PDA

Ver Versão Completa : O que significa moto batendo saia .



sandro lara
02-05-13, 10:24
Sempre escuto alguem dizer ; minha moto esta batendo saia ! oque seria isso ? e como resolver .

Ptr
02-05-13, 10:36
É um barulho indincando que o pistão ta gasto.
Faz a parte de cima do motor
Ja tem um Topico com este assunto:
abraços!

sandro lara
02-05-13, 11:47
É um barulho indincando que o pistão ta gasto.
Faz a parte de cima do motor
Ja tem um Topico com este assunto:
abraços!
obrigado .

Stone
02-05-13, 12:13
É quando a camisa e o pistão gastam e dá folga, aí a parte de baixo do pistão (saia) fica batendo contra a camisa e daí o barulho

baianomtx
02-05-13, 12:57
oxe eu nuanca tinha ouvido falar nisso batendo saia eu jurava que seria augunha pianda hehehe

Eduardo Toda
02-05-13, 17:21
Esse é o típico jargão dos mecânicos, batendo camisa, batendo saia, rajando o motor etc...

Banduleiro
03-05-13, 08:07
Aqui o jargão é "batendo saiote".

CkOFan
03-05-13, 14:41
Tinha que ter um tutorial de como identificar o problema no motor pelo som, com vídeo aula e tudo...
Eu sou um que não sei nem o barulho de moto batendo válvula...

Abraço!

sandro lara
03-05-13, 15:20
Tinha que ter um tutorial de como identificar o problema no motor pelo som, com vídeo aula e tudo...
Eu sou um que não sei nem o barulho de moto batendo válvula...

Abraço!
Batendo valvula eu sei é o famoso tic,tic, ou téc,téc. , agora o barulho de saia batendo se confude com o de biela ou sei la o que , mais pelo que me foi dito e simples de consertar é só desmontar a parte de cima mandar brunir a camisa , comprar anéis e pistom novo , juntas e depois remontar tudo com carinho e regular as valvulas e pronto .

coreanas
03-05-13, 17:28
Eu deixo a minha batendo um pouco de válvula, melhor que válvula presa. Não é nada demais, é só o barulho do balancim no eixo da válvula se voce regula muito folgado.

Já a batida de saia em alguns 2T bate até zero, devido à tolerância. Tem alguns centésimos de mm entre o pistão e a camisa, se essa tolerância for muito grande dá uma batidinha e vai aumentando com tempo até parecer que está rajando devido à ovalização da camisa, confundindo com folga na biela. Na verdade todas batem saia, mas a tolerância é tão pequena que não se ouve.

Para ver o que é pegue um pistão com anéis e coloque dentro da camisa, verá que o pistão dá uma mexidinha embaixo, na saia, que existe justamente por isso. Nos motores mais modernos os pistões nem tem saias, são praticamente um porta-anéis.

Raphael osasco
03-05-13, 18:53
A maioria das vezes a saia começa a bater por falta de troca de oleo ! Mas tem caso que o velocimetro da moto ja ta nos 80 mil km rodado ! aii a saia começa bater !

Banduleiro
03-05-13, 19:29
Eu deixo a minha batendo um pouco de válvula, melhor que válvula presa. Não é nada demais, é só o barulho do balancim no eixo da válvula se voce regula muito folgado.

Já a batida de saia em alguns 2T bate até zero, devido à tolerância. Tem alguns centésimos de mm entre o pistão e a camisa, se essa tolerância for muito grande dá uma batidinha e vai aumentando com tempo até parecer que está rajando devido à ovalização da camisa, confundindo com folga na biela. Na verdade todas batem saia, mas a tolerância é tão pequena que não se ouve.

Para ver o que é pegue um pistão com anéis e coloque dentro da camisa, verá que o pistão dá uma mexidinha embaixo, na saia, que existe justamente por isso. Nos motores mais modernos os pistões nem tem saias, são praticamente um porta-anéis.
Também não fico paranoico com batidinha pouca de válvula não.

magrao tk
03-05-13, 20:00
Minhas motos é que são a verdadeira orquestra de metais! Tanto as 2t quanto a Titan.
A TDR que tem o mesmo motor da DT180 acho que já sai da fábrica batendo kkkk e vai até o fim da vida batendo sem problemas!
A RX bate menos, mas bate e vai embora batendo sem incomodar ninguem.

A Titan quando comprei com 25000km de uso, o dono disse que desde zero ela dava uma pequena batida que parecia ser comando. Até hoje com quase 60000km ela tem essa batida e nunca nada de mal aconteceu!
Válvulas dela deixo com a folga correta ou um pouquinhozinho de nada a mais, e que fod@ o barulho! O negócio é funcionar bem: - ligar fácil, ter força, acelerar sem falhas e não quebrar no meio do caminho. E isso com barulho e tudo nenhuma delas deu problema!!

Então essa paranóia de muitos por qualquer barulhinho no motor acho que é mais problema na cabeça do dono do que do motor.

- - - Updated - - -

Se voces vissem o que bate de válvula as CGzinhas que entregam gás e tambem a Intruder dos correios daqui, voces iam achar que na próxima esquina as válvulas iriam cair pelo escape e ficar no asfalto.

Raphael osasco
03-05-13, 20:01
e so que tem que tomar cuidado as valvulas pq elas que deixa a pressão do motor sair e entrar gasolina se fica com pouca gasolina da mistura pobre e aquece o motor
Também não fico paranoico com batidinha pouca de válvula não.

coreanas
03-05-13, 22:48
Minhas motos é que são a verdadeira orquestra de metais! Tanto as 2t quanto a Titan.
A TDR que tem o mesmo motor da DT180 acho que já sai da fábrica batendo kkkk e vai até o fim da vida batendo sem problemas!
A RX bate menos, mas bate e vai embora batendo sem incomodar ninguem.

A Titan quando comprei com 25000km de uso, o dono disse que desde zero ela dava uma pequena batida que parecia ser comando. Até hoje com quase 60000km ela tem essa batida e nunca nada de mal aconteceu!
Válvulas dela deixo com a folga correta ou um pouquinhozinho de nada a mais, e que fod@ o barulho! O negócio é funcionar bem: - ligar fácil, ter força, acelerar sem falhas e não quebrar no meio do caminho. E isso com barulho e tudo nenhuma delas deu problema!!

Então essa paranóia de muitos por qualquer barulhinho no motor acho que é mais problema na cabeça do dono do que do motor.

- - - Updated - - -

Se voces vissem o que bate de válvula as CGzinhas que entregam gás e tambem a Intruder dos correios daqui, voces iam achar que na próxima esquina as válvulas iriam cair pelo escape e ficar no asfalto.

Quem teve 2T "a ar" sabe disso, as LC eram mais silenciosas= DT200, Agrale, as RD350 eram muito silenciosas com escape original. Me lembro a semana passada aki no P.N o cara deixou de pegar um DT 180 filé por causa disso. As DT e TDR parecem bater mais porque as imensas aletas de refrigeração amplificam o barulho. Precisa ver as DT 250 antigas, pareciam que iam estourar o motor.

emerson merighi
04-05-13, 19:52
na teoria o pessoal explicou bem, na pratica significa que voce vai gastar grana....