Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 34
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    30
    Posts
    4.040

    Post Carburadores - partes e peças, ajustes e características

    Atualmente por ainda ser mais barato de produzir, a maioria dos carburadores é instalado em motos de baixo custo restando às motos mais recentes e caras as injeções eletrônicas.

    Com isso carburador pegou fama de peça ruim e sem tecnologia, porém existem muitas variáveis que mesmo interessados no assunto deixam passar por não residir em um país onde conhecimento é valorizado e divulgado, principalmente a respeito de uma peça com fama de ultrapassada que dizem não existir segredos.

    A principio todo carburador usa do efeito Venturi para pulverizar (misturar na forma de spray) combustível no ar, gerando a mistura para queima dentro do cilindro. Venturi é geralmente um estreitamento do duto que gera um efeito de sucção ao se expandir em diâmetro durante sua extensão. É possível obter este efeito de outras maneiras, mas este é o modo mais comum.



    Os carburadores também possuem a capacidade para controlar a força (potência) dos motores e assim ser possível controlar as máquinas que eles dão movimento.

    Para esta tarefa existem carburadores de dois tipos: o de acionamento mecânico (comum por pistão, guilhotina ou borboleta) e o de acionamento indireto por diafragma (conhecido como carburador a vácuo ou de venturi variável).

    Além desses tipos de carburadores, tem os extras que são "power jet" e "power now".

    Primeiro o carburador comum mecânico, é simples e pequeno. Possui respostas rápidas ideais para competição e mínima manutenção. Sua desvantagem está nas meias acelerações ruins, difícil acerto para todos os regimes de giros e engasgos ao mudar a posição do pistonete rapidamente (posição de aceleração).





    segundo: o carburador de venturi variável ou "a vácuo" possui aceleração inferior, pois depende do giro do motor para mudar a posição do pistonete/guilhotina que faz o controle do diâmetro do venturi. A manopla do acelerador controla apenas a borboleta entre o corpo do carburador e o coletor, definindo o fluxo máximo pela posição dela.

    Este carburador é mais econômico, pois se auto-regula dependendo do fluxo de ar e também permite mais regulagens para otimizar todas as faixas de giro. Sua desvantagem se resume em maior manutenção (ou não) mais partes moveis e lentidão no disparo de aceleração (lentidão significante apenas a nível de competição de velocidade/agilidade e olhe lá...).

    Além das regulagens básicas semelhantes ao do carburador de pistonete por acionamento mecânico o carburador a vácuo possui ajuste de altura inicial do pistonete independente da marcha lenta, também ajuste na força da mola do pistonete que altera o disparo de aceleração e o giro mínimo requerido para abertura total do Venturi.





    O pistonete e agulha também correspondem a mais uma variável que no caso da agulha, pode ser trocada ou regulada para ajuste fino.
    Uma agulha mais pontuda permite mais combustível com abertura total, assim como ajustar a altura na mesma agulha.

    Algumas agulhas não permitem ajuste de altura, geralmente são originais de fábrica.



    Outro item que tem chamado a atenção foi desenvolvido por um japonês (moto, japonês, redundância não?) e se trata de um tubo emulsionador (misturador) de combustível que substitui a agulha comum.

    Suas variáveis são um pouco diferentes da agulha por incluir além do ajuste de altura, diferença no tamanho dos furos, distância e aumento de tamanho em seu comprimento. Tudo isso para melhorar ainda mais a mistura de combustível com ar, para melhor performance.
    Afinal, a maior parte do problema de combustível não queimado é em razão de combustível não misturado corretamente.



    Ainda tem a questão do Giclê que é a peça definidora da vazão de combustível (entenda como limite de quantidade). Junto com o pulverizador tem a função de misturar inicialmente o combustível com ar, sendo papel da agulha e seu suporte finalizarem a etapa da mistura no caso do giclê de alta.
    Os giclês não são complicados de ajustar, são complicados de se definir por precisar trocar-testar-trocar. Existem ao menos dois giclês por carburador, o de baixa e o de alta.

    O giclê de alta é o mais variável em comparação com o de baixa por depender do tipo de faixa útil do motor, pois um motor de 250cc que trabalhe a 14mil RPM normalmente (CB250F) teria o mesmo fluxo que um motor de 500cc que trabalhasse normalmente a 6mil RPM (XV 535SE Virago).
    Portanto em caso de troca ou adaptação de carburadores este deve ser o primeiro item a se checar, tanto que existem KIT’s de giclês no mercado destinado a preparadores.



    Um outro detalhe seria o próprio misturador cujo papel é iniciar a mistura combustível com o ar, e o giclê/suporte de agulha menos influente que pode variar de forma também.




    terceiro: o power jet nada mais é que uma segunda linha de injeção de combustivel na alimentação, usada para se ter uma possibilidade maior de ajuste de alimentação quando a variação de giro for muito grande em um carburador mecânico (tipo pistonete/guilhotina de competição). Vou ficar devendo detalhes...



    quarto: o power now, nada mais é que um redimensionamento no duto do carburador para evitar o turbilhonamento desnecessário (e enrriquecimento) da mistura em certos pontos quando o acelerador estiver na metade, melhorando os engasgos e respostas em médias->altas e vice-versa.



    --------------------------------------------- [edit] ---------------------------------------------
    atualizando 21/08/2015
    SISTEMA DE ACELERAÇÃO RÁPIDA


    Ficou conhecido nas motos como sistema ECCO de economia de combustível, que não economiza tanto quanto se esperava pois dispara um jato de combustível no coletor em cada enrrolada de cabo, enrriquecendo a mistura e gerando uma aceleração mais intensa, compensando os engasgos do mesmo carburador sem o sistema. essa característica deixa alguns condutores confusos pois dependendo da regulagem, depois do jato cessar o motor perde força e volta a mistura pobre, fazendo o condutor inadvertidamente "punhetar" o acelerador tentando conseguir força.

    não é um sistema difícil de entender, é difícil de identifica-lo e ajusta-lo de acordo com o uso/gosto pois ele pertence a epoca de "encher" o motor antes de arrancar (tempo que se dava aceleradas antes de arrancar bruscamente, pois enchia o coletor de gasolina).

    se trata de uma bomba injetora simples por diafragma, ao acelerar é injetado gasolina no coletor, ao retornar o acelerador é enchido o diafragma para proxima acelerada.
    suas regulagens vão do comprimento da haste que modifica o tanto de gasolina a ser injetada, até a posição de punho que o sistema é acionado de 0% @ 100% podendo necessitar ou não de giro total para acionar totalmente o injetor assim como iniciar a injeção.





    foi encontrado informações falando sobre a direção do jato (parede do venturi, sede da borboleta ou direto no coletor) em relação ao combustível porém não se confirmou essa relação.


    FONTE:
    http://fdr.com.br/formacao/2013/meca...arcombustivel/
    http://mecanicomaniacos.blogspot.com...ca-basica.html
    http://www.escortclube.com.br/ec/tut...burador460.htm
    http://www.vwsantana.net/vwsantana.o...aceleracao.htm

    --------------------------------------------- [fim do edit] ---------------------------------------------

    E por ultimo vale ressaltar que algumas motos usam sistema misto de carburação, tanto mecânico quanto a vácuo para obterem ótimos níveis de potência, economia e resposta.

    Exemplo é a XT 600R com carburador duplo: um a vácuo o outro mecânico:



    Outro caso semelhante é o da NX 350 Sahara que possui um carburador hibrido de que funde os dois sistemas: mecânico+vácuo em um unico corpo, dando alta resposta e sem engasgos.

    Infelizmente não encontrei maiores informações sobre este carburador.


    Porém na preparação não importa a origem e sim a capacidade e harmonia do bura com o motor.
    Diâmetro do venturi:
    D = [K x Raiz quadrada(C x n)]
    Onde:
    D=diâmetro do venturi, em milímetros (valor que querenos calcular)
    K= constante 0.65 (venturi fixo) 0.72 (venturi variavel/pistonete a vácuo)
    C=cilindrada do motor, em centímetros cúbicos
    n=rotação do motor no regime máximo dividido por 1.000
    (você pode também usar aqui o regime mais freqüente em um determinada uso e compara-lo com o regime máximo do motor).
    Não se esqueça que o valor obtido aqui é do venturi em seu diâmetro total.

    Se o seu motor usa dupla carburação o valor encontrado deve ser divido por dois para se ter o venturi de cada corpo. Nesse caso os valores obtidos para cada corpo devem ainda serem trabalhados para se conseguir o desempenho ideal.

    Deve-se portanto, ter a media encontrada como ponto de partida para o retrabalho dos corpos, aumentando-se esse diâmero gradativamente conforme a necessidade.

    Lembre-se que projetos que requerem regimes mais altos por mais tempo necessitam de venturis maiores, e projetos em que os motores trabalham em regimes mais baixos necessitam de venturis menores.


    Dicas de regulagem:
    De fechado a 1/8 de abertura do acelerador – a regulagem do parafuso de ar é a mais efetiva;
    De 1/8 a 1/4 de abertura do acelerador – o tamanho do giclê de baixa é o mais efetivo;
    De 1/8 a 1/2 – a posição do próprio pistonete (borboleta) é muito efetiva;
    De 1/4 a 3/4 – a posição da agulha é muito efetiva
    De 3/4 a totalmente aberto – quem manda é o tamanho do giclê de alta
    Condição-----------------------------------Efeito
    Temperatura aumenta------------------------------Mistura enriquece.
    Altitude aumenta-----------------------------------Mistura enriquece
    Filtro de ar sujo/pouca vazão-----------------------Mistura enriquece
    Umidade do ar aumenta----------------------------Mistura empobrece.
    Quantidade de óleo 2T misturado à gasolina--------Mistura empobrece.
    fontes:
    http://www1.odn.ne.jp/~cch32910/carb.html
    http://otassyacub.web.fc2.com/201023.html
    http://blogs.yahoo.co.jp/kkrr333673/20204598.html
    http://www.yoshimura-jp.com/en/produ...ine/yd-mjn.php
    http://blogs.yahoo.co.jp/nononjun/31277070.html
    http://bestcars.uol.com.br/ct/cfm.htm
    http://www.lidermotos.com.br/forum/v...hp?f=11&t=8080
    http://www.endurohp.eng.br/mecanica/...arburador.html
    http://finslab.com/enciclopedia/letr...carburador.php
    Última edição por Vulcan; 21-08-15 às 12:59. Razão: acrescentando informações
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de maverickint
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Natal-RN/ Fernando de Noronha-PE
    Idade
    37
    Posts
    141
    Ótima explicação. Só uma duvida o carburador das cb500 antiga e gs500 até 2009, essas usam dois carburadores no caso desses utilizar o mesmo modelo da xt600 que vc falou ou não?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    FAN ES (Preta) 125 2012 - EX

    Twister (Vermelha) 2007 - EX

    Shadow 600 (Amarela) 99/00 - EX


    Tornado (Preta) 2005 - Atual

    CB500 (Preta) 2003 - Atual


    Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...

    ""Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar""

  3. #3
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    42
    Posts
    851
    Boa aula.

    Conheço de cor e salteado os dois tipos de carburador, mas meu voto vai pra o mecanico.

    O carburador a vacuo apesar de ser economico é lento e exige mais manutencao. Já o mecanico dá seus engasgos mas responde de pronto na hora de acelerar, nao é a toa que muita gente tira os carburadores da Factor ou CG Sport e poe os mecanicos, inclusive eu ja fiz isso.

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    30
    Posts
    4.040
    Citação Postado originalmente por maverickint Ver Post
    Ótima explicação. Só uma duvida o carburador das cb500 antiga e gs500 até 2009, essas usam dois carburadores no caso desses utilizar o mesmo modelo da xt600 que vc falou ou não?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    não tenho certeza mas minha aposta vai pra carburadores a vácuo multiplos e iguais por ser multicilíndrica.

    também tem um bura ai que aquece a gasolina junto do sistema de refrigeração, vou ficar devendo junto do bura da sahara.

    atualizei o post de suspas mas não fiz UP por que não acabei de mecher.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    33
    Posts
    391
    Excelente Vulcan, muito bom mesmo vlw! Parabéns cara!

  6. #6
    Motociclista Avatar de Pablo Peres
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Barra Mansa - RJ
    Idade
    30
    Posts
    1.141
    Já tive alguns veículos, mas nenhum carburado. Comprei minha primeira moto carburada semana passada e agradeço as explicações com relação a tal peça.
    Agora é pesquisar um pouco mais e poder contribuir com os amigos.
    Um abraço a todos!
    1ª: Honda Bros 150 2010 (SuperMotard)
    2ª: Honda CB 300R 2012
    Atual: Dafra Apache RTR 2011

    Corram pelos seus sonhos! Ninguém vai correr por vocês!

  7. #7
    Motociclista Avatar de jorgetfs
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    rio de janeiro - rio de janeiro
    Idade
    23
    Posts
    1.342
    aquele cara que sabe desmontar um carburador e regular com perfeição é pra mim um dos melhores mecanicos que existem, ô coisinha complicada viu

  8. #8
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    29
    Posts
    820
    muito boa explicação Vulcan,
    estava esperando esse seu post a um tempinho kkkkk
    valeu pelas informações !
    abraço
    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    30
    Posts
    4.040
    Citação Postado originalmente por Ricardo Cazati Ver Post
    muito boa explicação Vulcan,
    estava esperando esse seu post a um tempinho kkkkk
    valeu pelas informações !
    abraço
    spoiler
    se eu te contar que to bolando um "carburador eletrônico" que se ajusta conforme CO2 emitido?
    resolveria o problema de misturas, posição do acelerador, temperatura, altitude e a baralhada que a injeção tem usando só umas 3 peças: sensor, controle e atuador.
    mas como nóis é pobre, não tem grana pra investir, dai fica a depender do tempo...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  10. #10
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    29
    Posts
    820
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    mas como nóis é pobre, não tem grana pra investir, dai fica a depender do tempo...
    ***** daora,
    mais como funciona ? explica ai pra nós...
    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    30
    Posts
    4.040
    Citação Postado originalmente por Ricardo Cazati Ver Post
    ***** daora,
    mais como funciona ? explica ai pra nós...
    -um sensor CO2/O2 nos escape igual a qualquer injetada
    -um controle de comando que atue conforme sensor e um único ajuste de mistura. esta peça deve ser calibrada para atuar conforme as outras duas.
    -um by-pass de ar por fora do bura pra ajustar mistura, com fluxo controlado pelo atuador.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    33
    Posts
    391
    Caramba Vulcan, qual faculdade tu estudou mecânica e elétrica cara, pelas suas postagens você tem muita teoria na mente!!!!

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    30
    Posts
    4.040
    Citação Postado originalmente por [email protected] Ver Post
    Caramba Vulcan, qual faculdade tu estudou mecânica e elétrica cara, pelas suas postagens você tem muita teoria na mente!!!!
    fiz ciências naturais e larguei... não cheguei a concluir.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    33
    Posts
    391
    Legal, Vulcan, mas não esquece de patentear quando tiver pronto seu carburador vlw! Abraço!

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    30
    Posts
    4.040
    Citação Postado originalmente por [email protected] Ver Post
    Legal, Vulcan, mas não esquece de patentear quando tiver pronto seu carburador vlw! Abraço!
    auheauheuaheuaheuhauehuaeuhauheuahuheuahe
    vou ver o que consigo fazer. só vai demorar um bocado pq vou fuçar outras coisas da motoneta antes.
    qualquer coisa jogo o projeto aqui pra galera fazer UP nas motenhas com buras.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. Posso alterar características da moto por outra fabricante.
    Por Marcelo Henrique Dias no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 5
    Último Post: 25-06-15, 05:46
  2. Respostas: 17
    Último Post: 01-12-08, 17:46
  3. Preço de algumas motos e suas características!
    Por Mostarda_69 no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 23-10-08, 15:48
  4. Ajustes de calibragem
    Por Hunter 123 no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 18-08-07, 19:21
  5. Ajustes na Injeção
    Por Coltz no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 06-05-06, 02:22

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •