PDA

Ver Versão Completa : Cortar giro(?)



ASR
22-01-10, 21:43
Pessoal, estava desfolhando as páginas deste fórum para sacar um pouco sobre motos e deparei-me com um tópico onde falavasse de cortar giro do motor, mas nenhum dos colegas explicou o que era isso.
Alguém pode me explicar?
Valeu pessoal!

Ivan RJ
22-01-10, 22:21
O corte de giro é efetuado pelo CDI para que o motor não seja detonado pelo cupim que está sentado no banco. Não vou entrar na parte técnica para não complicar, mas entenda que, infelizmente sua moto não tem conta giros, logo se vc esticar demais uma marcha, o CDI irá cortar o motor para que o giro caia. Um grande abraço.

ASR
22-01-10, 22:56
Gostei dessa tecnologia e valeu pela sua explicação.
Mas todo CDI tem este sistema? EM qq marca de moto?

buneco
22-01-10, 23:10
tem os cdi com limitador de giro que é o caro da maioria das titans
e os sem limitador
a minha por exemplo não tem
e é de fabrica...

Ivan RJ
22-01-10, 23:41
A grande maioria, diria a maioria absoluta, vem com limitador no CDI. A minha por acaso não veio. Existem CDI sem corte que podem ser comprados na servitec, por exemplo, CDI programáveis...
É fácil testar se o seu CDI tem corte, coloque a 3ª marcha e acelere sem mudar a marcha, vc verá o giro subir e cortar.
Um grande abraço a todos os irmãos.

M_fantasma
23-01-10, 13:30
O corte de giro é efetuado pelo CDI para que o motor não seja detonado pelo cupim que está sentado no banco. Não vou entrar na parte técnica para não complicar, mas entenda que, infelizmente sua moto não tem conta giros, logo se vc esticar demais uma marcha, o CDI irá cortar o motor para que o giro caia. Um grande abraço.



Agora ele deve estar perguntando : que cupim....???? na moto ??
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

ASR
23-01-10, 14:14
Não M Fantasma, eu entendi a brincadeira dele, mas lembre-se vc que em algum lugar do passado vc foi um iniciante como eu e tb não devia saber p...a nenhuma :D

M_fantasma
23-01-10, 17:11
Não M Fantasma, eu entendi a brincadeira dele, mas lembre-se vc que em algum lugar do passado vc foi um iniciante como eu e tb não devia saber p...a nenhuma :D



Não sei até hoje.....rsrs :OK:

Stone
23-01-10, 17:34
éis bem modesto pelomenos :lol: :lol:

M_fantasma
23-01-10, 17:35
éis bem modesto pelomenos :lol: :lol:


:G :G :G :G

:lol: :lol: :lol: :lol:

agm2112
23-01-10, 18:23
O principal motivo do corte de giro é que nos motores de moto o giro sobe rápido demais, a chega rapidamente ao maximo, no ponto onde a inércia das válvulas não permite seu retorno completo (se torna maior do que a "força" das molas de retorno), fazendo com que elas percam a sincronia e possam bater no pistão, ou algo similar.

Muitos motociclistas descordenados não conseguem soltar o acelerador antes deste momento, e se ficarem repetindo esta façanha, irão quebrar o motor em pouco tempo, lembrando que outros itens sofrem maior desgaste, como esticadores e correntes de comando. Concluindo, o corte do CDI serve como babá para os crianções que insistem em acelerar até quebrar.

Para os descordenados mais abonados, as motos Ducati com comando desmodrômico são sofrem destes sintomas.

tom crazy
24-01-10, 00:11
A grande maioria, diria a maioria absoluta, vem com limitador no CDI. A minha por acaso não veio. Existem CDI sem corte que podem ser comprados na servitec, por exemplo, CDI programáveis...
É fácil testar se o seu CDI tem corte, coloque a 3ª marcha e acelere sem mudar a marcha, vc verá o giro subir e cortar.
Um grande abraço a todos os irmãos.


A sua yes não corta Ivan? Que estranho, a minha corta alto mais corta, se me lembro bem corta em torno de 11500 RPM no painel.

Ivan RJ
24-01-10, 02:28
Não corta, vc leva a 4ª até 12 e não é nem com ele, o CDI é surdinho :lol: .
Tom pra nós não faz diferença, pois além do conta giros contamos, só, com 40 anos em cima de motos.
Eu não sei porque o CDI da minha moto veio assim, ela é 2006.
Eu acho importante o CDI com corte, pelo menos até a galerinha aprender o que é um motor e como ele funciona, ou deve funcionar.
Um grande abraço a todos os irmãos.

jpedro91
24-01-10, 21:58
Ja fiz minha moto cortar giro para saber com quantos Km/h ela cortava cada marcha, mas é totalmente desnecessário ficar cortando giro da moto.. eu queria colocar um conta giros na minha tornado.. :k

ffjruthes
02-11-10, 08:28
eh.. descobri que a minha YES tbém não corta o giro...

Hoje pela manhã... vindo trabalhar (no feriado :s ) ... Céu azul, nada de vento, BR vazia... Resolvi ver até onde a YES ia...

Morro a baixo... 12mil RPMs.. 140km/h... os dois ponteiros colados... e nem sombra do corte de giro... :0_0:

Talvez seja alguma coisa do ano de fabricação ... 2006/2007 ...

chapolinrt8
02-11-10, 19:26
tinha uma today q não cortova tbm !!! e saiu algumas titan e fan q não cortam tbm :OK: :OK: