Postado originalmente por
romanex
Caro Dr Betowen;
Somente discordo da argumentação do Dr, por ela só observar o universo civil de abrangência dessa lei....
Se considerarmos a área penal, estaremos fazendo o que disse anteriormente: dando licença de 007 para esses menores (entenda-se licença para matar)...
além de não demorar muito para o crime organizado ver uma nova oportunidade de aliciar menores, tal qual os narcotraficantes fazem hoje em dia, em virtude da inimputabilidade desses menores na área penal...
pensando-se no universo Penal, o máximo que ocorrerá será o menor de 16 (imagina então se ele tiver 17 anos e 11 meses?) que matar 30 pessoas num ponto de ônibus ao participar de um "pega de rua", ser encaminhado para uma unidade de assistência ao menor (FEBEM) e receber uma medida "sócio-educativa" até os 18 anos.....(as vezes eles pegam um juiz porreta que fica colocando o processo para o final da pilha, ai você vê alguns que estão lá até os 21, mas dificilmente mais do que isso)..
Qual seria a
menor pena a ser aplicada a alguém maior que praticou o mesmo ato (creio que poderia e deveria ser indiciado por homicídio doloso, não estou certo?), mesmo sendo primário?
Creio que seria bem maior do que isso...
Embaso o meu argumento no texto extraído de :
http://www.ibrajus.org.br/revista/ar...p?idArtigo=174
e no conteúdo Código penal....
e mesmo para a área civil, na maioria dos atos o menor de 16 anos é assistido, apesar que na área civil, a coisa é muito mais fácil e menos problemática....
por se tratar de bens materiais ou no máximo morais, basta indenizar a parte lesada e tudo está resolvido....
já quando falamos em tirar uma vida ou aleijar alguém, qual é a reparação justa para isso?
Qual será a posição da mãe ou da esposa ou dos filhos de quem teve seu parente morto por um menor irresponsável e que nem sequer tem uma punição devida, em virtude de ser inimputável?
Não quero para mim e nem para o meu pior inimigo que isso se torne uma realidade.......
Em contrapartida, concordo com o sugerido de curso de reciclagem constante, indiferente de idade, e do tempo que o individuo tem a carteira, pois a verdade é que todos os dias vemos mais e mais motoristas despreparados, estressados e mal educados no trânsito....sem respeito ao próximo e esquecendo que o carro/moto pode virar uma arma....
e lembrando, armas não matam pessoas.....pessoas matam pessoas.
A verdade, é que passou da hora de se revisar o código penal e o código de processo penal....como o código civil foi revisto, começam a surgir essas discrepâncias, afinal são mais de 50 anos de defasagem...
a realidade da sociedade mudou muito nesses anos (imagine como seriam os crimes de transito em 1940 em relação aos de hoje....)
Enfim....
só concordaria plenamente com o argumento, se houvesse a reforma do Código Penal....
como não é o que ocorre, se essa medida for aprovada (o que eu não acredito) a vida em sociedade vai virar um caos maior do que já está hoje....
Pois estaremos enfrentando menores infratores inimputáveis com uma arma na mão, que só poderá ser retirada de sua mão, após o crime consumado, e que ainda assim, esse menor não sentirá o pulso firme da justiça, mesmo que detido em flagrante.....
Abraços
:OK: