Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Idade
    29
    Posts
    3

    montar motor de moto sem torquimetro fica bom ?

    ola galera montar motor de moto sem usar torquímetro fica bom é que tem um colega no meu trabalho que diz que já montou vários motores de moto sem dar torque nos parafusos só apertou a mão e disse que ficou bom será que realmente fica bom ou é obrigado a dar torque nos parafusos será que com tempo não fica vazando óleo obrigado

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Nunca montei motor de moto mas de carro ja e desaconselho a fazer sem. Bielas e cabeçote por exemplo tem parafuso elastico que vc tem que trocar a cada desmontada. Aperte de menos que ele solta. Aperte demais que ele quebra. Fora que comando de valvulas de apertar de mais ele amassa o aluminio, prende o comando e com o tempo zoa tudo. Isso tudo em motor de carro, moto deve ser mesma coisa.

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    infelizmente, difícil é achar um mecânico que USE um torquímetro, sei que em todos lugar existem bons profissionais, mas infelizmente, a maioria não usa "/

  4. #4
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    se vc tiver noção do está fazendo vai dar tudo certo
    motores de moto pequenas normalmente usam parafusos ou porcas de 12mm no cabeçote. Use uma chave combinada boa e aperte de forma cruzada, pode apertar firme, mas não use extensões na chave
    já os motores de carro atuais usam parafusos elásticos e com torque angular, daí montar sem torquimetro é pedir pra ter problemas

  5. #5
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Dá sim... é só respeitar o limite de aperto dos parafusos, por exemplo, voce nao vai apertar um parafuso 8 como quem aperta um 12 ou a roda de um caminhao, nem vai apertar um parafuso que pegue numa rosca de aluminio como quem aperta os parafusos do engate de um trem.

    A técnica é apertar o parafuso com uma chave usando um dedo apenas um dedo, depois voce da meia volta, depois 1/4 de volta. Tem tecnicas no youtoba ensinando a apertar parafuso corretamente sem torquimetro.

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por pedromartins Ver Post
    Dá sim... é só respeitar o limite de aperto dos parafusos, por exemplo, voce nao vai apertar um parafuso 8 como quem aperta um 12 ou a roda de um caminhao, nem vai apertar um parafuso que pegue numa rosca de aluminio como quem aperta os parafusos do engate de um trem.

    A técnica é apertar o parafuso com uma chave usando um dedo apenas um dedo, depois voce da meia volta, depois 1/4 de volta. Tem tecnicas no youtoba ensinando a apertar parafuso corretamente sem torquimetro.
    pro motor blz, mas pra tampa eu acho isso muito...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Idade
    37
    Posts
    216
    ja montei moto inteira sem uso de torquimetro, todos os parafusos de motor e quadro , nunca tive problemas, não tenho pois não sou profissional faço por hobby e nas minhas motos, mas vejo muito caso de mecanico que quebra parafuso ou espana rosca, acho q com bom senso, e um pouco de conhecimento não tem maiores problemas nao

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Olha, pode até ficar bom, ou pode ficar ruim, quem sabe? Tu não usou um torquimetro pra conferir... Eu só arriscaria fazer sem se tivesse muita experiência em montar este modelo de motor em específico, caso contrário, melhor se garantir com a ferramenta.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  9. #9
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    eu ja abri as tampas do motor, o cabeçote e nunca trincou um so parafuso ou espanou rosca, é so ter bom senso na hora de apertar. Vejo gente por ai apertando parafusos n8, 10 como se fossem rodas de caminhao truncado e isso acaba com qualquer parafuso ou rosca... bom senso, essa éa formula, ate porque a 15 anos atras poucos mecanicos tinham torquimetro e raramente se viam problemas relacionados a isso.

  10. #10
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    eu só garanto uma coisa
    em 99,6% das oficinas de moto não usam torquimetro

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de emersonyamamoto
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    206
    Eu acho arriscado. Por coincidência, eu estava conversando isso com um mecânico ontem! Ele disse para mim que antes de usar o torquímetro, a maioria das motos que ele fazia o motor voltavam, com vazamento de óleo. Depois que ele passou a usar, as motos não voltam mais. Todos os parafusos do motor têm um ponto certo, acho meio loucura apertar "de cabeça", a não ser que a pessoa tenha muita experiência, mesmo. Mas, é por sua conta e risco, afinal, o motor que vai dar problema depois é o seu mesmo, né? rs

    Um abraço.
    Respeite diversificados pontos de vista!

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Aproveitando esse topico,o torquimetro de vareta (desses mais simples) sao confiaveis?

    Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    São sim, mas os que tem no mercado mais baratos mostram o torque numa unidade bizarra (acho que libra por polegada), o que é uma m#rda.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


 

 

Tópicos Similares

  1. montar motor xr 200 sem guia de corrente de comando??
    Por Rato escapelado no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 08-03-14, 18:35
  2. O Motor da CB 300 fica bom carburado?
    Por DOUGLAS 00 no fórum Área de debate
    Respostas: 41
    Último Post: 27-08-13, 22:55
  3. cr 125 com motor de dt 200!sera que fica boa?
    Por Carlinhos dt180 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 29-10-10, 09:09
  4. Respostas: 15
    Último Post: 04-10-08, 18:08
  5. Óleo do motor que fica no quadro
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 12-12-06, 10:40

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •