Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    PARÁ
    Posts
    7

    Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Tenho uma Honda Biz 125, 2008.
    Tenho ela a mais ou menos 16 meses, com menos de 14500Km rodados.
    Ontem a partida parou de funcionar. Era umas 13hs, apertei o botão de "Start", na primeira vez fez aquele barulho normal da partida qd está funcionando, qd apertei de novo não funcionou mais, só dá um estalo toda vez que aperto o botão. Eu pressionava o botão "Start" no máximo dua vezes e a moto já ligava, não importa se estava frio ou quente.
    Levei na autorizada Revemar, mostrei ao mecanico o que estava acontecendo, segundo ele provavelmente tenho que trocar umas tais "escovas de partida", ele falou também que pode ser a bateria, mas logo mostrei a ele que bateria não é, pois tudo na moto funciona sem falhas e sem sinal fraco, farois, indicadores, buzinas... ele mesmo reconheceu que a bateria está normal. Como entendo de computador e não de moto perguntei o preço e ele disse que ia custar uns R$ 30,00.
    No pedal ele funciona de primeira.
    A moto está "nova", cuido melhor dela do que da minha noiva (que ela não leia isso :P), revisões e troca de óleo sempre em dia e sempre na Autorizada.
    Alguém já passou por um problema desse ou que possa dar uma dica do que pode estar causando o problema deixe um post aqui.
    Valeu!...

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306

    Re: Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    como o mecânico disse, pode ser bateria ou escovas de partida, mas se não é bateria então é quase garantido que seja as escovas
    e 30 reais está meio barato até para fazer esse serviço

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Quando vc pressiona o botão de partida a luz do neutro apaga? Moto muito nova para ter esse tipo de problema hein...

    Você costuma "colar" muito o dedo para dar a partida, ou no que ela pega vc já tira o dedo?
    Parem o mundo que eu quero descer...

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Ivoti/RS
    Idade
    35
    Posts
    244

    Re: Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    se forem as escovas, vale muitooo a pena você exigir as escovas originais pois as paralelas não duram nem um terço do que as originais duram, vale a pena gastar um pouco a mais do que estragar o eixo do motor de arranque por culpa das escovinhas vagabundas

    eu estraguei um motor de arranque da minha sport por usar escovas paraleas e demorar muito pra mandar arrumar quando estragava, agora tenho um motor de arranque paralelo com escovas originais, nunca encomodou...
    10.000km originais. 30.000km 200cc de muitas historias pra contar... / média 200cc: 17km/L no Alcool / média original: 28km/L gasolina
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...topic=22319.60
    Atual: 150 Sport 2005R / EX: Titan 125ES 2001(diabo verde) / EX: YBR 125E 2005(manquinha)
    [img width=418 height=130]http://img228.imageshack.us/img228/8461/sigb.jpg[/img]

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    PARÁ
    Posts
    7

    Re: Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Quando vc pressiona o botão de partida a luz do neutro apaga? Moto muito nova para ter esse tipo de problema hein...
    Você costuma "colar" muito o dedo para dar a partida, ou no que ela pega vc já tira o dedo?
    A luz do neutro liga normal, assim como todas as outras lampadas da moto.
    É só no "trisca" geralmente com duas apertadas curta ela pega blz.

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    PARÁ
    Posts
    7

    Re: Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Resolvido o problema, levei na Autorizada da Honda (Revemar) e constataram que uma das escovas tinha ido pro beleleu, troquei e tá perfeito, funciona só com uma triscada.
    Depois de uma chorada saiu até barato R$ 49,00, pela escova e pela troca de óleo.
    Valeu por quem postou...

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.328

    Re: Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Olha.. tive isso com minha strada,,, ficava luzes normais.. buzina e piscas normais... porem era bateria... pensa uma coisa... luz é 35watts.. pisca 21watts.. buzina uns 35watts... e motor de partida?? uns 200watts?!?!? então pode ser tua bateria sim... eu acredito em 80% bateria e 20% escovas... acho muito pouca km pra escovas originais...

    mas soh pra confirma.. tu tem ela a 16 meses e 14milkm.. ou ela tem isso.. mas eh mais velha??

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    1

    Re:Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Olá, sou novo no forum e estou com esse problema na minha BIZ
    Quero agradecer a todos o empenho em ajudar.

    Valeu e abraço a todos

  9. #9
    Motociclista Avatar de reyboy_fan
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    PB
    Idade
    31
    Posts
    876

    Re:Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Citação Postado originalmente por renanzenhow Ver Post
    Olá, sou novo no forum e estou com esse problema na minha BIZ
    Quero agradecer a todos o empenho em ajudar.

    Valeu e abraço a todos
    Bem Vindo ao PN

    manda chegar a bateria e as escovas q nem o willkey fez
    [img width=480 height=120]http://i786.photobucket.com/albums/yy143/sacpb/assinatura.jpg[/img]
    Tentando largar o vicio de linguagem do MSN.
    «®» Campanha «®»[glow=red,2,300]"Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." [/glow]«®»

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Thyago Mahon Barros
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Petrolina-PE
    Idade
    42
    Posts
    3.416

    Re:Biz 125, partida elétrica dá um estalo e não funciona, pifou?

    Geralmente quando dar uns estralos são as escovas. :OK:
    IRMANDADE, IGUALDADE E HUMILDADE.

  11. #11
    Prezados amigos, sei que já fazem anos desse tópico mas gostaria de acrescentar um tutorial completo de como diagnosticar e consertar a partida da Biz 125, para futuros reparos.

    O problema foi o mesmo: estalo e não acionamento do motor.

    Diagnóstico rápido e preciso:

    Bateria = faça uma chupeta em um veículo, se funcionar, troque a bateria;

    Motor de Arranque = ligue o cabo de chupeta, sendo o vermelho no parafuso superior e o cabo preto no corpo do motor de arranque, se funcionar, não é o motor de arranque e vc está com problema de mal contato ou relê. Não funcionando, retire os 2 parafusos e remova o motor de arranque para desmonte;

    Relê = na parte superior, parafusados, estarão 2 cabos, sendo um da bateria e outro do motor de arranque. Una os dois com uma chave de fenda, se funcionar, troque o relê. Caso não funcione, será mal contato;

    Mal contato = sem preguiça! desligue e limpe contatos, terminais e parafusos, um a um, incluindo o aterramento e bateria;

    Motor de arranque = solte os dois parafusos, retire a tampa traseira e verifique se tem escova suficiente após a malha e não havendo, troque-a. Caso a escova esteja boa, revise a ligação da escova aterrada na tampa. O meu motor de arranque oxidou nessa escova, com apenas 9.000km. Solte o parafuso, limpe bem a tampa, arruela e terminal dessa escova, lubrificando com vaselina para evitar o problema. Antes de montar na Biz, ligue-o fora para testar. Pelo que percebi o defeito está nessa escova, bastando apenas limpá-la a custo zero.

    PS: não sou mecânico e apenas possuo bom conhecimento de eletricidade e eletrônica, portanto, acredito que com certo conhecimento é possível sucesso no reparo.

    Boa sorte!

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Mas de der chupeta em um veiculo nao vai queimar nada na moto? Prq a amperagem de carro é muito mais alta,por isso a mibha pergunta

    Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    tutorial show! fiz esses testes pra descobrir que meu motor de arranque tava sem escovas (ja tarde demais)

    Citação Postado originalmente por joãomaller Ver Post
    Mas de der chupeta em um veiculo nao vai queimar nada na moto? Prq a amperagem de carro é muito mais alta,por isso a mibha pergunta

    Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk
    fica tranquilo. conectado corretamente o pior que acontece é tostar o lugar que encostar a chupeta.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Show

    Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

  15. #15
    O que manda é a voltagem de 12v. A amperagem é a capacidade de manter esses 12v. Utilizando uma bateria de 12v de 60ah, a única diferença é que dará muito mais partidas até conseguir descarregar. Pode usar sem nenhum problema.

    - - - Updated - - -

    Aproveitando: a Biz 125 flex é muito boa, potente e econômica mas peca nessa falta de qualidade com a elétrica e o pneu traseiro não dura nada. Aos 6.800km troquei o pneu traseiro. Aos 7.500km oxidou o interruptor da buzina. Agora aos 9.900km oxidou o terminal massa da escova do motor de arranque... qual vai ser o próximo?

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •