sempre faço isso XD
sempre faço isso XD
Primeiro Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, depois, vendo que estava só, criou a moto para levá-lo onde quisesse; em seguida criou belas estradas de pista dupla e loiras, morenas e ruivas para levarmos na garupa. Aí veio o diabo e criou o radar, os buracos e a sogra.
a minha da esses estrouros quando reduzo com a rotação um pouco alta, normalmente nao uso o toque no acelerador pra reduzir, começo a reduzir com a moto lenta quase parando so na embreagem mesmo e nao da estouros
Eu tinha essa mania tbm.. sempre dava uma acelerada antes de reduzir, mas fui percebendo que a moto ficava mais quente e o câmbio mais duro, tenho certeza que isso deve prejudicar a embreagem ou o câmbio..
Dai fui me auto policiando pra sempre reduzir mais suave soh soltando a embreagem e dependendo da marcha segurando um pouco a embreagem ate a metade e ir soltando aos poucos ajuda a diminuir o tranco hehe..
YES 08/09 - PROTORK V-PRO - LEVORIN 100-90 18 - VELA NGK IRIDIUM - PASTILHA YBR - SEM RETENTOR FILTRO DE AR - OLEO 90 NA RELACAO RULEZ - OLEO LUBRAX TOP TURBO 15W40
Olha, a moto que eu fiz prova na auto escola era assim, inclusive pra engatar a primeira também. O 'macete' era dar uma aceleradinha de leve que engatava.
Mas enfim, um amigo meu me explicou uma coisa que eu não sei se tem fundamento. Mais ou menos assim: pelo que ele me disse, nos motores monocilíndricos o mesmo óleo que lubrifica o motor, lubrifica a caixa de marcha. Quando você dá essa aceleradinha, o óleo deixa de estar 'estacionado' na caixa, ajudando assim na troca de marcha. Não sei se isso é verdade, mas ele me explicou assim.
1ª: Honda Bros 150 2010 (SuperMotard)
2ª: Honda CB 300R 2012
Atual: Dafra Apache RTR 2011
Corram pelos seus sonhos! Ninguém vai correr por vocês!
Sempre aumento o giro antes de reduzir, para a marcha mais baixa encaixar em um giro mais correto para ela e depois já estar com o giro em um ponto certo para entrada da aceleração sem buracos, para já entrar na curva com o motor no ponto certo e liso.
Se bem que como faço algumas reduções meio esdruxulas, tipo saindo de 120 km/h em quinta marcha para 50 ou 60km/h em segunda para entrar em uma curva, a redução acaba sendo bem aspera e dura, sem contar que por ser muito rápida, vira e mexe a roda traseira trava e destraciona.
Mas aí é por estilo de pilotagem. ]
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta
Como já falaram, é por causa da diferença de rotação entre a marcha mais alta e a baixa quando se reduz.
Se você não dá uma cutucada, a rotação do motor sobe sozinha na redução, dando a impressão de danos ao motor.
Freio motor e redução de marcha em motores 4T (tanto OVC quanto OHC) não causa nenhum dando, isso é lenda.
Eu dirijo a uns 11 carro e uns 14 anos moto e sempre fui estilo "caminhoneiro" (reduzindo na caixa sempre) e nunca
um motor deu algum problema por isso.
Isso é mania, pois não dá tranco não. O que dá tranco é colocar uma marcha muito reduzida em uma velocidade bem mais alta.
Eu me controlo pra não fazer isso, mas parece que todos fazem. Mistério
Yamaha Factor 125 2012
Anteriores: Titan 150 2006, Yes 125, YS250 Fazer 2006, YBR KS 2006, Max 125 KS