COMPUTADOR DE BORDO NA MOTO:
Super simples, vamos lá cambada...
Vão precisar de um ciclo computador dakeles de bike, eu to usando um da marca cateye modelo cc vl-800, comercialmente chamado de velo 8, eu o considero um dos melhores em custo/benefício pois tem os seguintes atributos:
Velocidade instantânea: muito próxima da REAL do veículo(com ele acaba-se o erro do velocímetro e dá pra ver comparando ele com o da moto que ele marca sempre certo porque marca sempre menos rsrsrs)
Velocidade MÈDIA do trageto: recurso excelente pra quem viaja muito com a moto, sabendo sua média vc sabe como programar melhor a viagem, e como ele marca MUITO próximo do REAL, vc chega sempre no horário se adiantar em 5 minutos o relógio dele.
Velocidade máxima atingida: ele marca o seu pico de velocidade máxima
Odômetro TOTAL: se a moto for zero km vc pode instalar ele assim que sair de fábrica na moto e marcar a REAL KM da moto pois como ele marca mais precisamente que o analógico original, vc economiza também a longo prazo com as trocas de óleo filtro e afins.
Relógio com hora
Cronômetro: que marca o tempo de viagem
Odômetro parcial: marca a quantidade de kilometros que você andou antes de zerar as marcações...
Esse ciclo-computador a meu ver é excelente pois tem todas as informações necessária e por uma quantia irrisória, garimpei e achei na internet no site da scatt bikes por míseros R$32,90+R$18,00 de frete, daí como ia fica mais caro o molho que o peixe preferi pagar R$45,00 numa loja de bikes aki perto de casa, porque se desse algum problema é mais fácil pra trocar e panz...
A instalação é super simples, segue abaixo uma lista com o manual dele pra vc baixar e instalar:
http://www.cateye.com/en/manuals/66
procurem pelo modelo: cc vl-500/cc vl-800(velo5/velo8) e baixem o manual pra ver a instalação como é feita, no caso das motos que usa rodas eu sugiro COLAR o sensor num dos palitos da roda ou em algum outro lugar delas com super bonder, fica muito bom o resultado e nem percebe-se o sensor ali...
eu fiz isso agora pouco com base na honda pop 100 da minha irmã...
vamos aos números então:
o pneu é redondo...
dãããã não diga??? Pois é ele é redondo galera, então temos de saber o “PERÌMETRO” da circunferência do pneu, tem duas maneiras de saber... uma é super simples, vc pega um barbante comprido e mede o tamanho ali do pneu... no manual ali do velocímetro tem a foto mostrando qualé a medida necessária que vc precisa obter com o barbante, agora pegue essa medida em centímetros e acerte ela no seu ciclo-computador, da forma que pede no manual de instruções, no caso da pop 100 deu 185cm, pronto, ele está EXTREMAMENTE BEM CALIBRADO, E NÂO DARÀ O MALDITO ERRO DE VELOCÌMETRO...ACABEI DE FAZER ISSO AKI NA MOTO DA MINHA IRMÂ, amanhã vou comprar zip tipe pra fixar o cat eye na motinha e depois eu conto os resultados aki pra vc’s...
então galera confiram as fotos:
aki é como fica no painel da motinha:
http://images.orkut.com/orkut/albums...ERayv7-WjA.jpg
aki é o imã que emite o sinal pro sensor:
http://images.orkut.com/orkut/albums...dgbLrCUYYw.jpg
e por fim o sensor fixado no garfo da moto, como ele ficou muito longe do imã eu fixei um calço por baixo dele só pra manter na posição ideal e sentir o sinal do imã, como a moto é da minha irmã e eu fiz só a nível de testes e ja o removi porque senão ela dá um piti...
http://images.orkut.com/orkut/albums...cRptymjPUw.jpg
fica aí a dica pra galera... espero que tenham gostado do trampo...
assim que eu tiver grana intalo um GPS...
ps:não reparem o pedaço de mangueira ali calsando o sensor de rotação, ele ficou longe e não tava pegando o sinal do imã dai eu precisei calcá-lo, e como foi a nivel de testes somente eu nem me dei ao trabalho de cortas as rebarbas da zip tipe...
vale lembrar que numa moto como a CG o paralamas é mais perto da roda, dai da pra esconder bem o sensor, se quiser colocar na roda de tráz sem problemas é só programar ele pra rodar com o tamanho do pneu de tráz e aumentar o fio do sensor...
o custo é o do velocimetro somente...
isso é genérico e serve pra qualquer moto...
e pra por na roda de tráz é só fixar na balança ao invés de fixar no grafo...
e sim funciona 100% pois a gente calibra ele com o tamanho da roda...
ESPERO QUE TENHAM CURTIDO AÍ A DICA E O TRAMPO, FOI MEIO NAS COXA PQ EU TO SEM MOTO AGORA E FIZ NA MOTO DA MINHA IRMÃ, MAS TAÍ MINHA CONTRIBUIÇÃO PRO FORUM
MODERADOR: SE FOR TÓPICO REPETIDO PODE APAGAR SEM PROBLEMAS...

Responder com Citação