Tenho uma XT600 2001 e garanto que é uma boa máquina. A dica é pegar uma em perfeito estado, tanto mecânico quanto estético. Não se preocupe com kilometragem, esse motor é eterno. E prefira a moto mais original possível (descarga, piscas, retrovisores, porta placa, painel, aros, etc) , pois as peças originais são caras.

Quanto a manutenção básica, eu acho barato, por exemplo:
-Pastilha dianteira R$25
-Pastilha Traseira R$15
-Filtro de óleo R$7
-Filtro de ar R$25
-Pneu Traseiro dura +- 13.000km
-Oneu dianteiro dua +- 20.000
-Pinhão dura +- 10.000km e custa +-R$55
-Corrente DID VD dura uns 25.000km e custa R$180
-Coroa dura +- 40.000 e custa +-R$60
-Óleo troca a cada 2.000km (pelo menos na minha que é velhinha)

Agora por exemplo, se tu precisar de carenagem, é caro. Um kit completo sai por uns R$1.000. Um porta placa sai por uns R$160. Uma aba do tanque sai por uns R$120.

Peças de motor tu encontra com certa facilidade e por um preço razoável. O detalhe é encontrar um mecânico bom pra fazer o serviço.

Andar com a moto é um tesão. Ela tem 45cv e muito torque pra puxar você e sua garupa. Não existe subida difícil pra ela. Velo final em cerca de 160. Velocidade de cruzeiro em 120km/h ela roda macia. Consumo na cidade em cerca de 17/18 km/l. Na estrada andando abaixo de 100 ela faz até uns 22km/l, acima disso faz de 17km/h a 15km/l.

Posição de pilotagem muito boa e confortável. O guidão vibra muito. O banco é duro mas largo (bem melhor que o da Lander). A iluminação é boa. Ela é pesada se comparada com uma 250 mas leve se comparada com uma big trail (ela pesa quase igual a uma Falcon). Tanque pequeno (15 litros) e baixa autonomia. Não quebra com facilidade. Suspensão traseira relativamente dura.