Bortolin, se a moto pede o minimo de api a sg, manda ver... só que eu nunca gostei do mobil preto, mas isso era na epoca que ele era sf. Coloca ele e anda e sinta a moto...qq coisa vc troca com uns mil km.
Em tempo... em motores mais antigos, que usem até api sl, nunca coloquem nada acima disso. Esses padrões sn e sm são otimos para motores modernos. Nos mais antigos que nem os das suzis 125 yes e intruder por exemplo, a falta de alguns aditivos que compõem lubrificantes sf, sg, sh e sl, devido a construção dos mesmos, causa problemas cronicos de desgastes, o que não acontece com motores modernos feitos para rodar com api sm e sn...metodos modernos de fabricação e materiais novos desses motores novos fizeram com que alguns aditivos encontrados nos lubrificantes api sl para baixo não fossem mais necessarios, e foram eliminados para controle de poluentes e melhoria de catalizadores e afins... complexo o assunto, muito por cima o que expliquei, mas de suma importancia para a maioria que roda com motores de projeto menos atual e podem ter problemas futuros.







Responder com Citação