Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 35

Visão do Encadeamento

  1. #1
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039

    Lightbulb Farol Biz 125 - 'A Saga'

    conversa vai e conversa vem e todo mundo concorda que farol de biz e bros é ruim demais de fraco... dentre as varias soluções posíveis as brossitas saem na frente por ser mais fácil trocar o bloco ótico sem enfeiar as coisas. ja no caso da biz resta a opção do xenon e LED.

    lâmpadas halôgeneas mais fortes derreteriam tanto a fiação quanto o bloco.

    como ja comentei antes comprei um kit LED universal e instalei mesmo a biz sendo CA e funcionou tranquilo inclusive após trocar para CC, sofri um acidente com ele e a 'pastilha' de luz baixa parou de funcionar. inverti a lampada pra continuar iluminando o chão (parte mais importante) e usei um tempo até comprar outra lâmpada LED também.

    essa outra lâmpada mais nova tinha uma pastilha a mais que a antiga, por consumir mais energia e perceber que o farol piscava um pouco junto com as setas instalei um kit de alimentação CC auxiliar por relê no circuito que antes era CA, desligando do pós-chave direto.

    beleza, lampada nova, mais luz, foco diferente pois agora são 3 pastilhas espremidas em forma de triangulo. a lampada com duas pastilhas parecia muito o foco original em formato de barra horizontal. ja a lâmpada mais nova de três pastilhas tem um formato oval vertical com luz alta complementando em volta nos lados e para cima.

    os problemas começaram muito muito cedo. no primeiro dia de uso o driver pifa e a luz baixa (principal) para de funcionar. com um multímetro e umas peças jogadas embaixo da pia eu construo outro diver. beleza, no outro dia uma das pastilhas apaga totalmente (diferente da lampada anterior que a pastilha apresentava algum tipo de meia-luz e mal contato dentro dela).

    mano, que tristeza... a lampada original custa 15 pila. a primeira lampada me saiu por 85 e a segunda por 145 dilmas. não deixei passar, apesar de ter nota fiscal sei que essa lâmpada é da china e não adianta pedir troca pois alegariam erro de instalação (comprei numa loja sem oficina). por isso resolvi tentar tirar a pastilha boa da lampada antiga com uma lâmina fina e afiada pra tentar trocar a pastilha danificada da lampada nova.

    descobri que não era necessário, foi apenas uma solda fria que soltou. soldei tudo e vamo que vamo!

    fotos, fotos!!!







    foco antigo

    foco novo

    não sei por que eu sempre acabo fazendo as fotos de foco do farol quando ta chovendo

    ------------------------------------------------------------------------------------
    atualizando topico principal - - 15/05/2016
    ------------------------------------------------------------------------------------
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    mais um capítulo da saga:
    o problema anterior foi causado por erro da minha ferramenta, isso me levou a escolher o fio errado e talz....
    atualmente ja terminei de arrumar o farol, estator e regulador de voltagem e consegui uma receita:

    custo aproximado:
    fio de cobre exmaltado 19AWG R$ 35
    regulador CBX R$ 40
    fita isolante R$ 10
    lampada LED importada R$ 70 + imposto R$ 25 + taxa de entrega nacional R$ 12
    silicone de alta temperatura R$ 30
    relé 4 pinos auxiliar R$ 12
    conectores e capa R$0,25 cada (total uns R$ 8 pila)


    funciona com biz 125 2006 até a ultima carburada 2008;
    -estator rebobinado em uma sequencia só com 88~90 voltas em cada ponta de fio 19AWG 180º+ (uma esquerda e outra direita, até completar as oito);
    -desligar o terra do estator (será automático ao remover o fio antigo), colocar as duas pontas dos fios no branco e amarelo do chicote do estator;
    -separar e isolar o jumper do chicote principal que liga o fio do estator/regulador no fio que vai ser o positivo do farol (fica perto da bobina);
    -trocar o regulador por um de CBX200 XR200 ligando os fios normalmente (rosa e amarelo ligam nos fios do estator; vemelho no positivo da bateria; verde no negativo da bateria com um jumper pro chicote; o preto no preto do conector 4p)
    -instalar um relé que joga energia do positivo da bateria (pode pegar do relé de partida, fica com fixação melhor) ao fio amarelo que alimenta a iluminação;
    -alimentar o acionamento do relé com o positivo do fio preto do conector 4P que fica do lado do relé de partida;
    -usar somente lâmpadas LED de baixo consumo no farol (20W) e lanterna (1W/5W), as halogeneas puxam energia demais e não carrega bateria.

    resultado:
    qualquer acelerada leve, tipo aquela que começa a puxar a embreagem centrífuga, começa a carregar a bateria com 14v;

    e agora segue fotos da lâmpada e do efeito do farol (obs. a lampada da foto nao coube, tive que quebrar um pedaço do dissipador):



    Última edição por Vulcan; 15-05-16 às 09:42. Razão: update
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. A saga dos pneus...
    Por Defeacer no fórum Área de debate
    Respostas: 60
    Último Post: 13-08-13, 23:52
  2. saga da camera chegando ao fim
    Por Rafa Davidson no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 14
    Último Post: 03-04-09, 14:35
  3. Fim da saga: Meu UP!
    Por filipeoli no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 27-02-09, 13:58
  4. A Saga das Rodas de Liga...
    Por f3rn4nd0 no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 18
    Último Post: 08-03-07, 11:38

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •