Citação Postado originalmente por Vtrpira Ver Post
Saudações, motociclistas!

Tenho uma Honda Fan 150cc modelo 2015 e estava pensando em fazer umas pequenas alterações para ganhar um pouco mais de desempenho.

A moto possui boa velocidade, faz uma média de 115Km/h no plano com consumo médio de gasolina em 35Km/H, mas gostaria de dar apenas mais uma "encapetada" na motoca, pois ando bastante com garupa e pego estrada. Ignoro a possibilidade de colocar um kit de aumento de cilindrada, devido aos danos que podem ocorrer no motor, também não vejo vantagem em trocar a relação. Então, pensei em trocar apenas alguns componentes, penso em instalar um filtro de ar esportivo, uma vela de irídio e um escapamento esportivo.

As dúvidas que surgiram foram:
-Um filtro de ar esportivo, por mais que seja de qualidade, possui o risco de levar poeira para dentro do motor? E, ao instalá-lo é melhor tirar toda a caixa do filtro de ar ou arrumar uma maneira de acomodá-lo dentro dela?

-Existe vela de irídio compatível com o modelo da Fan 150? Pesquisei pelas NGK, mas eles não possuem.

-Alguém que já fez alguma destas alterações, tem algo a dizer sobre consumo, potência e possíveis riscos?


Desculpe pela quantidade de perguntas, mas primeira motoca sabe como é...
bom amigão, acredito que veio ao lugar certo.

sobre não mudar a relação final isso significa não haver ganho de velocidade final sem aumentar o RPM do motor na ultima marcha, coisa que vai depender das especificações de sua moto (nunca fucei CG, mas o princípio é esse).

sobre colocar vela de irídio, é um investimento razoavelmente caro que pode dar um retorno bom: a vela de iridio facilita a centelha resultando em uma queima melhorada. se seu sistema de ignição for "capenga", pode ser que a vela dê diferença, se seu sistema de ignição ja for "muito bom" ou "excelente" os relatos é que a vela de iridio não faz diferença em comparação a uma vela 'comum' em bom estado. também tem umas gambis para alterar a vela original, so que é meio complicado de fazer, se errar perde a vela.

sobre filtro de ar esportivo, particularmente eu sou contra, pois um filtro de ar "esportivo" deve reter menos impurezas que um filtro "padrão". portanto procurar um elemento filtrante de capacidade superior para colocar na mesma caixa de ar da motoca, seria minha indicação (vide filtro úmido).

sobre escapamentos, tirar o escape original e conseguir um que seja BOM e SILENCIOSO é dificil de achar e caro quando encontra, então tem de optar por "BOM" ou "SILENCIOSO" se não quiser gastar muito (cerca de 600 pila ou mais)... e no caso dos escapes barulhentos, ainda fica sujeito a multa.

sobre consumo, com todas essas modificações o ditado prevalece: cavalo que anda é cavalo que come; com esses mods seu ganho de potência não deve superar os 15% (considerando todos os itens a serem trocados, em estado ruim)... portanto é provável que a motoca fique mais econômica ao andar normal e gaste a mesma coisa enrrolando cabo (afinal, nessa situação quem mais altera o gasto de combustivel é carburador/ECU, cilindrada e escapamento/filtro de ar).