Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
Vamos ao principal:
Rolamentos - faça o teste, segure a roda perto da parte inicial da balança e com a outra mão, a roda junta a placa. Faça um movimento lateral. Se a roda se mover para os lados, acabou o rolamento.
Mais importante que trocar o rolamento é engraxá-lo muito bem antes da instalação. Pouquíssimos mecânicos fazem isso, pois presumem que já venham com graxa, o que não é verdade. Quando existe alguma graxa na pista do rolamento, é pouca e de baixa qualidade.
Mande retirar o selo do rolamento, do lado que ficará voltado para a parte interna do cubo, lave muito bem com gasolina e seque com ar, depois aplique graxa molikote com milibidênio, seja feliz para sempre e nunca mais terá que fazer manutenção nos rolamentos.
Essa dica vale, também, para a caixa de direção e buchas da balança.
Um grande abraço a todos os irmãos.
Conversa pra boi dormi essa de abrir rolamento, o rolamento blindado vem sim com graxa suficiente pra sua lubrificação.
se ele BLINDADO ele tem um motivo pra ser assim.
vc abrindo o selo dele, vc estará não lubrificando, e sim danificando, vc ira ajudar a contaminar o interior dele, com água e sujeira, diminuindo a vida útil do rolamento.

agora se for tipo agulha por exemplo, o mesmo da balança da minha bros, deve sim ter um pouco de cuidado e manutenção, mandando lubrificar periodicamente.
so não posso comentar sobre a caixa de direção, não vi nenhuma aberta e não abri a minha ainda.