PDA

Ver Versão Completa : Mais um boato sobre óleo, desta vez da concessionária!



Fohg
04-10-11, 12:24
Atenção: Isto é apenas um relato sobre mais um mecânico despreparado e cheio de manias!

Caros, venho aqui relatar mais um "boato" sobre óleos nas pequenas... Vindo da CC Yamaha

Semana passada fui levar a moto para o Recall da suspensão e durante o processo
resolvi conversar com o chefe da oficina sobre o óleo que eu uso (já criei um tópico sobre isso, Motul 3000)
e ele disse que já viu várias 125cc com o motor travado depois de terem usado o Motul 3000, quando
a troca era feita com mais de 1.500Km, mas simplesmente não deu uma explicação palpável, apenas afirmou.
Disse também que na Fazer é bom trocar com no máximo 2.500Km, mais que isso também corre o risco de
travar o motor, novamente sem nenhuma explicação, deu um chute sem mirar no gol.

Eu disse que gosto muito do Motul 3000 (não preciso dar motivos aqui) e que até usaria Yamalube se
encontrasse na minha cidade e tal.

Eu saí de lá pensando "será que é porque na maioria das 125cc o óleo trabalha mais quente do que nas motos com
radiador de óleo?" - pra mim isso seria o único motivo. Mas acho terrivel o fato de ele ter falado em travar o motor.

Mas aí cheguei a conclusão que o cara é simplesmente um velho cheio de manias (erradas) que gosta de contar lendas
para forçar as pessoas a consumirem produtos da oficina dele... o problema é que tem gente que acredita...
8(

mdorigon
04-10-11, 15:56
Cara, mecanico puxa sardinha pro lado dele. Na cabeça dele, se vc trocar la na cc com o produtos deles de 1500 em 1500 ou algo assim, ele vai ta sempre tendo serviço e assim vai, sem falar que pra eles (concessionaria) é melhor um usuario de moto que troca oleo de 1000 em 1000 ou algo do tipo pq com certeza a moto sempre vai estar com o nivel de oleo dentro do minimo, sem correr o risco de travar por falta de lubrificação no periodo de garantia da moto. Eu li uma entrevista de uns dos engenheiros chefes que davam treinamento para mecanicos da rede honda que explicou o pq as cc´s mandarem essa recomendação, mesmo sabendo que o lubrificante roda mais...comodidade de não ter um monte de motor travado e causas na justiça, pq 90 % ou mais dos mesmos usuarios monta na moto liga e sai acelerando tudo que pode, nunca ve se tem oleo no motor...no caso da honda titan que era de 4000 em 4000 mil imagina a dor de cabeça da concessionaria e a enxurrada de ações contra a honda por motores travados, mesmo que a honda alegue que o cara não checou o nivel e consiga provar...ja deu muito pano pra manga e muito processo, então troca de mil em mil e pronto. Ele falou isso na caruda mesmo para uma revista especializada. As vezes o mecanico ai até sabe que o que ele ta falando não é a verdade absoluta, que tem casos e casos, mas e como ele controla isso ? Ainda mais que ele é uma fonte de informação, tem que ser responsavel pelo que fala. E na boa, o motul 3000 é mais um fator de risco na cabeça dele, ja que ele tem especificação inferior ao yamalube, então ja viu...
Infelizmente é fogo. Depois de anos, e de muita pesquisa e de encher o saco de um mec de automoveis dos bons e bastante experiente...descobri que a maioria deles usa oleo api ci-4 hj em dia, e usavam ch-4 e assim vai durante anos nos carros pessoais deles...oleo de frota mista, diesel e gasolina ou só diesel antigamente. Mas cade deles falarem isso ou recomendarem isso...pq afinal se acontecer algo, eles recomendaram, e mesmo que não for por culpa do lubrificante em si...quem vai acreditar ? Então as vezes é mais facil fazer o feijão com arroz que ele sabe que da certo pra 90 % e manda bala.

cabra de brasilia
04-10-11, 16:02
Concessionária é cheia de moto com motor travado mermo por ter rodado mais que o recomendado...isso que ele disse é fato.

Fazer novinha do meu irmão rodou 2.000 km e vareta de óleo tava com uma espuma branca horrível e barulheira no cabeçote desgraçada.....trocou o óleo motor voltou a ficar tinindo tinindo.

fredericoelias
04-10-11, 16:09
só troco de 5 em 5 mil como manda o manual com Yamalube. Quando o óleo sai, sai sujo igual a quem troca de 1000 em 1000.

Fohg
04-10-11, 17:43
Agora entendi... falam pra trocar de mil em mil pra evitar deixar faltar óleo. Muito interessante!

Tem gente relaxada mesmo, tenho um colega que tem um 206 2001 que outro dia foi trocar o óleo
e descobriu que o motor tava praticamente seco... tava tão baixo que mal escorreu. Puro relaxo

sergio moreira
04-10-11, 18:26
sempre dou uma olhada no nivel,para nao acontecer isso.
mas so troco de 3 em 3 boto yamalube.

Limabl
04-10-11, 20:00
só troco de 5 em 5 mil como manda o manual com Yamalube. Quando o óleo sai, sai sujo igual a quem troca de 1000 em 1000.CORRETO,o certo é seguir o manual e lá tambem fala para o proprietario verificar o nivel do óleo diariamente.

Sempre troque o óleo na kilômetragem que o manual cita não importa o que a CC diz, sempre siga o manual á menos que o seu motor seja preparado ai é bom reduzir o intervalo de troca do óleo pela metade ou até menos dependendo do nivel da preparação.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Valeu galera :)

Esquadrão Marte
05-10-11, 18:33
São tantas coisas que pode que não pode Ultimamente tinha 600 ml de oleo lubrax para moto Guardado para não jogar fora na troca de oleo coloquei na tw junto com 1 litro de Mobil preto rodei 2mil kms e nunca tive problemas no motor por causa disso... Motor genuino 56mil kms... Ano 2006/2006

chiccoli
05-10-11, 20:38
Bom.., a 150 2012.., a troca de oleo é com 4 mil km.., porém vc tem q olhar o oleo todo dia.., 1ª pagina do manual..

http://img189.imageshack.us/img189/7849/digitalizar0014j.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/189/digitalizar0014j.jpg/)

http://img502.imageshack.us/img502/9462/digitalizar0001mw.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/502/digitalizar0001mw.jpg/)


escaniei e reduzi a imagem...

sergio moreira
05-10-11, 20:49
poxa o manual manda trocar com 4mil e a galera troca com mil? aja desperdicio.engraçado esse mesmo pessoal só vive na reserva e isso tambem prejudica a motoca e enferruja o tamque por dentro ai seria melhor por de gasosa o dinheiro q jogam no lixo trocando de mil em mil.

bruno almeida
05-10-11, 21:08
vou contar minha história
tenho uma cg 150 2004 que comprei com 24 mil KM
assim que comprei ela troquei o óleo e rodei 1800 KM para ver o quanto baixava.Não baixava nada
então passei a trocar todo mes,ja que ia no supermercado fazer compras e lá o Havoline super motorcycle oil API SL custava R$12
a quilometragem sempre variava entre 1100 e 1350 KM
então lá pelos 60 mil a moto começou a fumar sempre que trocava o óleo,até que aos 67 mil não dava mais,tinha que abrir
o moral da história é que se eu tivesse trocado a cada 2500 KM tinha economizado o dinheiro que gastei na reforma

XING LING
05-10-11, 21:13
poxa o manual manda trocar com 4mil e a galera troca com mil? aja desperdicio.engraçado esse mesmo pessoal só vive na reserva e isso tambem prejudica a motoca e enferruja o tamque por dentro ai seria melhor por de gasosa o dinheiro q jogam no lixo trocando de mil em mil.

(Esse pessoal só vive na reserva) hehehe, tb a maioria rodam bastante, pagam R$12 conto no mobil para trocar depois de 10 dias com 1.000km, enquanto um óleo bom custa R$10,00 e roda 3.000km!!

É R$36,00 contra R$10,00!!!

chiccoli
05-10-11, 22:02
oleo bom 10 reais ?, onde ?

eu tava pensanu em usa akele mobil mx 0w30 sintético.., ja viram ? mas é uns 18 reais.., por ai..

lembrando.., o oleo especifico ai no caso é o honda genuino.., 10w30.., semi sintético sg se não me engano..
fabricado pela ipiranga e esso(mobil) , não em lembro onde tinah visto isso..

Bandit
06-10-11, 08:19
Tem muito mexanico, principalmente os Velhos, q sismam q se vc mexer em algo fora do Padrao, vai dar Problema... por exemplo tem um mecanico perto de casa, q qualquer coisa q vc fala com ele, fora do comum, ele diz q vai da problema, q nao da certo... acho ele um excelente mecanico, mas pra mim é Cabeça Pequena, So sabe mexer com Cg, e moto 2t, oleo pra ele é Mobil + militec.. se faz o serviço dele faz muito bem, mas eu quero ver ele agora com praticamente todas as motos injetadas, ele era um mestre do carburador...

magrao tk
06-10-11, 08:59
Os caras indicam no manual olhar o nível diariamente porque não sabem qual o uso que a moto do comprador vai ter, se vai rodar 1 ou 1000km todos o dias. É uma margem maior pra evitar problemas.

Mas tem coisas que eu não entendo: se é tão importante fazer isso todos os dias, será que sai tão caro as motos terem um sistema mais eficiente de conferir o nível do óleo do que ficar enroscando e desenroscando vareta com um paninho nas mãos pra limpar? Isso é da época ainda que se ligava o motor dos carros na manivela!

Desenroscar vareta pra conferir óleo e enfiar a mão debaixo do tanque pra acionar um afogador! São 2 coisas que eu não compriendo que ainda exista em algumas motos ainda nos dias de hoje!

noobsiber
06-10-11, 09:25
uso o Lubrax API-SL que é mais barato q yamalube e mobil e mais moderno q o segundo, aqui custa 7,00 e é API-SL o Yamalube API-SL mas é bem mais caro e o mobil é API-SG, mais antigo e menos aditivado. vide tabela
troco a cada 5.000 km na CG 125
leos Lubrificantes (http://www.servcar.com.br/menu_dicas/dicas_oleos-lubrificantes.htm)

http://www.motomendes.com.br/fotos/94-1a.png

Carleetos
06-10-11, 11:46
Mas tem coisas que eu não entendo: se é tão importante fazer isso todos os dias, será que sai tão caro as motos terem um sistema mais eficiente de conferir o nível do óleo do que ficar enroscando e desenroscando vareta com um paninho nas mãos pra limpar? Isso é da época ainda que se ligava o motor dos carros na manivela!

Desenroscar vareta pra conferir óleo e enfiar a mão debaixo do tanque pra acionar um afogador! São 2 coisas que eu não compriendo que ainda exista em algumas motos ainda nos dias de hoje!

Exatamente. Talvez alguma luz no painel, algo assim.

Tem várias motos com afogador no punho também, já é alguma coisa né..

---------- Mensagem adicionada às 11:46 ---------- Mensagem anterior foi às 11:34 ----------


uso o Lubrax API-SL que é mais barato q yamalube e mobil e mais moderno q o segundo, aqui custa 7,00 e é API-SL o Yamalube API-SL mas é bem mais caro e o mobil é API-SG, mais antigo e menos aditivado. vide tabela
troco a cada 5.000 km na CG 125
leos Lubrificantes (http://www.servcar.com.br/menu_dicas/dicas_oleos-lubrificantes.htm)
http://www.motomendes.com.br/fotos/94-1a.png

Exatamente o que eu uso, sem intervalo certo. Por vezes rodo 2000km, 3000km, 1500km, não marco. Verifico o nível, quando baixa um pouco eu troco.

Porém nunca cheguei aos 4000km como diz o manual, simplesmente porque eu prefiro trocar do que completar.

XING LING
06-10-11, 12:13
oleo bom 10 reais ?, onde ?

eu tava pensanu em usa akele mobil mx 0w30 sintético.., ja viram ? mas é uns 18 reais.., por ai..

lembrando.., o oleo especifico ai no caso é o honda genuino.., 10w30.., semi sintético sg se não me engano..
fabricado pela ipiranga e esso(mobil) , não em lembro onde tinah visto isso..

Lubrax Essencial Api SL por exemplo, o Top Turbo que estou usando e pago R$9,00!! Tem vários!!!

Quem tem medo de o Top Turbo estragar embreagem etc coloca o Lubrax Essencial SL que ja ta bom de mais, tem muita gente cheio de MIMIMI sobre óleo!!!

Quem quer proteger o motor( não estou julgando ninguém daqui do forum), não fica estralando na chave, tirando de giro e andando sem filtro, a diferença de vida útil no motor que vc ira ganhar será umas 10X mais que colocar yamalube no motor em vez de um Mobil e ficar andando sem filtro por aí para fazer barulhinho!!!!!!!!

Pensem bem!!!!

chiccoli
06-10-11, 12:37
Lubrax Essencial Api SL por exemplo, o Top Turbo que estou usando e pago R$9,00!! Tem vários!!!

Quem tem medo de o Top Turbo estragar embreagem etc coloca o Lubrax Essencial SL que ja ta bom de mais, tem muita gente cheio de MIMIMI sobre óleo!!!

Quem quer proteger o motor( não estou julgando ninguém daqui do forum), não fica estralando na chave, tirando de giro e andando sem filtro, a diferença de vida útil no motor que vc ira ganhar será umas 10X mais que colocar yamalube no motor em vez de um Mobil e ficar andando sem filtro por aí para fazer barulhinho!!!!!!!!

Pensem bem!!!!

mas então.., to falando do mobil mx, akele de quase 20 reais..,sg, sl.., sei lah.. sintético 0w30.., e não o mobilzão preto 20w50 sf..

quando o motor chegar nuns 5..6, mil eu vo colocar militec..

Faet
06-10-11, 12:45
uso o Lubrax API-SL que é mais barato q yamalube e mobil e mais moderno q o segundo, aqui custa 7,00 e é API-SL o Yamalube API-SL mas é bem mais caro e o mobil é API-SG, mais antigo e menos aditivado. vide tabela
troco a cada 5.000 km na CG 125
leos Lubrificantes (http://www.servcar.com.br/menu_dicas/dicas_oleos-lubrificantes.htm)

http://www.motomendes.com.br/fotos/94-1a.png

Eu fiz revisão terça, pedi pro cara colocar yamalube e o verme colocou este aí, por Deus, sinto a moto vibrar muito e bater na lenta, da uns tec tec na lenta, seria normal?

Se eu pedi yamalub pra que colocar outro?

Que coisa mesmo.

cabra de brasilia
06-10-11, 13:29
Eu fiz revisão terça, pedi pro cara colocar yamalube e o verme colocou este aí, por Deus, sinto a moto vibrar muito e bater na lenta, da uns tec tec na lenta, seria normal?

Se eu pedi yamalub pra que colocar outro?

Que coisa mesmo.

Esse óleo ai primeira vez no motor e km's iniciais treme tudo mesmo kakakaka.....

É que a aditivação dele faz com que o motor trabalhe em um regime de pressão de óleo mais elevada.....

Estranhei demais no começo...vixe pensei que motor iria voar as peças tudo de tanta tremeção.....mas rapidinho poucos km's começa a rodar lisinho lisinho....hoje meu motor é só alegria vibração zero.

Fohg
06-10-11, 16:23
Eu não vejo o nível de óleo todos os dias, primeiro porque minha moto não fuma e segundo porque sei que
o motor dela não baixa óleo. A recomendação de ver o óleo todos os dias é um exagero feito pra tentar
evitar 100% que os relaxados tenham problemas no motor, mas em condições normais é desnecessário.

Eu vejo uma vez por semana, e olha lá...

É aquela história, é "melhor" pecar por excesso do que por omissão.

Afinal, porque o Mobil é tão ruim assim?

Faet
06-10-11, 17:10
Esse óleo ai primeira vez no motor e km's iniciais treme tudo mesmo kakakaka.....

É que a aditivação dele faz com que o motor trabalhe em um regime de pressão de óleo mais elevada.....

Estranhei demais no começo...vixe pensei que motor iria voar as peças tudo de tanta tremeção.....mas rapidinho poucos km's começa a rodar lisinho lisinho....hoje meu motor é só alegria vibração zero.

Bah tchê!

Tomara que de tudo certo, mas eu já andei uns bons 50 km com o óleo novo e a moto tá com as marchas bem duras, bem mesmo.

Vamos ver se para se não parar troco pro yamalub.

bruno almeida
06-10-11, 18:29
o problema do lubrax é que ele é um pouco mais viscoso do que a maioria dos 20w50
aí VCs vão dizer:Pera aí 20w50 não é tudo a mesma viscosidade???
Nãooooo!!!
essa viscosidade à 40 graus pode variar entre 150 cSt até 200 cSt
o yamalube à 40 graus tem 162 cSt e o lubrax 194 cSt
na prática isso significa que ele demora mais para subir e lubrificar as partes altas,o que provoca as vibrações,barulho e batedeira...

magrao tk
06-10-11, 18:52
Eu não vejo o nível de óleo todos os dias, primeiro porque minha moto não fuma e segundo porque sei que
o motor dela não baixa óleo. A recomendação de ver o óleo todos os dias é um exagero feito pra tentar
evitar 100% que os relaxados tenham problemas no motor, mas em condições normais é desnecessário.

Eu vejo uma vez por semana, e olha lá...

É aquela história, é "melhor" pecar por excesso do que por omissão.

Afinal, porque o Mobil é tão ruim assim?

Mesmo caso que o meu.

Rodo no máximo 10km por dia, só dentro da cidade... difícilmente passo de 60km/h o que quer dizer que difícilmente ando com giro alto, já que mudo as marchas tambem no tempo certo. Alem disso a moto não fuma e nunca baixou uma gota de óleo.
Cheguei a trocar o óleo da moto sem conferir nível do óleo anterior nenhuma vez, e não tinha baxado nada.

No meu caso conferir todo o dia serve só pra gastar a rosca da varetinha do óleo kkkk mas tenho conferido tambem 1 vez por semana agora, já que to usando um óleo 10w40 e a moto já não é mais tão novinha.

mdorigon
06-10-11, 21:55
A minha eu confiro todo dia... abençoado motor 125cc suzuki com aquele visor =D . A minha não fuma...mas abaixa sim o nivel, até de mais nas ultimas trocas :sad: mas ta firme e forte. Mas sempre usei oleo 10w40 ou 15w40...eles consomem mesmo um pouco.

apu
06-10-11, 22:13
duas discussoes interminaveis. a existencia de deus e o melhor oleo. auhuaua

uso lubrax essencial aqui na tw. nao quero saber de outro. pessoal aqui da cidade usa ele nas altas cc`s tb (haya, srad..).

XING LING
07-10-11, 00:25
A minha eu confiro todo dia... abençoado motor 125cc suzuki com aquele visor =D . A minha não fuma...mas abaixa sim o nivel, até de mais nas ultimas trocas :sad: mas ta firme e forte. Mas sempre usei oleo 10w40 ou 15w40...eles consomem mesmo um pouco.

Minha STX tb, 1 segundo antes de chegar na moto vc ja conferiu o nível!!!

magrao tk
07-10-11, 08:26
Pois é, e as todas poderosas Honda e Yamaha desenroscando varetinhas... :\

Digoso
08-10-11, 23:23
Papo de mecanico! Meu pai sempre troca de 1000 em mil.

D.Lima
09-10-11, 15:31
Esses dias eu saí do Óleo genuíno e coloquei esse aqui, que custa 10 reais:

http://www.californiamotos.com.br/media/images/183668_1.jpg

Até agora sinto o câmbio mais macio, a moto mais esperta e não ouço mais aquela barulheira quando chegava aos 60 km/h. Na próxima troca, vou trocar o filtro e testar o famigerado Yamalube.

Óleo Genuíno Honda nunca mais!!!

Honda Motors
09-10-11, 19:25
na verdade o yamalube é o havoline. Excelente óleo, mas depois de 1500k já deixa a desejar.

D.Lima
09-10-11, 19:34
Já ouvi falar, mas no caso é o Havoline SL. Que deve custar os mesmos 17 reais do Yamalube.

http://www.sakamotolubrificantes.com.br/_img/_produtos/MOTO-4T-SL.jpg
(http://www.sakamotolubrificantes.com.br/_img/_produtos/MOTO-4T-SL.jpg)

rodrigo2011
09-10-11, 20:12
toda vida usei Mobil preto trocava com 1,500 a 2,000 to usando o Lubrax excelente cambio bem mais macio e ate agora nao ouvi nem senti vibraçao nenhuma .. so q agora minha divida e de ate com qntos km da pra rodar com o LUbrax ???????????

chiccoli
09-10-11, 20:30
lubrax ??? ... ?
conselho q com certeza todo mundo vai dar.., siga o manual.., se trocou de oleo.., use o msm km...

rodrigo2011
09-10-11, 21:05
kkkkkkkkkk axo q agora so Deus qm sabe onde esta meu manual kkkkk perdi numa chuva , so fiz a 1ª revisao na honda o resto foi tudo fora !!
uma coisa q me animou muito q parou de esquentar tanto o motor , minha irma tem uma bros qz igual a minha so muda os adesivos e o ano ela so usa o original q na verdade é Ipiranga o motor dela esquenta q os pelos da perna fica mucho kkkk

chiccoli
09-10-11, 21:14
o meu no alcool o bixim chega a ferve..,parece o motor dakelas XL antiga(250,350) na gasolina ja é uma tranquilidade.., um motorzim redondo..
oleo da honda..

rodrigo2011
10-10-11, 21:36
num gostei da minha no alcool nao .. ficou sem força na saida ,mas depois q desenvolve ela anda bem é aki a diferença de preço e insignificante

valmir
02-11-11, 17:04
troco de mil e mil uso havoline em 3 meses ja rodei 10,000 e a minha 2 moto bros 2011. antes tinha titan 2007 vendi ela com 70,000 e nao tive que abrir nem nada um cara que comprou mora aqui perto devez enquanto vejo ele e a moto estar do mesmo jeito ele a usa todo dia pra trabalhar e ganhar uns trocado no fim de senama como moto taxi ali era minha moto.

Esquadrão Marte
02-11-11, 20:37
Óleo bom é Óleo novo no motor...