PDA

Ver Versão Completa : vela quebrou no motor da titan



Kirisute Gomen
29-09-13, 14:47
bom galera eh isso.
ao tentar remover a vela para troca da mesma ela quebrou ficando a rosca no cabecote.
e olha q nem fiz muita forca pra tirar e ela girou facil, na hora ate pensei carai tava frouxa!
existe algum procedimento ou so retirando o cabecote?
abs

coreanas
29-09-13, 15:50
Depende de como quebrou, mas é possível que tenha fundido na rosca. Na Titan é mais difícil, mas nas XLX, TW e CB300 é bem comum. Nesse caso só tirando o cabeçote porque vai ter que embuchar e fazer rosca ou por um helicóide.

Se sobrou um toquinho é possível tirar com um punção, um macho rosca esquerda ou mesmo com solda. Mas o melhor é tirar o cabeçote, é simples e mais garantido.

acarloscf
29-09-13, 17:41
concordo com o que disse o amigo ai em cima... é melhor vc tirar o cabeçote ! mais seguro e simples...

Banduleiro
29-09-13, 18:19
Tem fotos de como ficou?

coreanas
29-09-13, 19:01
È bem possível que tenha fundido a vela na rosca. Mas se quebrou, também aliviou a pressão, então coloque WD40 ou similar (eu uso fluido de freio) deixe agir umas horas e depois tente devagarinho com um punção. Melhor se pedir para um profissional, melhor um torneiro, fazer isso. Se não sair é porque fundiu na rosca mesmo, daí só tirando o cabeçote, como escreví acima. Não tem mistério, é coisa fácil.

Mas depois de resolvido, verifique o grau térmico da vela e a mistura se não está muito pobre (queima branca ou cinza clara, cor de cinza de cigarro). Isso é que faz fundir a rosca da vela e pode furar pistão, empenar válvula, etc...

emerson merighi
29-09-13, 19:22
putz, que azar....imagina se um treco desses quebra numa moto grande....e uma resenha tirar um cabecote fora, sem falar do tanto de coisa que tem em cima pra desmontar...e o gasto de grana que tambem nao e pouco...
portanto, agradeca muito de ser uma CG!

baianomtx
29-09-13, 19:51
caramba ela modelo original??? qual fabricante e modelo???

Kirisute Gomen
29-09-13, 20:06
Depende de como quebrou, mas é possível que tenha fundido na rosca. Na Titan é mais difícil, mas nas XLX, TW e CB300 é bem comum. Nesse caso só tirando o cabeçote porque vai ter que embuchar e fazer rosca ou por um helicóide.

Se sobrou um toquinho é possível tirar com um punção, um macho rosca esquerda ou mesmo com solda. Mas o melhor é tirar o cabeçote, é simples e mais garantido.

Putz ela ficou a parte toda da rosca dentro, rente, mas eu senti ela virar bem pouco e depois afrouxou de uma vez, que deve ser quando quebrou. Tipo, a vela saiu inteira sem a rosca.


concordo com o que disse o amigo ai em cima... é melhor vc tirar o cabeçote ! mais seguro e simples...
Eu tava pensando nisso pq qq ferramenta que usar vai deixar cair algum cavaco la dentro, putz que foda


Tem fotos de como ficou?

não tirei fotos , mas se ajudar posto amanhâ


È bem possível que tenha fundido a vela na rosca. Mas se quebrou, também aliviou a pressão, então coloque WD40 ou similar (eu uso fluido de freio) deixe agir umas horas e depois tente devagarinho com um punção. Melhor se pedir para um profissional, melhor um torneiro, fazer isso. Se não sair é porque fundiu na rosca mesmo, daí só tirando o cabeçote, como escreví acima. Não tem mistério, é coisa fácil.

Mas depois de resolvido, verifique o grau térmico da vela e a mistura se não está muito pobre (queima branca ou cinza clara, cor de cinza de cigarro). Isso é que faz fundir a rosca da vela e pode furar pistão, empenar válvula, etc...

Coreanas entao, eu senti que a vela virou pouco antes de quebrar, espero que nao esteja colada. se bem que aponta da vela tava meio esbranquiçado sim, será que a queima pobre pode ter enfraquecido o metal da vela?


putz, que azar....imagina se um treco desses quebra numa moto grande....e uma resenha tirar um cabecote fora, sem falar do tanto de coisa que tem em cima pra desmontar...e o gasto de grana que tambem nao e pouco...
portanto, agradeca muito de ser uma CG!

Nem fale emerson


caramba ela modelo original??? qual fabricante e modelo???
Sim baiano, modelo original ngk

bom galera agradeço as dicas, vou ver o que vou fazer durante a semana, se tiverem mais alguma sugestão por favor postem.
desculpem a demora pra responder, pra variar fiquei varias horas sem energia aqui no bairro.
Azar pouco é bobagem srsrs

Stone
29-09-13, 20:22
Depende do caso dá de tirar com um punção mesmo, mas se não der só tirando o cabeçote. Fundir a rosca é difícil, mais provável que tenham dado aperto demais nessa vela aí.
Uma dica pra todos, sempre que colocarem uma vela passem graxa na rosca pra evitar esse tipo de incômodo...

Rafael WF
29-09-13, 20:34
E tem gente que tem a cara de pau de dizer que grau térmico é frescura e que torquímetro é coisa de novato ou de louco.

magrao tk
29-09-13, 21:06
Uma dica pra todos, sempre que colocarem uma vela passem graxa na rosca pra evitar esse tipo de incômodo...
Já tava preparando os dedos pra digitar isso mesmo, rsrs. Aliás coisa mais angustiante é tu enroscar uma vela no motor e ela ir girando aos trancos, tipo agarra e solta, agarra e solta... e vai indo assim até finalmente chegar ao ponto de dar o aperto com a chave.
GRAXA!!!!!!!!!!!!! ou na hora da pressa até a varetinha do óleo serve pra dar uma lambuzadinha de óleo na rosca.

coreanas
29-09-13, 21:21
Se rodou um pouquinho não deve ter fundido, é o carvão que está enroscando, faz o macete do WD40 e punção. Se não tever torquimetro, deixa encostar e dá mais 1/4 a 1/2 volta, no máximo.

Kirisute Gomen
29-09-13, 23:07
Se rodou um pouquinho não deve ter fundido, é o carvão que está enroscando, faz o macete do WD40 e punção. Se não tever torquimetro, deixa encostar e dá mais 1/4 a 1/2 volta, no máximo.

Entendi coreanas, mas e se cai algum cavaco la dentro? esse é meu medo.
vou arrumar um punção e fazer uma tentativa amanha.

Obrigado galera

chriskopsch
30-09-13, 10:32
Na minha tbm ja aconteceu isso com uma vela Iridium ainda, mas como tava bem frouxo foi fácil tirar....