Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
    Iniciante Avatar de Eugênio
    Data de Ingresso
    Dec 2008

Verdades e mitos sobre motos

Graxa branca é o melhor meio de se lubrificar a transmissão?
    Mito!!! A graxa branca não é o melhor meio de se lubrificar a transmissão pois a mesma não penetra todos os componentes da mesma (arrebites...), além disso, quando se anda com a moto em estradas de terra ou areia, detritos podem grudar na graxa e danificar o conjunto de transmissão. O Ideal é lubrificar a transmissão com óleo 90... é certo que esta vai sujar a moto, mas esse garante a maior vida útil do conjunto de transmissão.

Quanto maior a cilindrada maior a potência da moto?
    Mito!!! Muitos acreditam que um motor de maior cilindrada sempre tem maior desempenho. Na realidade, nem sempre é isso que acontece. A potência e conseqüentemente o desempenho não são obrigatoriamente proporcionais à cilindrada. A cilindrada é o volume deslocado pelos pistões do motor durante o curso, desde seu ponto mais alto (Ponto Morto Superior) até o mais baixo (ponto Morto Inferior). Podemos citar como exemplos, aSuzuki GSX-R 1000 e a Suzuki Bandit 1200, dois modelos bem conhecidos. Apesar de ter maior capacidade cúbica (cilindrada), a Bandit desenvolve 98 cavalos de potência máxima, enquanto o da GSX-R 1000 tem 178 cv.
    fonte:cartuningrevolution

A troca de óleo tem de ser feia a cada mil quilômetros?
    Mito!!! EXCLUINDO A PRIMEIRA TROCA DE ÓLEO, o restante pode ser feita de acordo com as especificações do fabricante, por exemplo a YAMAHA FACTOR recomenda a troca de óleo a cada 3000km mas... ouve-se dentro das próprias concessionárias que a troca de óleo deve ser feita a cada 1000km, esse é um pensamento da década de 80, tempo no qual a tecnologia em óleos era um tanto quanto defasada e a qualidade dos produtos não era da melhor. Então troque o óleo no tempo que o manual manda você trocar.

Lavar a moto com óleo diesel danifica os componentes da mesma?
    Verdade!!! O óleo diesel tem alto teor de enxofre, que é prejudicial para quase todas as peças da moto. Mas as lonas e as pastilhas de freio são as mais prejudicadas, elas irão reter a gordura do óleo diesel ficando lisas, brilhantes e “envidraçadas”, perdendo sua eficiência para frenagem, na maioria das vezes temos que substituí-las por novas.
    fonte: motoonline

Pneu mais largo na roda traseira gera mais estabilidade a moto?
    Verdade!!! Embora possa haver uma diminuição na vida útil do conjunto de transmissão, um pneu com uma maior área de contato (até 20% do tamanho original) ao solo, gera uma maior estabilidade em frenagens e em curvas.
    P.S: claro que um pneu de 300mm não é um “às” da maleabilidade!!!

Rebaixar a frente da moto gera maior estabilidade?

Depende... Embora alguns sejam defensores ferrenhos do rebaixamento dianteiro em pról da estabilidade, eu lhes digo CUIDADO!!! Se fores rebaixar a dianteira, escolha um profissional gabaritado e... uma dica, a medida de segurança para tal feito (essa medida não é oficial) é de cerca de 4cm, nada mais, ultrapassando essa medida, a estabilidade da moto já está bem comprometida!!!

Fonte:http://sradmotor.blogspot.com/2010/1...-motos_26.html

Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2010

Re:Verdades e mitos sobre motos

po, bem legal, bastante coisas q eu n sabia

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2010

Citação Postado originalmente por Marlon de Lima Ver Post
    po, bem legal, bastante coisas q eu n sabia
    2

Usuário de motoneta Avatar de Fog
    Data de Ingresso
    Jan 2009

Quando eu fiz a primeira revisão a transmissão foi lubrificada com graxa branca. E foi na loja da suzuki.
    Muito bom quebrar estes mitos. Principalmente o da troca do óleo, diminui consideravelmente o custo da manutenção da moto e ainda diminui os impactos ao meio ambiente.
    Se eu demorar pra responder alguma mensagem é pq estou viajando.
    Conheça a verdinha http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=24223.0
    Estou comprando uma Suzuki GSR 150i

Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010

Wow!

Eu uso óleo diesel, mas não nos freios (loucura!).

Uso pra limpar partes com resíduos de graxa e outras sujeiras (rodas, motor, escape, quadro, cromos)

Vou pesquisar mais sobre esse mito...

Um abraço!

Piloto de moto Avatar de Thyago Mahon Barros
    Data de Ingresso
    Mar 2010

Citação Postado originalmente por Dridri Brown Ver Post
    Wow!

Eu uso óleo diesel, mas não nos freios (loucura!).

Uso pra limpar partes com resíduos de graxa e outras sujeiras (rodas, motor, escape, quadro, cromos)

Vou pesquisar mais sobre esse mito...

Um abraço!
    Eu tb. uso muto pra lavar a corrente.
    IRMANDADE, IGUALDADE E HUMILDADE.

Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2010

Muito boa a explicação,mas à controvercias

1 ólio da transmição o fabricante recomenda ólio de motor,lavar e lubrificar o kit transmição a cada 500km

2:Em relação a potência e cc todo depende de comandos e vira-brequim,Ex:vira-brequins com mais curço favorece torque em baixas e com menos curço favorece potência em altas rotação.A exemplo das motos citadas a cima é porque uma tem 1200cc com 98cv com o curço dos pistões e comando de valvulas favorecendo uma rasoavel potência e um bom torque abaixo de 9.000RPMs.
    Já a outra com 1.000cc com 178cv tem os comandos e curço dos pitões menor favorecendo altas rotações para extrair o maximo de potencia sem perder a durabilidade do motor a quase 13.000RPMs

3:A troca de ólio com 3.000km deve ser feita ólios de qualificação API/SL ou superior,quanto a troca de 1.000km é com lubrificantes de qualificação imferior como API/SF que por emcrivel que pareça é usada pela honda, não sei o motivo mas uma coisa é certa,usando um lubrificante API/SF vc vai gastar em média 40.00 réias para rodar 3.000km :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:,em quanto isso que usa um lubrificante API/SL vai gastar no maximo meros 15.00 réais

Apesar de tudo seja vc mesmo,mas lembre-se que mudar pra melhor faz parte da evolução humana

Motociclista Avatar de iagosoares
    Data de Ingresso
    Sep 2010

Oia, bacana..
    Bastante coisa que eu não sabia xD

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2010

Valew pelas dicas
    "Toda pessoa livre e inteligente tem uma paixão, sou livre e inteligente logo... tenho uma moto"

Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2010

UP
    Apesar de tudo seja vc mesmo,mas lembre-se que mudar pra melhor faz parte da evolução humana

Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2010

1_TROCA DE ÓLEO: Para a situação da minha TW eu troco entre as kilometragens de 1.500 a 2.000 mesmo o manual indicando troca de mil em mil. Como os engenheiros no momento dos estudos tem de contar com o pior, eles levam em consideração a margem do risco no uso, ou seja, nos calculos de troca de óleo entre outros, são levados em consideração que o motociclista será usada em situação extrema de desempenho, tipo o cara usando sem dó mesmo .... ] Aí é que o óleo tem que aguentar os 1.000 além de fazer bem sua função q é lubrificar ([s]nossa, que gênio rsrsrs[/s]). Como eu sempre ando de boua com a minha TW, e exporadicamente piloto em rodovia, a vida útil do óleo é digamos prolongada .... Claro que isso sem contar com aquela história de completar o óleo hein rapaziada!!!

2_LAVAGEM COM MISTURA DE DISEL COM SABÃO EM PÓ: Verdade! Remove as 'cracas' porém deve-se ter alguns cuidados: Não aplicar sobre o banco ou painel jamais. Apenas MOTOR, RODAS e ESCAPE. Qdo estiver muito suja, mas muito suja meeeesmo a rabeta e partes do tanque, tbm podem ser lavadas com essa mistura sim, porém na sombra e cuidando para não encostar em acrilicos como piscas, lanterna de freio e etc. Outro cuidado é o de não deixar pinguar essa mistura nos freios (discos ou tambor da lona), caso contrário, vc pode tomar um susto qdo for dar um rolê e precisar dos freios.

Dúvida: Alguém sabe explicar se o famoso PNEU PRETINHO qdo eu pego uma chuva com a motoca, em curvas, são maiores as chances de um escorregão do que se eu estivesse sem o produto?

Vlww aí gente!

Abraço a todos da comu!

:OK:

Permissões de Postagem