua tocada chuto mais uns 30mil km...

Alguém topa um bolão???

Ivan RJ
09-01-10, 03:47
Se vc tivesse mantido a lubrificação desde zero, isso não teria acontecido. Deixa como está, quando quebrar vai no torneiro. Eu sei que vc não vai abrir a mão pra jogar peteca, logo, nem adianta perguntar o que fazer!!!
Vc não vai fazer!
Um grande abraço a todos os irmãos.

Léo Borges
09-01-10, 18:58
Se vc tivesse mantido a lubrificação desde zero, isso não teria acontecido. Deixa como está, quando quebrar vai no torneiro.


E se quebra no momento que ele mais precisa????? aconselho arrumar o mais breve possível! |:(

Stone
09-01-10, 19:58
Manda fazer no torneiro, mas não solda não, se soldar da próxima vez vai ter que cortar e soldar novamente. Faz uma bucha parafusada, quando gastar novamente só troca a bucha ou as arruelas, e fica bem fácil para lubrificar, muito melhor que o original.Pra entender melhor...

http://img687.imageshack.us/img687/5442/pedalcmbioyes.jpg

Léo Borges
09-01-10, 20:11
Manda fazer no torneiro, mas não solda não, se soldar da próxima vez vai ter que cortar e soldar novamente. Faz uma bucha parafusada, quando gastar novamente só troca a bucha ou as arruelas, e fica bem fácil para lubrificar, muito melhor que o original.Pra entender melhor...

http://img687.imageshack.us/img687/5442/pedalcmbioyes.jpg
:OK: :OK: :OK:

Stone
10-01-10, 10:39
ta aparecendo a imagem que eu postei ai? aqui não aparece mais...

tom crazy
10-01-10, 17:05
Tá sim stone, se o pino original fosse assim era muito melhor. Os caras fizeram uma sacada muito legal que foi ter feito a rosca do bujão de óleo em uma peça separada do bloco do motor (se espanar o bujão é só trocar, não afeta o bloco do motor) e deixaram passar um detalhe desses.

Gabriel Paulino
11-01-10, 09:25
a minha yes tb tem essa folguinha
mais nao me encomoda e nem parece ser nada grava, so desgaste normal

entao deixei ocmo ta
=)

Felipe Godoy
11-01-10, 12:19
a minha tb tem essa folga
mais nem esquento .....

Richard
11-01-10, 12:42
Pessoal...

Uma dica bem simples de amenizar esse problema é a seguinte:

Peguem uma latinha de refrigerante e cortem um pedaço dela.

Com a lámina de aluminio que vc terão em mãos, recortem ela e a curvem de forma que ela possa ser colocada dentro do furo do pedal de cambio.

Retire as rebarbas da lateral da chapinha e a deixem (a chapinha), do mesmo tamanho do furo do pedal de cambio. (LATERALMENTE).

Depois retire a chapinha de dentro do pedal, lambuze de oleo a chapinha, o pedal e também o eixo do cambio, coloque a chapinha dentro do furo do pedal, colque o pedal no eixo do cambio e a folga diminuirá.

É uma forma mais simples de resolver o problema dessa folga sem ter que ficar resoldando eixo e os caramba a quatro.

Léo Borges
11-01-10, 21:19
Pessoal...

Uma dica bem simples de amenizar esse problema é a seguinte:

Peguem uma latinha de refrigerante e cortem um pedaço dela.

Com a lámina de aluminio que vc terão em mãos, recortem ela e a curvem de forma que ela possa ser colocada dentro do furo do pedal de cambio.

Retire as rebarbas da lateral da chapinha e a deixem (a chapinha), do mesmo tamanho do furo do pedal de cambio. (LATERALMENTE).

Depois retire a chapinha de dentro do pedal, lambuze de oleo a chapinha, o pedal e também o eixo do cambio, coloque a chapinha dentro do furo do pedal, colque o pedal no eixo do cambio e a folga diminuirá.



Isso é o que chamo de gambiarra :G
Manda na autorizada :G

tom crazy
11-01-10, 21:35
Isso é o que chamo de gambiarra :G
Manda na autorizada :G


Eu acho que vc falou na ironia mais se não fosse/for a autorizada vai fazer o que? O que gasta é o pino fixo no quadro da moto, não tem como trocar, se você for na autorizada vão mandar vc ir em um torneiro.
E a maioria das autorizadas tem gente que nem o basico do basico faz direito, queria ver botar os "mexanicos" pra fazer isso.

Léo Borges
11-01-10, 21:39
Eu acho que vc falou na ironia mais se não fosse/for a autorizada vai fazer o que? O que gasta é o pino fixo no quadro da moto, não tem como trocar, se você for na autorizada vão mandar vc ir em um torneiro.
E a maioria das autorizadas tem gente que nem o basico do basico faz direito, queria ver botar os "mexanicos" pra fazer isso.


E qual o motivo do desgaste???

:lol: :lol: :lol: Precisa conhecer os "mecânicos" da sundown :-/ aqui de minha cidade, nunca levei lá, só a levo em meu mecânico de confiança! :D :D :D

tom crazy
11-01-10, 21:47
Em teoria falta de limpeza e lubrificação desse conjunto pino/pedal, a minha mesmo tem um pequeno desgaste, não no nivel da moto do césar mais tem um pouco sim. Só que é complicado pra mim é erro no projeto, tudo bem que normalmente acontece isso por falta de lubrificação nessa parte mais na minha opinião ali tinha que ter uma bucha igual o stone demostrou ai em cima.

Richard
12-01-10, 06:43
Isso é o que chamo de gambiarra :G
Manda na autorizada :G


Né não.... :drool:

É apenas uma forma dele conseguir dar um pouco mais de vida útil para o eixo do cambio da moto dele, pq o desgaste é nele, então não tem o que fazer...

Uma outra opção é encher o eixo de solda e desbastar ele até ficar com as medidas de um novo e depois se preocupar mais com a lubrificação dele.

Léo Borges
13-01-10, 01:47
Né não.... :drool:

Uma outra opção é encher o eixo de solda e desbastar ele até ficar com as medidas de um novo e depois se preocupar mais com a lubrificação dele.


Essa parece mais aceitável :D :D :D :D

Stone
13-01-10, 21:45
Uma outra opção é encher o eixo de solda e desbastar ele até ficar com as medidas de um novo e depois se preocupar mais com a lubrificação dele.


Péssima idéia, Duvido alguém fazer isso com a peça no lugar, encher de solda e depois ficar horas com uma lima ou micro retífica para gastar até chegar na medida aproximada, e ainda ficar totalmente imperfeito.
Pra fazer isso na medida exata teria que cortar o eixo, encher de solda e tornear até chegar na medida e soldar devolta no quadro.
Se o cara entender só o básico já consegue fazer em casa o que eu postei aí encima, muito mais prático, e garanto que fica muito melhor que o original. Na twister tem um sistema bem parecido com esse, e é muito bom, gastou, troca o pino, sem crise...