[b]Ola pessoal sou novo por aqui e tenho acompanhado aqui e vou contribuir com fotos e valores da reforma da minha turuna. Vou tentar ser breve numa apresentação qdo tinha 16 ate 19 anos tive em meados de 1986 duas turunas, uma 1983 vermelha e outra 1984 azul e me desfiz, mas com o passar do tempo tudo que sempre sentia saudade era ter novamente uma reliquia destas para mim uma classica. Depois de muita procura como queria ou seja uma turuna 1983 vermelha e que no minimo tivesse algo original podia ate estar destruido mas original. Baseado nisso eu aqui em Jau interior de São Paulo e fuçando em tudo e localizei em Ribeirão Preto e fui olhei a moto e na segunda ida minha fui e comprei e ja levei para Jau. Sou o terceiro dono o primeiro ou melhor a primeira rs era uma mulher e depois ficou na mão deste senhor 20 anos e no qual largou nestes 2 ultimos anos a moto no fundo da casa no tempo. (Ai estava limpa e com cms de cera vermelha e preto fosco em tudo) As fotos dela








......Continuando

A moto paguei 1.500 documentos atrazados e um gravame ou seja uma alienação fiduciaria do antigo banco martineli, e vai daqui e dali consegui atraves de um advogado entrar com o proprietario com um processo junto com a carta de quitação contra o atual banco que detem os direitos que é o bradesco e acredito que ano que vem saia a liberação e hoje esta em nome do antigo proprietario com carta de compra e venda atraves do segundo cartorio em rib. preto e recibo e todos os documentos em meu poder eu assumo qq coisa que rolar depois de assinado em cartorio. Total na compra da moto com tudo isso 2.500 reais.

Qto a moto ja la dava para ver coisas otimas e coisas ruins vamos lá:

TURUNA DE 1983 ATE 1986 TEM QUE TER O MOTOR OHC isso é fato.

Positivo da compra : Painel original e tudo funcionando na cor vermelha, escapamento ainndddda original sim simm aquele honda e manual do proprietário original amarelado do tempo....
Negativo da compra : O restante tava integro mais ja ia tudo pro saco, tudo enferrujado, rasgado e gasto do tempo e deixada abandonada sem rodar a 3 anos mesmo pq os documentos todos atrazados rs

Em Jau primeiro oficina mecanica para ver o coração rs..... Biela começando a bater e a embreagem grudada e dai pessoal resolvi de vez vamos deixar em pé tudo e quero tudo original rs....dai começou a grana ir....


Design inspirado na CB400 F, a Turuna - que em tupi-guarani quer dizer forte, poderoso - tem um motor mais potente em relação a CG125 e ML125.



Ficha Técnica
Motor Monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, comando no cabeçote, cilindro inclinado a 15°, carburador Keihin de 24 mm de venturi
Cilindrada 124 cm³
Potência 14 HP a 10.000 rpm
Torque máximo 1,0 kgfm a 9.000 rpm
Diâmetro e curso 56,5 mm x 49,5 mm
Taxa de compressão 9,2:1
Transmissão Cinco velocidades, embreagem multidisco em banho de óleo, partida a pedal, transmissão secundária por corrente
Comprimento 1.900 mm
Largura 735 mm
Altura 990 mm
Distância entre eixos 1.200 mm
Peso líquido 98,7 Kg
Peso em ordem de marcha 108 Kg
Distância livre do solo 140 mm
Capacidade do tanque de combustível 11,6 litros
Capacidade de óleo no carter 1 litro
Capacidade de óleo no garfo dianteiro 80 cm³ em cada bengala
Autonomia 400 Km (com 20% de margem de segurança)
Quadro Simples tipo Diamond Frame, com motor integrado a estrutura
Suspensão dianteira Garfo telescópico, 115 mm de curso, amortecedores hidráulicos incorporados com molas helicoidais internas
Suspensão traseira Braço oscilante com molas, amortecedores hidráulicos
Pneu dianteiro 2,50 x 18 - pressão 25 lb/pol²
Pneu traseiro 2,75 x 18 - pressão 28 lb/pol²
Freio Dianteiro a disco com diâmetro de 240 mm, acionamento mecânico; traseiro simples de 110 mm de diâmetro, acionamento mecânico
Sistema elétrico 6 Volts com magneto, bateria de 6 volts e 6 amperes
Vela D8ES-L / NDX24ES - folga dos eletrodos 0,6 a 0,7
Relações de câmbio 1ª) 1:2,846
2ª) 1:1,882
3ª) 1:1,400
4ª) 1:1,130
5ª) 1:0,960

Informações complementares Caster - 64°
Trail - 87 mm
Marcha lenta - 1.400 rpm
Abertura do platinado - 0,3 a 0,4 mm
Lubrificação do motor Forçada através de bomba trocoidal
Diagrama de válvulas Admissão: abre 5° APMS, fecha 35° DPMI
Escape: abre 30° APMI, fecha 5° DPMS

Folga das válvulas Admissão: 0,05 mm
Escape: 0,05 mm
Ano de lançamento 1979
Fim da produção 1986
Fabricação Nacional