historinha...
todo dia (ou quase) eu levo a mulher no trabalho, lá eu paro a moto - desligo o motor - tiro a chave - procuro a fechadura do banco - abro o banco - tira bolsa e guarda capacete - fecha e tira a chave - procura a ignição pra colocar a chave- e liga a moto.
essa parte em destaque me cansa e atrasa as vezes, pois além de não ser comum o respeito por motociclistas, ainda tem gente que ache engraçado o processo de carga-descarga da mota. a partir daí me veio a idéia de além da preparação bizarra que to bolando (e fazendo) poderia deixar a motoneta mais prática para o dia-a-dia.
teve um tempo que tinha de buscar minha mulher na esquina da parada de onibus, lugar proximo a um sinaleiro onde carros passavam com pressa em um pedaço escuro. por ter de fazer o esquema inverso de carga-descarga do conteúdo do bagageiro, tinha de desligar a mota e ficar totalmente no escuro por causa das arvores no local. situação bem desagradável.
essa parte me inspirou a colocar o pisca alerta, coisa menos necessária quando alterar a elétrica do farol pra ficar aceso constante junto da chave de ignição (coisa aceitável só com a lâmpada LED).

o corta corrente foi instalado mais para ser usado como ferramenta de testes e praticidade do que uma real necessidade, apesar que serve pra atrapalhar manuseio alheio.

bom, vejamos, confiram as dicas aqui pra quem quiser instalar alguns destes itens.
primeiro:
corta corrente, o mais fácil, simplesmente usei um fio elétrico comum do tipo par metálico igual aos de eletrodomésticos que é conectado no plug de energização da bobina (que passa lá 12v~70v com motor ligado) interrompendo um dos polos, sendo que a outra ponta (dupla) do fio vai ao botão que fica no painel. usei fio grosso de alta voltagem para não ter perdas significativas com a instalação.

isolei tudo com fita isolante e por cima fita auto-fusão, sem arrancar os plugs originais deixando reversível o processo na bobina.
no botão do painel soldei os fios com chumbo-estanho alopradamente.
no painél fiz o buraco aos poucos usando canivete. deu muito trabalho mas ficou muito justo e bem feito.
pisca alerta, foi difícil em razão da instalação que optei. muita gente simplesmente coloca um botão de interconexão do pisca de um lado pro outro, pra quando ligar pisca pra qualquer lado e o botão do alerta, liga tudo de uma vez. não foi meu caso. eu usei um botão luminoso que aciona dois relés, cada um dos relés equivale ao botão do pisca para cada lado.

a luz do botão é ligada junto da seta direita, que só ilumina o botão com o botão alerta acionado e com isso pisca tudo junto ao mesmo tempo (obvio);
as conexões do sistema usaram conectores de pressão por parafuso isolados com fita isolante e em alguns com isolamento duvidoso receberam camada extra de fica auto-fusão. nos relés foram usados plugs padrão com capa plástica individual (não achei o conjunto de conector plastico de plug para relé).

quando o alerta está ativo é como se o pisca estivesse ligado para os dois lados simultaneamente porém o botão da seta fica sem função.
quando o alerta está inativo, o circuito opera normalmente.

obs.:percebi que o relé de pisca da biz não suporta acionar todas as luzes de uma vez, ele tem que aquecer pro alerta funcionar. se for acionado "frio" nada acontece e as luzes de setas padrão ficam desabilitadas. quando eu instalar lampadas LED nos piscas isso deve ser solucionado.
assento ejetável, item mais difícil de instalar pois tive de desmontar a mota quase inteira pra achar um lugar... vou escrever menos e mostrar as fotos:

usei um acionador universal de trava elétrica de carro, junto de uma barra chata perfurada que eu ja tinha sobrando. não tinha furadeira no dia, entao tive que fazer na base da gambi pra concluir o serviço de vez... mesmo assim ficou bom.

o cabo é cabo de freio de bicicleta comum, revesti o acionador em borracha de câmara de pneu para evitar ruidos e melhorar a proteção da peça.

quem quiser copiar o sistema, fica a dica: tem dois lugares bons pra colocar
-um embaixo do tanque de gasolina
-dois do lado esquerdo do quadro
no lado direito passa o fio da boia do tanque e tem um fixador próprio para este fio que atrapalha de fixar lá





na fechadura tive de colocar uma arroela pra segurar o conduite, essa arroela ficou esbarrando em uma chapa em "L" onde é fixado a peça. tive de desdobrar a chapa pra não travar todo o sistema. (acho que não da pra ver na foto)

o sistema todo ficou um pouco pesado para retornar sozinho e tive de acrescentar duas molas: uma no proprio acionador (por baixo da sanfona) e outra na ponta do cabo.
um detalhe é que o acionador da trava é mais forte do que pensei...
(a mola que usei foi de um reparo de freio traseiro de CG/biz, aquela que fica na vareta de acionamento)

pra fechar, uma foto do OVNI que a motoneta ta ficando


e claro, vídeos ou nada disso funciona!!!!


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olha a garrafa 2L do motul lá no chão kkkkkkkkkk
troquei o óleo ontem e ficou mesmo esquema, 1,2~1,3 L de óleo até marcar cheio na vareta...