eae galera, atualizando a história da motoca confesso que cometi um erro razoavelmente grave.
depois de equalizar as borboletas e cabo do acelerador, ao montar passei por dificuldades e a mangueira da marcha lenta ficou solta, andei cerca de 800 KM: fiz um passeio pra testar GPS me enfiei em estradas de terra e parei pra checar medidas do filtro de ar quando descobri que estava solto... decidi não andar na mirage até trocar o óleo, filtro e limpar tela.

outra coisa, com esse passeio 'aventureiro' em estradas de terra, baixa velocidade e lama percebi que seria legal uma ventoinha pra ajudar a controlar a temperatura do motor de forma semelhante ao que se passa na cidade. fiquei pensando que por ser uma moto destinada a estradas e viagens em velocidades razoáveis teria que tentar reproduzir tais condições de ventilação, com uma ventoinha.

sei que o ideal é o termostato com válvula termostática e tal mas mantendo o foco em simplicidade e praticidade penso em simplesmente colocar um fan grande de computador no radiador para ligar junto do farol (consumo de uns 6W). o que acham? alguém passou por situação parecida? idéias?

outra coisa, alguém usa tomada 12v/USB no guidão? quanto pagou? sabe se é transistorizada? (as de resistor jogam 12v na USB, corrigindo a sobrecarga pela potência e não pela voltagem que passa)

agradeço.