Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233

    Como saber se a moto ta gerando?

    Boa tarde, galera! Primeiramente friso que sou noob, não saco muito de motos. Na verdade quero aprender.

    Como faço pra saber se a moto está gerando normalmente? Se o estator ou o regulador/retificador estão funcionando corretamente?
    Minha moto é uma Bros 2007, só pra ter noção nem sei se o sistema é bifásico, monofásico, trifásico ou sei lá.
    Fui na oficina pra carregar a bateria (a motoca ta parada, comprei até um carregador que deve tá chegando) e o mecânico lá disse que a moto não tava gerando direito. Ele tava com um multimetro e colocou na bateria depois de carregada (12,5v) e quando acelerou a moto esse valor ia subindo, mas bem devagarinho mesmo, acho que uns dois segundos pra ir subindo um número, mas ia subindo.

    O que me causou estranheza é que outro dia fui lá carregar a bateria (não tô andando regularmente porque to com um problema no freio dianteiro) e pedi pra ele fazer o teste, ele fez com uma lâmpada, disse que tava tudo ok, que tava gerando tão bem que podia até queimar a lâmpada.
    Aí agora a cabeça deu um nó.
    Vi no youtube um vídeo da magnetron fazendo teste na xtz, mesmo assim não entendi muito bem.

    Obs: tenho um multímetro aqui e uma lâmpada de 12w.

    Abracos!!!
    Última edição por kira; 14-11-14 às 15:10.

  2. #2
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    O teste é feito com o multímetro, ligue a moto e coloque o multimetro na escala de corrente contínua que marca até 20Volts. Porém se a bateria estiver descarregada ele vai marcar pouco mesmo. De uma carga na bateria, ela deverá marcar no multímetro de 12,5 a 13,5, se passar um pouco tudo bem. Coloque a bateria na moto e faça a medição. O normal é carregar entre 13,5 a 14,5Volts. Pode até marcar um pouco abaixo de 13,5, eatá bom. Se a bateria estiver com pouca carga quando vc for medir com a moto funcionando irá marcar um valor baixo.
    Qualquer dúvida basta perguntar. O melhor vc já fez, que foi comprar um carregador.
    Um grande abraço.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Pois é, Ivan! Esse teste que você citou eu fiz com multímetro, acelerando a brossita, e a voltagem ia subindo, mas aos poucos... acho que um pontinho a cada dois segundos. Procurei no manual honda e o que encontrei em relação ao estator foi o teste das bobinas. Fiz e me parece que está dentro dos parâmetros.
    Agora no vídeo que vi da magnetron, parece que quando o professor lá acelera os pontos no multímetro sobem rapidamente. Diferente da minha que vai subindo lentamente. Fora umas partes lá que ele diz pra conectar o multimetro em paralelo com a lâmpada, nem entendi direito.
    E 'massa' o que é? É o terra?
    Abracos!

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por kira Ver Post
    Pois é, Ivan! Esse teste que você citou eu fiz com multímetro, acelerando a brossita, e a voltagem ia subindo, mas aos poucos... acho que um pontinho a cada dois segundos. Procurei no manual honda e o que encontrei em relação ao estator foi o teste das bobinas. Fiz e me parece que está dentro dos parâmetros.
    Agora no vídeo que vi da magnetron, parece que quando o professor lá acelera os pontos no multímetro sobem rapidamente. Diferente da minha que vai subindo lentamente. Fora umas partes lá que ele diz pra conectar o multimetro em paralelo com a lâmpada, nem entendi direito.
    E 'massa' o que é? É o terra?
    Abracos!
    bom, o que o Ivan disse está correto, apenas gostaria de simplificar...

    são 2 pontos de medição que podem ser adotados:

    1-no retificador e;
    2-estator;

    teste 1-
    o retificador tem como função converter e regular a energia que vem do estator (estator é parte do alternador). esta peça tem limite de amperagem que se for excedido esquenta e estraga. é possivel o retificador funcionar parcialmente, dependendo do tipo de dano que sofreu, fornecendo voltagem boa com amperagem baixa ou não controlando mais a amperagem e causando uma série de queimas no circuito elétrico.

    testando o retificador: verifique a tensão (voltagem) na saída do retificador que vai para o circuito elétrico da moto

    (obs.: no desenho trata-se de um alternador, não um 'gerador' - também, 'retificador' e 'regulador' estão separados por etiqueta de nomeclatura da eletrônica, mas nas motos estão em uma só peça que pode levar qualquer um dos nomes, geralmente 'retificador)



    no exemplo abaixo seriam os fios verde e vermelho para serem usados na leitura. não tem problema de errar polaridade com voltímetro se a escala (20v) estiver correta, pois ele irá apenas marcar voltagem negativa.


    se no caso seu retificador for de Plug na carcaça...
    a coisa complica. precisaria de cabos auxiliares para fazer a conexão ou valores específicos para teste do retificador desligado.

    teste2-
    inclui o teste que você disse ter feito, resistência limite nas bobinas do estator e fuga de corrente. também da para fazer o teste de tensão anternada medindo voltagem (escala de 200v~) nos 3 fios do estator (2 de cada vez) mas esse teste não tem valor determinante, apenas verifica existência de voltagem.
    Obs.: considere expor-se a risco de choque elétrico e curto circuito durante este ultimo procedimento e tome os devidos cuidados se for executa-lo.

    qualquer teste na bateria determina a situação da bateria...
    sobre voltagem subir devagar, sem valores definidos fica relativo. porém se seu retificador manda a voltagem correta e não carrega a bateria temos 3 opções

    1-estator com problemas (você alegou ter testado e estarem OK)
    2-retificador com problemas: não fornece Ah (amperagem) suficiente para alimentar a moto
    3-bateria (batida?) ou circuito (gambiarras? plugs com mal contato?) com fuga de corrente

    é isso. espero ter ajudado.
    ah! 'massa' pode ser uma gíria para 'terra' ou 'neutro' (conexão elétrica com chassis)
    Última edição por Vulcan; 15-11-14 às 09:09. Razão: esqueci de dizer: o motor precisa estar ligado para fazer os testes...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de Kirisute Gomen
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    170
    Kira essa sua bateria é nova ou já tem tempo de uso?
    Quando voce vira a chave e deixa a luz neutra acesa no painel, sem ligar o motor, aperta o freio.
    Se a luz do neutro enfraquecer enquanto voce estiver segurando o freio sua bateria ja cumpriu a missão amigo, compra uma nova.
    Faz o teste ai

    Gimme fuel Gimme fire Gimme that which I desire...

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Citação Postado originalmente por Kirisute Gomen Ver Post
    Kira essa sua bateria é nova ou já tem tempo de uso?
    Quando voce vira a chave e deixa a luz neutra acesa no painel, sem ligar o motor, aperta o freio.
    Se a luz do neutro enfraquecer enquanto voce estiver segurando o freio sua bateria ja cumpriu a missão amigo, compra uma nova.
    Faz o teste ai
    Eae Kirisute, beleza?
    Bateria nova sim, tranquilo. Minhas dúvidas são em relação a fazer teste do estator e do regulador/retificador, aliás é bom aprender mesmo. E como eu disse ali, tô rodando bem pouco por conta de um problema no freio dianteiro. Aí não rodo todo dia e quando saio faço trajetos curtos. Ae a bichinha descarrega, neh?

    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    bom, o que o Ivan disse está correto, apenas gostaria de simplificar...

    1-estator com problemas (você alegou ter testado e estarem OK)
    2-retificador com problemas: não fornece Ah (amperagem) suficiente para alimentar a moto
    3-bateria (batida?) ou circuito (gambiarras? plugs com mal contato?) com fuga de corrente

    é isso. espero ter ajudado.
    ah! 'massa' pode ser uma gíria para 'terra' ou 'neutro' (conexão elétrica com chassis)
    Nossa, Vulcan! Que aula, hein?
    Minha moto é a Bros 2007 e o retificador fica preso no chassi, acho que é o segundo.
    Muito obrigado, irmão! Vou ver se consigo fazer algum teste e posto o resultado aqui.

    O vídeo que mencionei é este
    http://m.youtube.com/watch?v=haJMOegAE60


    Abracos, galera!!!!

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    O teste é feito com o multímetro, ligue a moto e coloque o multimetro na escala de corrente contínua que marca até 20Volts. Porém se a bateria estiver descarregada ele vai marcar pouco mesmo. De uma carga na bateria, ela deverá marcar no multímetro de 12,5 a 13,5, se passar um pouco tudo bem. Coloque a bateria na moto e faça a medição. O normal é carregar entre 13,5 a 14,5Volts. Pode até marcar um pouco abaixo de 13,5, eatá bom. Se a bateria estiver com pouca carga quando vc for medir com a moto funcionando irá marcar um valor baixo.
    Qualquer dúvida basta perguntar. O melhor vc já fez, que foi comprar um carregador.
    Um grande abraço.
    Troquei o estator por um novo (magnetron), mas a moto não chegava a 13 no multímetro (no máximo 12,90), mas na lâmpada estava tudo ok. Me lembrei deste tópico e seu post caiu como uma luva: A bateria não estava totalmente carregada...
    Dei uma carga completa nela (deu 13,10 ou 13,20), fui fazer o teste do multímetro e chegou a 13,90.

    Um detalhe é que na oficina testei com 3 retificadores diferentes e o original foi o que marcou mais.

    Abracos!
    Última edição por kira; 01-02-15 às 14:36.

 

 

Tópicos Similares

  1. como saber se o motor da moto esta fundindo?
    Por Rato escapelado no fórum Preparação
    Respostas: 0
    Último Post: 31-01-14, 13:07
  2. como saber se a bateria esta sendo carregada na moto ?
    Por sandro lara no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 28-05-13, 22:46
  3. Como saber se a moto ta batendo biela ??
    Por leonoronha no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 26-07-09, 20:20
  4. como saber se a moto já está bem amaciada??
    Por guitar_tp no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 08-12-05, 00:10
  5. tem como saber se a moto foi batida?
    Por destbr no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 31-10-05, 09:52

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •