Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008

Dicas Rapidas Para a Conservação Geral da Motocicleta

Dicas Rapidas Para a Conservação Geral da Motocicleta

- Utilização da Moto: Utilize constantemente sua moto, um dos itens mais importantes para a conservação da moto é o seu uso freqüente, deixá-la parada sem uso por muito tempo é prejudicial para quase todos seus componentes, como: pneus, tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros.

- Lavagem da Motocicleta I: Deixar de lavar a moto por muito tempo é bastante prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem nos materiais, e esses pontos de sujeira também irão funcionar como retentores de umidade e são os causadores pelo inicio da oxidação.

- Lavagem da Motocicleta II: Evite lavar sua motocicleta em lava-rapido de veículos, normalmente os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a lavagem de motos. O “Solupam” e o “Ativado” provocam manchas que nunca mais são retiradas alem de provocar a oxidação precoce de todas peças metálicas.

- Solução da Bateria: Verifique sempre a integridade da mangueira do respiro da bateria, caso haja vazamentos o prejuízo é certo, pois a solução de bateria (água com acido) ira manchar e corroer todo local onde teve contato, é muito comum verificar manchas na balança traseira da suspensão.

- Fluido de Freio: Com bastante freqüência examine visualmente a integridade da junta da tampa dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar vazamentos, o fluido de freio é altamente corrosivo e “detona” todo local onde tem contato.

- Utilização de Chaveiro: Nunca utilize chaveiros e chaves diversas junto com a chave da moto, pois o volume e o excesso de peso das chaves diminuem a vida útil do miolo da fechadura, e acabam arranhando toda a parte superior da mesa da suspensão dianteira.

- Capa para Moto: O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado para cada moto, evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar. Não colocá-la quando a moto estiver suja, pois a mesma ira riscar a pintura. Não colocá-la quanto o motor estiver quente, alem da possibilidade de queima e incêndio pelo contato com partes muito aquecidas como o escapamento, ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.

- Combustível e Tanque de combustível: Alem de utilizar sempre combustível de boa qualidade, é aconselhável também tentar manter o tanque sempre cheio, principalmente quando a moto for ficar parada por certo tempo (não muito longo), pois a parte que fica sem combustível tende a sofrer um processo de oxidação.

- Bolsas e Alforjes: As bolsas e Alforjes devem ser utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens.

- Proteção Provisória: Motociclistas mais experientes, principalmente de motos esportivas, têm o habito de colar provisoriamente adesivos tipo “contacto” nos locais mais vulneráveis da moto, como bico do para lama dianteiro e parte frontal da moto para protegê-la contra pedriscos, e na lateral do tanque e lateral da rabeta traseira para protegê-la da abrasão das pernas e das mochilas.

- Proteção Definitiva: Atualmente existem muitos profissionais que fazem uma adesivagem quase que completa na moto para protegê-la, utilizam produtos profissionais que tem uma durabilidade muito maior, e quando desejar basta removê-los, que as peças que estavam protegidas estarão como novas.

- Bauleto: O uso de bauletos é a opção correta para transporte diário de objetos e capacetes, mas sua instalação deve ser bem planejada, na maioria das vezes o suporte para fixação do bauleto não é adequado, e sua colocação compromete componentes originais da moto. Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total do conjunto.

- Reposição de Peças Acessórios: Procure repor sempre suas peças e acessórios com itens originais, as peças do “mercado paralelo” não têm a mesma qualidade, durabilidade e apresentação das peças originais.

Abraços, Tomás - tasmotos

Senior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2008

Re: Dicas Rapidas Para a Conservação Geral da Motocicleta

legal as dicas vlw Seu Taz....
    mais uma mania q eu não mudo é de usa a chave da moto junto com o meu molho de chaves... e o capacte prefiro levar na mão doq botar um "baúlero" no meu aparelinho!!!!

abrççç

Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2008

obrigado pela aula...heheheh

Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007

Vi uma vez para evitar usar capas na moto no sol, pode formar bolhas na pintura...

- Procurar deixar a moto em local fechado, arejado e ao abrigo do sol e umidade.
    - Evitar usar solventes para lavar, no máximo querosene.
    - Evitar usar bombril para limpar as peças, ele limpa, mas faz com que as peças oxidem mais facilmente depois.
    - Usar detergente neutro e esponja bem macia para lavar, jamais utilize baldes, nele fica a água suja e impurezas, aí vc acaba lavando a moto com essa água suja.
    - Mantenha a relação bem limpa e com bom óleo/graxa.

No mais quando eu vejo sinal de ferrugem eu passo WD40 com um pano limpo e seco para tirar, depois lavo bem e passo uma camada fina de óleo de motor ou óleo singer.
    Parem o mundo que eu quero descer...

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2008

Muito boas as dicas!!!
    Parabéns pela iniciativa!!

Data de Ingresso
    Oct 2008

Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Vi uma vez para evitar usar capas na moto no sol, pode formar bolhas na pintura...

- Procurar deixar a moto em local fechado, arejado e ao abrigo do sol e umidade.
    - Evitar usar solventes para lavar, no máximo querosene.
    - Evitar usar bombril para limpar as peças, ele limpa, mas faz com que as peças oxidem mais facilmente depois.
    - Usar detergente neutro e esponja bem macia para lavar, jamais utilize baldes, nele fica a água suja e impurezas, aí vc acaba lavando a moto com essa água suja.
    - Mantenha a relação bem limpa e com bom óleo/graxa.

No mais quando eu vejo sinal de ferrugem eu passo WD40 com um pano limpo e seco para tirar, depois lavo bem e passo uma camada fina de óleo de motor ou óleo singer.
    Diego...

Muito bem, gostei de suas dicas... acho que todas são adequadas... muita gente acha que certas dicas são banais, mas por outro lado tem muita gente que nunca pensou nelas, o importante é trocar experiencias.... e assim ajudar e ser ajudado...

Abraços,

tasmotos

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Apr 2006

na minha moto, no parafuso da direção cromado tipo aquele que fica entre o guidao e o tanque, ta todo enferrujado, o protetor de escapapmento tambem
    nao uso lixas pra essas partes ja que o bombril facilita esse processo de oxidação? ja o usei antes devo usar novamente pra tirar a crosta formada pelo ferrugem? (é leve, parece levemente enrugada, uma pequena ferida)
    minha moto em alguns pontos está assim...
    mais uma coisa, como devo lavar o motor? se uso bombril ele perde a cor Oo Arranha...

WOHOO - MT-03 2017

R.I.P - YBR 125 2007/2007.0

Se você faz distinção entre Motoqueiro e Motociclista, o problema é seu.

Data de Ingresso
    Oct 2008

Lion,

Esses parafusos são de dificil acesso, mas mesmo assim tente subistituir o bom-bril por palha de aço média ou grossa (não pode ser fina).
    Antes de usar a palha de aço e a fim de obter maiores detalhes para o uso da palha de aço leia com atenção a em matéria que postei no tutoriais, esta com o titulo "comoremover plasticos e outros materiais grudados nas partes cromadas, o mesmo procedimento é valido para ferrugem.
    Após remover a ferrugem externa coloque WD ou oleo para retardar a ferrugem.

Abraços

tasmotos

Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2007

muito bom vlwww

Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005

vc tem algumas dicas para proteger a moto do sol? principalmente painel e plásticos

no trampo minha ML fica o dia todo no tempo :d :d

Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2008

Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    vc tem algumas dicas para proteger a moto do sol? principalmente painel e plásticos

Verdade... aqui acontece a mesma coisa, motot no Sol das 7 as 18! :s
    E o Sol nem queima aqui no interior de SP... :G
    Loucos são os que não encontraram motivos para serem normais...

Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007

lion: esse negócio do bombril quem me falou foi um pessoal de cromadora, disseram que fica polido até, mas oxida rapidamente.
    Parem o mundo que eu quero descer...

Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Citação Postado originalmente por Stone Ver Post

Se minha moto vai ficar no sol, nem paro... só se fôr por poucos minutos, e geralmente cubro o painel com meu casaco ...
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

Data de Ingresso
    Oct 2008

Amigos,

Realmente o conselho é evitar o sol.
    A ação do sol provoca o ressecamento (perda de umidade no plastico), é por isso que eles vão perdendo a cor.
    Portanto é importante nas motos que tomam muito sol, após a lavagem, aplicar produtos como cera para plasticos, lustra moveis, etc. pois eles irão "umidecer" novamente a peça. Para as peças muito detonadas, eu misturo cera de carnauba pura (não é cera para pintura) com graxa de sapato e aplico com pincel sobre os plasticos pretos, removendo o excesso e polindo com um pano.

Abraços,

tasmotos

Permissões de Postagem