PDA

Ver Versão Completa : Trocar a biela em casa



magrao tk
14-01-11, 21:26
Sempre fiz o motor das motos em casa mesmo. Único trabalho que dependo dos outros é a retífica e trocar a biela com um amigo meu que tem oficina e faz na prensa. Mas ele anda meio cheio de serviço, e em casa eu tenho uma morsa grande na bancada... que de repente até teria como trocar o pino usando os apois certos nos lugares certos. E pra alinhar o vira meu pai tem um torno aqui tambem. O que falta é a prática e a dúvida se a prensa é essencial. Alguem que sabe trocar biela pode me dar uma dica? Ou o jeito é mandar trocar na prensa?

Stone
14-01-11, 22:49
Na verdade na verdade o segredo nem está na prensa, mas sim no equipamento para balancear o vira, tem que ser preciso, senão vibra muitooooooooo!

magrao tk
14-01-11, 22:59
Pois é ela já tava vibrando demais, eu desconfio que já tava desbalanceado e vou até conferir isso antes de desmontar.
Mas que equipamento seria esse Stone? Não teria como improvisar algo no torno mesmo? Ou é arriscado?

Stone
14-01-11, 23:02
É tipo um gabarito com rolamentinhos onde vai apoiado o vira, aí nele vai um relógio comparador, ai vai girando e vendo se está alinhado

magrao tk
14-01-11, 23:11
É aí complica um pouco, acredito que o esforço pra montar algo assim e ainda não ter certeza não compensa esperar um pouco mais e montar na oficina. Vou levar para o meu amigo segunda. Um dia a mais ou a menos nessa novela nem vai fazer muita diferença. Valeu Stone!

Stone
14-01-11, 23:13
Pois é heheheh
E só pra trocar a biela nem é tão caro, o caro é a mão de obra pra abrir e fechar o motor, mas acho que isso nem é problema né hehehehe

chiccoli
14-01-11, 23:15
aproveitando a oportunidade em um assunto próximo..

pra se colocar o virabrekim da strada numa CG, é necessário fazer muitas adaptações ?

Tasteful
16-01-11, 22:35
até na hora de colocar o vira na carcaça muita gente empena ele...um amigo me ensinou a nunca bater pra colocar

Stone
16-01-11, 23:00
O correto é usar um puxador!

magrao tk
21-01-11, 12:34
O cara amigo meu vai ver se ele tem um dos lados do vira pra trocar. Porque o dela já foi soldado ali onde vai o pino, e ele desconfia que ela vibra mais por causa desse detalhe. Da última vez que ele montou a biela pra mim ele tinha falado já. E de fato ela vibrava bastante. Mas agora ele quer ver se consegue outro pra coisa ficar boa de verdade. Vamo torcer né? Por enquanto a montagem do motor tá parada por causa disso.



O correto é usar um puxador!

É uma boa idéia. Eu sempre botava um calço justo entre as 2 bolachas pra poder fechar o bloco se caso precisasse dar umas batinhas com macete de madeira.

Tasteful
22-01-11, 19:26
quando a gente fechou o motor da rdz a gente fez um esquema com um disco de policorte,nem me lembro como foi,aí a gente foi só aparafusando e ele foi pro lugar,sem nenhuma batida

Caique
22-01-11, 19:33
magrão a ultima vez q apresei a troca da biela na retifica (com os equipamentos)tava R$35,00

Stone
22-01-11, 19:58
Isso mesmo, aki está o mesmo preço

Essa ferramenta aí é bem fácil de se fazer, usa uma porca na ponta do vira, um pedaço de cantoneira, 2 parafusos que vão na carcaça e um parafuso que vai puxando tudo. É meio dificil explicar, mas é só ver no motor, é bem fácil de fazer

Caique
22-01-11, 20:12
A q eu vi é diferente eles usam aquelas peças q não sei o nome q é tipo um /\/\ usam duas uma em cadalado do eixo ai apoia os rolamentos em cima ai vem outra peça tipo um suporte com 2 relogios comparadores na parte redonda por cima de cada lado do eixo ai vão girando e vão vendo o regio marcando a msm coisa (não sei se intenderam)

Stone
22-01-11, 20:42
Sim Sim, mas esse aí é para balancear. Eu tava falando do puxador para montar o vira nas carcaças

magrao tk
22-01-11, 20:44
quando a gente fechou o motor da rdz a gente fez um esquema com um disco de policorte,nem me lembro como foi,aí a gente foi só aparafusando e ele foi pro lugar,sem nenhuma batida

Vou fazer um esquema aqui pra puxar o vira e os rolamentos pro lugar quando fechar o motor.



magrão a ultima vez q apresei a troca da biela na retifica (com os equipamentos)tava R$35,00

O cara aqui troca de graça, troca de favores. Quando ele precisa de um serviço que eu sei eu faço pra ele, e quando eu preciso de algo ele dá um jeito tambem. Há pouco tempo arrumei um teclado que ele tinha pifado, então agora é minha vez de cobrar o favor :D



Isso mesmo, aki está o mesmo preço

Essa ferramenta aí é bem fácil de se fazer, usa uma porca na ponta do vira, um pedaço de cantoneira, 2 parafusos que vão na carcaça e um parafuso que vai puxando tudo. É meio dificil explicar, mas é só ver no motor, é bem fácil de fazer

Acho que eu entendi sim Stone, mas vou fazer um outro jeito usando a própria porca e a rosca dos eixos pra puxar. To pensando em usar um cano de diametro maior que os rolamentos, daí no caso eu encaixo ele no eixo e a base vai ficar apoiada na carcaça. Em cima ponho algum tipo de material com um furo pra passar o eixo, aí eu ponho a porca e vou puxando, conforme ele vai encaixando eu vou colocando mais calços entre a porca e o cano.



A q eu vi é diferente eles usam aquelas peças q não sei o nome q é tipo um /\/\ usam duas uma em cadalado do eixo ai apoia os rolamentos em cima ai vem outra peça tipo um suporte com 2 relogios comparadores na parte redonda por cima de cada lado do eixo ai vão girando e vão vendo o regio marcando a msm coisa (não sei se intenderam)

Mas isso seria pra balancear o vira né? Isso eu não vou me meter a fazer não...

Tasteful
22-01-11, 21:34
Acho que eu entendi sim Stone, mas vou fazer um outro jeito usando a própria porca e a rosca dos eixos pra puxar. To pensando em usar um cano de diametro maior que os rolamentos, daí no caso eu encaixo ele no eixo e a base vai ficar apoiada na carcaça. Em cima ponho algum tipo de material com um furo pra passar o eixo, aí eu ponho a porca e vou puxando, conforme ele vai encaixando eu vou colocando mais calços entre a porca e o cano.

foi assim que a gente fez

Stone
22-01-11, 22:38
O funcionamento é o mesmo, mas gostei da idéia, é mais simples!

nuautocustoms
23-01-11, 21:58
Gabarito para balanceamento do VB é isso aqui...
http://www.famafer.com.br/produtos/p2591.jpg
Abrasssssss

Caique
23-01-11, 22:03
esse ai num sei como funciona não