Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2014
    Idade
    39
    Posts
    2

    Exclamation BROS 150 ESD: Motor apaga quando acelera e marcha lenta MUITO baixa

    Olá, pessoal do fórum. Sou novo aqui e estou em busca da solução para o problema em minha moto que já tem me tirado do sério. Já procurei a fundo na internet, mas não achei a resposta, então venho humildemente pedir ajuda dos foristas.

    A moto é uma Bros 150 ESD MIX 2010. Moto show de bola, gosto muito dela, mas ela tem um pequeno problema que tem me deixado em situações difíceis no meio do trânsito: depois que o motor esquenta, a moto fica com a marcha lenta muito fraca, mas tão fraca que mal se enxerga o led azul no painel de farol alto. O farol também fica fraco, fraco. Então, qualquer aceleradinha ela morre. Morre com muita facilidade mesmo...

    Ela não tem problema de partida, pega no calor, frio, chuva, do jeito que for, sem precisar acelerar, só tocar no botão ela liga. Nos primeiros minutos, fica tudo maravilha, motor redondinho e pronto para ação. Mas basta rodar um pouco ou deixar ela parada em marcha lenta que logo o motor aquece, e aí a marcha lenta baixa demais. Motor fica a ponto de mal se ouvir, e parece que dá para contar o giro do motor quando se presta atenção. Então os problemas começam: para sair com a moto, é precisa ir MUITO na manha, se não o motor apaga na hora, muito facilmente mesmo. Ela fica morrendo toda hora comigo, em quase toda saída de semáforo, no corredor, e em especial naquela situação de retomada de velocidade, em que se baixa uma marcha e dá uma acelerada antes de soltar a embreagem (às vezes ela morre, mas logo que solta a embreagem, pega no tranco, o que também não é bom para uma moto injetada). Raras vezes o motor chegou a apagar sem nem tocar no acelerador, só estando em marcha lenta.

    Faço manutenção dela com muito cuidado. Troco óleo entre 1500 e 1700km, velas estão novas, relação zerada, filtro de ar novo, uso gasolina de boa procedência, não deixo o motor sujo para não atrapalhar a ventilação e não ouço barulho de válvula batendo. Não sinto a moto fraca, ela é bem torcuda, responde bem, não trepida nada, não deixa cheiro e não tem qualquer vazamento. A bateria está boa (carregada estabiliza em 12,8V e a moto está carregando ela perfeitamente (dependendo da aceleração, chega a mais de 14V). Mas o problema de morrer toda vez em que se necessita acelerar partindo da marcha lenta me incomoda. Não percebo grande aquecimento no motor, nenhuma outra luz acende no painel (nunca acendeu), e começo a achar que está ficando pior a cada dia.

    Algo que me causa espanto é o fato de ela fazer em torno de 50km/litro (medição aferida diversas vezes pela litragem da bomba do posto dividida pela quilometragem rodada). Não sei se o hodômetro parcial está marcando errado, pode ser só isso, mas também suspeito que posso estar rodando com uma mistura muito pobre, talvez fazendo o motor rodar mais economicamente e super aquecendo ele. Existe esta possibilidade?

    Já voltei ao escapamento original, imaginando que pudesse ter alguma influência, mas nada mudou. Não abri a tampa de válvulas ainda e não tentei resetar a injeção ou mexer em qualquer sensor. Alguém tem o caminho das pedras para isso? Será que resolve?

    Posso ter o sensor de temperatura de óleo com defeito?

    Pessoal, qualquer dica é muito bem-vinda, pois não tenho condições de pagar a mão de obra de uma autorizada Honda e já quase me envolvi em acidente por decorrência disso.


    Obrigado

  2. #2
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    Ouro Preto do Oeste - RO
    Idade
    30
    Posts
    64
    primeiro sobe a lenta dela, se for igual das Yamaha é um parafusinho, no google deve achar o procedimento.

    regula as valvulas, esse processo deve ser feito de 12 em 12 mil, isso na minha XTZ.

    pode ser bomba de combustivel também.

    e verifica se essa luz ai não esta queimada.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de leopedrolli
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Brasilia
    Idade
    40
    Posts
    412
    jjota, acredito que não é possível subir a lenta, pois a Bros do CésarPires é injetada (2010)...

    acredito que a melhor opção seria levar em algum mecânico para que seja verificado o modulo da Injeção e checar os sensores...

    Citação Postado originalmente por jjota Ver Post
    primeiro sobe a lenta dela, se for igual das Yamaha é um parafusinho, no google deve achar o procedimento.

    regula as valvulas, esse processo deve ser feito de 12 em 12 mil, isso na minha XTZ.

    pode ser bomba de combustivel também.

    e verifica se essa luz ai não esta queimada.
    " Tudo na vida é perigoso, até atravessar a Rua,o que temos que fazer é conhecer o que o mundo tem para nos mostrar.";

    To de harley - Dyna Super Glyde
    http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=3065.0

    Ex-XRE motard
    http://www.pequenasnotaveis.net/thre...-5-Videos-pg-7

    E logo de Bros pro dia-a-dia...

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por leopedrolli Ver Post
    jjota, acredito que não é possível subir a lenta, pois a Bros do CésarPires é injetada (2010)...

    acredito que a melhor opção seria levar em algum mecânico para que seja verificado o modulo da Injeção e checar os sensores...
    acho que ele se refere ao controle de fechamento mínimo da borboleta (se existir).
    parece o mesmo problema que afetou a hyosung gt 250: um desalinhamento no sensor da borboleta.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Dá uma olhada na vela dela e vê se está branca, se estiver recomendo que você vá a uma oficina e peça pra medir a pressão da linha de combustível, inclusive com a moto andando. Se estiver normal peça pra medir a compressão do motor. Se estiver normal manda dar uma conferida no sensor da temperatura do óleo. Se estiver normal manda dar uma geral no sistema da IE, limpar o corpo de borboletas, limpar o bico injetor, trocar vedações, conferir aterramentos, etc.

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2014
    Idade
    39
    Posts
    2
    Olá, pessoal.


    Quero agradecer pela atenção e pelas dicas. A minha não possui parafuso de regulagem de lenta, é tudo feito eletronicamente pela injeção e pelos sensores. Existe, sim, um parafuso de regulagem da lenta, mas fui muito contra-indicado a mexer nele, pois irá gerar outros problemas futuros, fora que não é uma solução, e sim um paliativo rs.

    Bom, ontem estava mega desanimado, a moto morrendo toda hora, mesmo parada e sem tocar no acelerador. Fui até uma autorizada honda e comprei um filtro de combustível novo. Também "aluguei" um mecânico de lá que me atendeu muito bem e ele me falou para verificar a folga das válvulas, entre outras coisas. Na volta, acabei indo abastecer a moto, pois precisava mesmo. Resolvi colocar a gasolina Podium. Doeu no bolso, mas parece que valeu a pena, pois hoje de manhã fui atrás de umas ferramentas e percebi que a questão da lenta já havia melhorado sensivelmente.

    Peguei o filtro de combustível novo e resolvi trocar. Para minha surpresa, descobri que o filtro nela era de 2009, ano de fabricaçao da moto. Quer dizer que os antigos proprietários sequer se incomodaram em trocar aquilo. Aliás, me parece que o filtro de ar e a vela também estavam deploráveis, sinal de que a mecânica dela provavelmente foi bem negligenciada.

    Saí para uma volta depois da troca do filtro de combustível, rodei uns 50km com ela e já comecei a notar algumas melhoras na resposta do motor, e a lenta já parece não baixar tanto, mesmo com o motor aquecido. Acho que já foi um bom resultado para tão pouco serviço, mas quero ir além e ver tudo o que for mecânico.

    Amanhã irei verificar a folga das válvulas, e depois pretendo fazer uma limpeza do corpo da borboleta (TBI) e do bico injetor. O pessoal tem um tutorial ou vídeo mostrando como se faz esses últimos dois passos? Deve ser igual ao das CGs 150 mix, pois a mecânica é idêntica. Será que com o CAR 80 posso ter um bom resultado?

    Espero em breve estar com ela 100%, pois eu gosto muito da moto.

    Agradecimentos novamente e abraços,

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Dá uma olhada na vela dela e vê se está branca, se estiver recomendo que você vá a uma oficina e peça pra medir a pressão da linha de combustível, inclusive com a moto andando. Se estiver normal peça pra medir a compressão do motor. Se estiver normal manda dar uma conferida no sensor da temperatura do óleo. Se estiver normal manda dar uma geral no sistema da IE, limpar o corpo de borboletas, limpar o bico injetor, trocar vedações, conferir aterramentos, etc.

    Oi, amigo. a vela antiga estava bem zoada, e tinha sinais de embranquecimento, provavelmente sinal de mistura pobre. Depois vou sacar essa vela e dar uma olhada no estado dela, o problema é que troquei ela faz nem 400km, talvez ainda é cedo para saber...


    Abraço,

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039

    que bom que conseguiu achar o problema.

    nem me toquei que poderia ser combustível ruim (numa mix? enfim...) ou o filtros de tudo.

    bom, então fica a revisão de compra de moto usada neh amigão?

    1-nível de óleo
    2-filtros (óleo, gasolina e ar)
    3-sujeira no tanque
    4-chicote com remendos
    5-peças de outra marca ou modelo (pode resultar em multa)
    6-marcas de batida próximos ao encaixe das peças
    7-parafusos/porcas amassadas
    8-eixos das rodas, freios e rolamentos (vide item 5 e 7)
    9-folga na caixa de direção e travamentos
    10-suspensão (mola cansada ou amortecedor fraco) ver vasamentos
    11-escape sujo de óleo pelo lado de dentro
    12-desgaste dos pneus (tem que estar bem centralizados e uniformes)
    13-alinhamento das rodas e quadro: veja de frente se as rodas formam um x ou não e se o eixo da roda traseita está 90° com a balança
    14-alinhamento do guidão, retrovisores, manetes, manoplas, bagageiro ou apoio do carona e pintura geral denunciam quedas (itens 9 e 13)
    15-ferrugem nos raios, vela, parafusos do motor e cano do escapamento devem enferrujar semelhante caso não seja trocado algum deles (item 5)
    16-motor ligado deve ser silencioso e suave (ruidos variam para cada tipo de motor) sem nenhum ruido estranho ao modelo
    17-partida deve ser fácil
    18-ao andar não deve puxar para um dos lados
    19-teste o sistema elétrico todo (piscas, farol, busina...)

    bom é isso. não está numa ordem coerente mas são bons itens a se considerar na compra.
    o manual do proprietário também tem um check-list periódico que vale fazer.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. Moto apaga quando engato primeira marcha
    Por Hogan no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 24-11-10, 15:58
  2. Quando a vela estraga o motor apaga?
    Por rocksul no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 16-03-10, 21:14
  3. Luz da marcha lenta muito fraca!!!!
    Por Rafael M no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 10-09-06, 15:03
  4. Marcha lenta muito baixa e bomba de óleo
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 22-07-06, 18:48

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •